O fim do dever de casa?

O presidente da França, François Hollande, disse, ano passado, que pretende proibir as escolas de passarem dever de casa para seus alunos. Entre outros motivos, que fazem parte de uma grande reformulação do sistema educacional francês,  ele afirma que é “injusto” que algumas crianças tenham ajuda dos pais nessa hora, enquanto outras crianças não.

Na Inglaterra, o colégio Jane Austen, em Norwich, decidiu que seus 1.100 alunos não levariam mais dever para fazer em casa, pois as crianças precisam de mais tempo livre para brincar e ficar com a família. Em compensação, o tempo de permanência na escola será estendido.

Nos Estados Unidos, algumas escolas estão diminuindo o volume de dever escolar e estipulando um tempo aceitável para as crianças gastarem nas tarefas feitas em casa. Esses educadores americanos acreditam que as crianças estão ficando estressadas e frustradas por passarem tanto tempo na escola e depois precisarem estudar mais ainda quando chegam em casa.

A Finlândia, um dos melhores sistemas educacionais do mundo, é também o país que menos passa dever de casa para seus alunos.

O assunto está em pauta, levantando discussões acalorados entre educadores. Nós queremos saber a sua opinião, vocês acham o dever de casa importante ou desnecessário?

 

*Crédito da imagem:  Cayusa

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35 Comentários

  1. Ana Melo
    16 de julho de 2013 at 20:45 — Responder

    “Na Finlândia, o dever de casa não existe ha alguns anos”. E é bom lembrar que a educação da Finlândia é considerada uma das melhores do mundo.
    Na minha opinião, o ideal seria que as crianças ficassem na escola o tempo necessário ao aprendizado e fixação do conteúdo, e que em casa tivessem tempo para desenvolver outras atividades de socialização, convivência e interação familiar, aprendizagem de forma lúdica, atividades culturais, etc. Entupir as crianças de dever de casa, como ocorre hoje, muitas vezes dificulta essas atividades, geram um clima de stress familiar e, com certeza, tem um resultado muito pior do que se a criança passasse mais uma hora ou duas na escola e fosse acompanhada nas tarefas por profissionais aptos.

    • Andrea
      19 de julho de 2013 at 20:48 — Responder

      Falou e disse!

    • Janaina
      19 de julho de 2013 at 20:52 — Responder

      Mais escolas, educação em tempo integral, valorização dos professores e um curriculo enxuto e relevante… fórmula mágica para melhorar a educação em geral (e deixar para lá o tema-de-casa)…

      • Luciano de Oliveira
        22 de julho de 2013 at 9:13 — Responder

        Faço das suas as minhas palavras

  2. Leila Facchini
    16 de julho de 2013 at 22:42 — Responder

    Sim.
    Ou diminuir o tamanho da tarefa.
    E/ou os professores combinarem entre si de não pedirem tantas tarefas e ainda marcar provas.
    Obrigada.

  3. Andreia Neves
    18 de julho de 2013 at 23:00 — Responder

    Meu filho trouxe da escolha para se divertir nas férias um listão de exercicios com mais de 80 questões. Me pergunto o tempo todo se isso é justo?? Será que resolverá o problema do decadente sistema educaciona????

    • Lucas Faura
      19 de julho de 2013 at 19:39 — Responder

      Bom, na minha escola só um professor deixou lição de casa porque houve problemas com as aulas pois teve muitos feriados no dia e ele deixou a lição para ser feita nas férias pra tentar aprender a matéria que ele voltaria a explicar pra poder seguir em frente com as matérias dos próximos bimestres, mas nunca houve algo do gênero de fazer trabalho ou lição de casa nas férias. E achei injusto o que aconteceu com o seu filho.

