Menina salva livros de enchente em Pernambuco

Menina salva livros de enchente em Pernambuco e emociona o Brasil

 

Menina salva livros de enchente em PernambucoA internet hoje se emocionou com a foto da menina Rivânia, vítima de uma enchente no interior de Pernambuco, por conta das fortes chuvas que estão ocorrendo no Nordeste nos últimos dias.

A menina, de oito anos, orientada pela avó para entrar em casa e pegar somente seus pertences de valor, deixou para trás roupas e brinquedos e carregou uma mochila com livros.

A foto ganhou a Internet pois a prefeitura de São José da Coroa Grande, cidade da criança, realizou uma força tarefa de atendimento às famílias para ajudar na remoção das pessoas dos locais mais afetados e usou esta foto, de Valter Rodrigues, para divulgar o estado de emergência.

Uma enchente de proporções calamitosas, em regiões quase sempre carentes, é motivo de sobra pro nosso coração se apertar, se angustiar com uma tragédia, na qual somos sempre impotentes.

Quando a imagem que ilustra uma tragédia é de uma criança é como se o mundo ficasse cinza e baixa uma desesperança… Tenho certeza que vocês sabem exatamente o que eu  estou falando.

Mas por que essa imagem? Por que a imagem de Rivânia carregando livros é tão emblemática e está emocionando tanto todos nós?

Um símbolo de esperança?

Oras, a resposta é bem fácil e sem subterfúgios: a menina virou automaticamente símbolo de uma geração de esperança por dias melhores, com mais educação e menos futilidade.

Só que eu pensei: alto lá: futilidade? Quer dizer que roupas, brinquedos, cosméticos, comida, são supérfluos? Não. Na calma do nosso lar quentinho e abastecido, a decisão de Rivânia pelos livros será um mistério e a gente, agora, só pode fantasiar sobre os motivos de sua escolha.

Sim, um mundo onde crianças escolham sempre os livros, aquece aqui o coração dessa editora desesperançosa, que vive de fazer livros há quase 20 anos. Mas nada disso me consola.

Penso em Rivânia em algum abrigo com sua mochila de livros e me pergunto o que ela vai comer, vestir, o que vai usar para brincar, como vai ser sua vida e de sua família e de todas as famílias nordestinas afetadas por mais essa tragédia nesse canto do país. Que ela consiga achar esperança nos livros, esses sim, excelentes companheiros.

acalmar um recém-nascido
Postagem anterior
9 maneiras de acalmar um recém-nascido
pediatra
Próxima postagem
8 coisas que o pediatra deseja que os pais não façam mais

Sem Comentários

Envie uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Voltar
COMPARTILHAR

Menina salva livros de enchente em Pernambuco