  4. Heloisa Leal Lopes
    19 de julho de 2013 at 19:16 — Responder

    Meu filho traz diariamente o dever de casa, então fica mais uma função p/ o pequeno espaço de tempo p/ ficar em casa e se envolver com questões domésticas, e, inclusive a eu tenho que dispensar um tempo p/ ajudá-lo, qdo necessário. Sendo que não é só questões pedagogicas que uma mãe tem que vivenciar com o filho, a escola tem a agenda que é o meio de comunicação c/ os pais, caso algo não esteja indo bem é só comunicar, e penso que uma avaliação quinzenal seria suficiente p/ que os pais ficassem sabendo do desenvolvimento da criança. E olha que às vezes é recortes de jornal, revistas, situações que às vezes complica-se c/ a correria do dia a dia e as inúmeras atribuições que as mães tem envolvendo casa, trabalho, filho, cachorro, etc,etc…

  5. Lucas Faura
    19 de julho de 2013 at 19:36 — Responder

    Olha eu sou a favor de tirar a lição de casa, mas fazer como na Inglaterra, estender o horário de aula. No meu ponto de vista e como no de outros, são poucos os que fazem todas ou quase todas as lições de casa, pois aqueles que acaba copiando de outro, significa que ele não está aprendendo nada com aquilo, ou seja, só faz isso porque vale nota e acho isso injusto, no máximo teria que ser facultativo a lição de casa.

  6. 19 de julho de 2013 at 19:49 — Responder

    Sejamos realistas: no Brasil, independentemente se a escola é pública ou privada, há muitos pais que cobram esse tipo de coisa e de postura (listas de tarefas escolares intermináveis, livros e cadernos totalmente preenchidos no final do ano) sob alegação de que, se isso não acontece, a escola não está cumprindo seu papel e o professor não está trabalhando.

  7. Karla Aveline de Oliveira
    19 de julho de 2013 at 20:04 — Responder

    Penso que o dever de casa é importante, dependendo da idade do aluno. Meu filho, quando estava na pré-escola, não fazia dever de casa, por minha livre escolha. Expliquei pra professora que considerava uma péssima iniciativa naquela idade e que ele não faria. Afinal, como todos sabem, aquela quantidade enorme de exercícios tem que ser feita com a família, pra que o aluno consiga dar conta. A escola explicou que seria importante pro aluno aprender a ter responsabilidade. Discordo! Mas, agora, meu filho está na sétima série e considero o dever de casa importante para a fixação dos temas desenvolvidos! cada faixa etária exige enfoque diferenciado. O problema é quando querem nivelar tudo!!

  8. Emilia
    19 de julho de 2013 at 20:08 — Responder

    O dever de casa deve continuar, pois é uma forma dos pais acompanharem o que seus filhos estão aprendendo na escola e como eles desenvolvem as tarefas.

  9. Luana Albuquerque
    19 de julho de 2013 at 20:09 — Responder

    Sou a favor do dever de casa. Ele aproxima os pais das atividades que os filhos realizam na escola. Com isso, os pais podem conhecer as dificuldades de seus filhos e compartilhar o prazer do aprendizado. Aprender deveria ser encarado pelas famílias como uma atividade prazerosa e não como uma atividade burocrática. Aprender com o filho é uma ótima oportunidade para rever tudo aquilo que estudamos na escola, mas, agora, sob um olhar mais maduro. Acredito que a extinção do dever de casa tenha muito mais a ver com a falta de tempo dos pais do que com um benefício à educação dos jovens.

  10. 19 de julho de 2013 at 20:47 — Responder

    Sim. Sem dúvida,aprendi muito com o auxilio em casa. Não é só responsabilidade da escola no aprendizado do filho, os PAIS tb tem que ter essa ligação para com seus filhos.

  11. Marcelo Augusto
    19 de julho de 2013 at 20:57 — Responder

    Boa Noite a todos.
    Gostaria de lembrar que na Finlândia as aulas são em tempo integral e os educandos fazem as tarefas no contra turno, mas na escola.
    Difícil saber quantificar as tarefas. O que os professores fazem hoje é tentar fazer com que os educando fixem o conhecimento através do fazer. è mais ou menos o ,mesmo princípio: “A pessoa só aprende a dirigir, dirigindo”.
    Será que os nossos educandos estão sendo estudantes durante o período escolar ou meros espectadores de aulas ainda não tão bem preparadas. Porque os cursinhos pré-vestibulares fazem sucesso na educação? E conseguem aprovar os alunos nos vestibulares? Por que por mais que falemos em aprender para o conhecimento, os pais só se preocupam com resultados em vestibulares e ENEM. Enquanto pedagogo é isso que eu tenho presenciado.

  12. 19 de julho de 2013 at 21:37 — Responder

    Acho q se trata de uma mudança de paradigmas… No caso da França pode até estar preparada p a mudança;o q n consigo ver com o modelo de Educação atual no Brasil. Remodelar é sempre bom…mad precisa se estudar os efeitos da mudança. Sou psicóloga e já fui educadora por isso tenho meus prós e contras….

  13. MARIA CATARINA DE SOUZA MARTINS
    19 de julho de 2013 at 22:19 — Responder

    A SEMANAS ATRÁS DISSE A PROFESSORA DO MEU FILHO DE PRIMEIRA SÉRIE, QUE NÃO CONCORDAVA COM TMAS EM FINAL DE SEMANA E FERIÁDOS, QUE DEVERIAM SER USADOS PARA O LAZER. ELA NÃO CONCORDA, PENSA QUE É IMPORTANTE ESSA RESPONSABILIDADE PARA O ALUNO. EU DISCORDO

  14. Ana Cristina Duarte
    19 de julho de 2013 at 22:29 — Responder

    O mundo está mudando muito rapidamente e o futuro não pertence mais a quem acumulou conteúdos decorados nas escolas e nos deveres de casa. O mundo será dos criativos, dos audazes, dos corajosos, dos que conseguem enxergar fora do quadradinho. Mais brincadeiras ao ar livre, mais mecânica, marcenaria, culinária, saúde, isso faz sentido.

  15. ANDRÉA FREIRE
    19 de julho de 2013 at 22:40 — Responder

    Eu acho ótimo, porque as crianças também aprendem com o cotidiano e os pais que acham necessário reforçam os seus filhos. O dever de casa, muitas vezes, são massantes para os pais e filhos…roubam momentos da vida em família….sem falar que há muitos pais que não possuem didática e acabam por impor ou fazer por eles.

  16. Maria Odete Fontes
    19 de julho de 2013 at 22:44 — Responder

    O que precisa ser repensado é: O que é a escola, o que é aprendizagem, o que é educação, o que é conhecimento, Que escola queremos ter, etc. O dever de casa é mero detalhe.

  17. Cinthia Goulart
    19 de julho de 2013 at 23:21 — Responder

    Se o aprendizado na escola for vivo e alimentar de fato a alma infantil, a tarefa de casa não será um “dever” e sim um prazer que a criança fará da melhor maneira que puder para agradar ao seu amado professor. A tarefa deve ser agradável a ponto de fazê-lo relembrar os bons momentos que viveu enquanto estave na escola. Infelizmente hoje em dia a escola é feita mais para os pais do que para as crianças e assim tarefas extensas e em quantidade atendem à exigências dos pais que querem retorno do valor que pagam de mensalidades em serviço mostrado. O tiro acaba saindo pela culatra pois a maioria deles pais não tem tempo de acompanhar o filho durante a tarefa e quem sofre sempre é a criança neste jogo de empurra entre a escola e os pais.Enquanto a escola não olhar para a criança de fato com amor e devoção pelo ser em crescimento o sofrimento será inevitável e então o governo (que nada sabe a respeito de educação) vem com uma resolução externa de banir a tarefa de casa sem noção de nada, sem pensar para o que serve, sem conversar com os professores. É uma decisão de fora para dentro, de cima para baixo, enfim, d e novo a criança não é vista e a educação fica em segundo plano.

  18. Monique Giarola
    19 de julho de 2013 at 23:46 — Responder

    Gente, cada caso é um caso. Nos EUA as crianças passam 7 horas na escola, no Brasil, 4. O tipo de assistência familiar da Finlândia não pode ser comparado com o que ocorre no Brasil. Importar modelos já devia ser algo superado… Infelizmente, o dever de casa, no Brasil, é uma das poucas ferramentas que restam para chamar a responsabilidade das famílias com relação à educação das crianças, llevando em consideração que as aqui não há acesso à escola de tempo integral. Será que extinguir o dever de casa faria com que os pais passassem mais tempo com seus filhos? Acho que, em alguns casos, a falta do dever faria com que este tempo reduzisse…

  19. 20 de julho de 2013 at 10:40 — Responder

    A questão não é acabar, mas a quantidade adequada a capacidade de cada aluno. Não mandar pouco ou muito se o aluno não está preparado para fazer (conhecimentos prévios, concentração, capacidade de execução, postura). Os países citados, estão transferindo o dever de casa para a escola. Não estão acabando.

  20. Maria Luiza Leal
    20 de julho de 2013 at 12:08 — Responder

    Muitas escolas realmente abusam na quantidade de lição enviada para casa, porém, as lições de casa tem suas funções: fixar os conteúdos, desenvolver hábitos de estudo, incentivar leitura e pesquisa (o ir “além” do que foi pedido). O tema é sem dúvida polêmico…será que o stress infantil é realmente por causa das lições? Os pais passariam então a companhar o desenvolvimento escolar dos filhos apenas pelas notas do boletim?
    Sem dúvida…a busca desenfreada pelo TER e pelo CONSUMIR sem limites atropela a todos, principalmente nossas crianças. Deixo uma provocação, sem a intenção de ser simplista demais com um tema tão complexo e subjetivo…quanto VOCÊ está disposto a diminuir seu rítmo, abrir mão de suas prioridades…para poder passar mais tempo com seu filho?
    A educação, formação acadêmica e de valores socias, de uma criança nunca poderão ser responsabilidade apenas da escola.

  21. Joana Darc
    20 de julho de 2013 at 14:40 — Responder

    Achei bem interessante o assunto e mais ainda a comparação, alguém aí tem noção da qualidade do ensino na Finlândia, acredito que alguns já ouviram falar. Certo é que não dá pra comparar, o Governo lá inverte em educação de verdade, não é igual no Brasil que a coisa é de faz de contas não, e mais as crianças com qualquer dificuldade tem reforço no contraturno com profissionais capacitados e BEM PAGOS então deve ser um dos motivos pelos quais elas não necessitem levar tarefas para casa. Fala Sério, quer melhorar? não vai ser por aí não.

  22. ELIANA BARBOSA DOS SANTOS
    20 de julho de 2013 at 23:33 — Responder

    ACREDITO QUE A HORA DA TAREFA DE CASA SEJA UM PRETEXTO PARA FAMÍLIA ACOMPANHAR O DESEMPENHO DOS FILHOS NA ESCOLA,CONVERSAR SOBRE COMO PASSOU O DIA.CRIAR UM VÍNCULO DE AMIZADE,CONFIANÇA E COMPANHEIRISMO.MAS SINCERAMENTE, ACREDITO QUE AQUI NO BRASIL, MUITAS FAMÍLIAS NÃO TEM TEMPO PRA NADA, MUITO MENOS PARA SER CO-PARTICIPANTE DA VIDA ESCOLAR DOS FILHOS.QUANDO SE É GARANTIDO UMA INFRA-ESTRUTURA ADEQUADA,PROFISSIONAIS QUALIFICADOS E UMA FAMÍLIA CONSCIENTE DO SEU PAPEL A TAREFA DE CASA NÃO SERIA A VILÃ.CONTUDO ESSES PAÍSES DE PRIMEIRO MUNDO JÁ CONSEGUIRAM TUDO QUE O BRASIL AINDA NÃO ALCANÇOU.MAS AQUI NO BRASIL É MAIS FÁCIL CORTAR A TAREFA DE CASA DO QUE FAZER AS FAMÍLIAS/ESCOLA ENTENDEREM QUE EDUCAÇÃO SE FAZ COM PARCERIA.

  23. M Graças Nascimento
    21 de julho de 2013 at 1:32 — Responder

    A comparação está sendo desigual porque em todos os países mencionados as crianças frequentam a escola em horário integral, o que não é o caso do Brasil. Portanto, convenhamos, se nossas crianças ficam somente um período na escola o que não dá tempo de aprender o básico, imaginem se ele deixa de fazer os deveres de casa redobra o trabalho da professora que vai ter de dispensar o dobro do tempo para explicar cada matéria.

  24. joão sol
    24 de julho de 2013 at 20:02 — Responder

    “é “injusto” que algumas crianças tenham ajuda dos pais nessa hora, enquanto outras crianças não”. isso é a mais pura verdade, pois as vezes os professores falam que””esse” aluno é muito ruim porque ele nunca faz o para-casa, já “aquele ali” é muito bom e sempre faz”. o que eles não sabem é se “aquele ali” sempre faz por ter ajuda dos pais e “esse aqui” não faz porque não tem ajuda de ninguém e não e não entendeu o para-casa.

    e ainda há a questão de alguns pais também não saberem explicar o para-casa de algumas matérias como inglês, pois também não sabem, e outros poderem explicar (como os meus), portanto é óbvio que os alunos que têm pais que possam ajuda-los nessa hora vão tirar notas melhores do que os que não têm ajuda.

  25. Clarisse Almeida
    29 de julho de 2013 at 17:51 — Responder

    A obrigatoriedade do dever de casa representa algo arcaico e ultrapassado para o momento atual. De nada adianta em termos de aproveitamento pedagógico para o aluno a não ser pelo fato de poder interagir com os pais nesse momento. Com os pais cada vez mais ocupados, infelizmente ou felizmente, não há mais espaço para tal atividade diária que se torna um martírio diariamente. Mais vale aproveitar o pouco momento que se há em família com atividades que de fato agreguem e tragam harmonia. Sou a favor de mais tempo na escola (convenhamos que 4 diárias é ridículo) e pelo fim do dever de casa.

  26. Ivana Braga Falcon
    1 de agosto de 2013 at 20:18 — Responder

    França, Inglaterra, Estados Unidos, Finlândia…
    Uma lista de países em que a educação é prioridade e direito (real) de todos, países onde os pais são letrados, onde as famílias têm acesso à cultura (amplamente). Aqui posso citar mais algumas coisas como por exemplo qualidade do ambiente escolar, professores bem remunerados, além de maior tempo de estudo na escola.
    No Brasil, se tivéssemos escolas públicas com tempo integral teríamos um enorme ganho: Tiraríamos muitas crianças das ruas ou do tempo ocioso em casa.
    Já as escolas particulares perdem muito tempo com conteúdos estanques e tiram da criança o prazer de estudar ao longo da vida escolar através dessa sobrecarga de exercícios na instituição.Não satisfeitos remetem uma nova gama para casa. Ou seja, a criança acaba por não ter tempo de ser criança. E assim, a menor e a melhor fase da vida passa e nem sentimos. Depois reproduzimos tudo novamente com nossos filhos.

  27. sonelia rosa campos
    9 de Fevereiro de 2014 at 13:49 — Responder

    dever de casa. pra que? pois os alunos copiam, copiam . …. e nao tem tempo nem de entender o que copiou de tanto dever

  28. Adriana Vieira da Silva
    8 de junho de 2014 at 18:16 — Responder

    Depois de ler quase todos os depoimentos… fiquei ainda mais angustiada. Sou coordenadora pedagógica, e vejo em nossas escolas que a função da tarefa de casa tem sido meramente algo mecânico, sem interesse latente, onde a minoria faz, criando um problema enorme na hora da consolidação.

  29. Rodrigo
    4 de novembro de 2016 at 7:05 — Responder

    Escola em Tempo Integral vai adoecer ainda mais as crianças e jovens hoje o numero de crianças com depressão,stress, e panico e enorme. A Escola tem que continuar a ser em Tempo parcial no maximo umas 4:30 na Escola. Até mesmo para sobrar tempo para estudar em casa e outras atividades. E também não encha as crianças e jovens com muitas atividades.

  30. rodrigo
    4 de novembro de 2016 at 7:07 — Responder

    Sou a favor do Dever de Casa mas contra Escola em Tempo Integral ela vai adoecer ainda mais nossas crianças e jovens de stress,depressão, e panico

  31. Caio
    9 de Fevereiro de 2017 at 23:19 — Responder

    Sou contra dever de casa e gincaninha em escola tem que ensinar desde cedo que tem horários e locais certos para se fazer as coisas. Escola é para estudar (sem enrolação) casa é lazer (descanso, tempo livre, família) e dormir é dormir, não estudar. Só assim ensinaremos o conceito de organização que também é educação. Outra coisa: O professor perde muito tempo fazendo coisas que poderia muito bem ser automatizadas ou auxiliadas como por exemplo a chamada. Até o professor abrir o diário, fazer a chamada gritando numero por numero, fechar o diário e dar inicio a aula já foram 15 minutos de aula perdidos que serão descontados em trabalhos e deveres de casa.

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