Você doa o seu lixo? Falamos com Isabel Fillardis

Você doa o seu lixo ? Por mais estranha que essa pergunta possa parecer, o lixo, esse que escondemos em sacos plásticos e afastamos para bem longe, pode esconder verdadeiros tesouros.

Isabel Fillardis, modelo, atriz, cantora, apresentadora e produtora, descobriu o valor desses tesouros e em 2003 fundou a ONG DOE SEU LIXO, que tem como objetivo gerar emprego e renda para a população carente através da coleta seletiva. Isabel também é a presidente e fundadora da ONG A FORÇA DO BEM, criada em 2006, que pretende melhorar a qualidade de vida dos portadores de deficiência. A idéia surgiu depois de uma reportagem em que ela revelou ter um filho com necessidades especiais. O apoio que a atriz recebeu, mostrou a ela a importância da troca de informações.

1.  Como surgiu a ideia de montar o Instituto?

Sempre procurei emprestar minha imagem para causas sociais e ambientais. Era uma forma de contribuir. Mas com o nascimento de nossa primeira filha, a Ana Luz, essa vontade de ajudar aumentou. Tive a necessidade de fazer algo mais concreto e não sabia ao certo o que seria. Através de uma reportagem sobre o lixo tivemos a ideia de fundar o Instituto e criar oportunidades de emprego e renda para pessoas que viviam abaixo da linha de pobreza e contribuir com o meio ambiente, por meio da coleta seletiva.

2.     Ser mãe influenciou esse projeto de alguma forma?

Ser mãe foi o fato determinante pra fundar o Instituto. Basta ter uma família para que o seu olhar diante da vida mude. Nossa intenção é deixar um mundo melhor para as futuras gerações.

3.     Quantas famílias são diretamente beneficiadas com a reciclagem?

Cerca de 120 famílias são beneficiadas diretamente com nosso trabalho.

4.     Quase 10 anos depois da fundação, qual o maior aprendizado que você teve, e o que acha que conseguiu passar com a sua iniciativa?

Aprendo todos os dias com cada pessoa envolvida, cada vida que é transformada. Valeu e ainda vale a pena continuar influenciando as pessoas da forma correta, para o bem comum.

5.     Qual o papel da família no processo de separação do lixo caseiro? Podemos doar o nosso “lixo”? Como fazer?

É fundamental que toda a família esteja envolvida e entenda a importância da coleta seletiva no processo da reciclagem. O que tenho observado é que as crianças acabam ensinando aos pais como o lixo deve ser separado, qual o tipo de material que pode ser reciclado etc. Estamos criando uma geração mais consciente. Para fazer a coleta basta fazer o acondicionamento do material reciclável e separá-lo do orgânico. Geralmente quem recebe esse material faz a separação e classificação e o repassa para a indústria de reciclagem. A coleta seletiva é responsabilidade das prefeituras de cada cidade, mas o material pode ser doado às cooperativas de catadores de materiais recicláveis mais próxima de sua residência.

 

 

 

 

 

 

 

 

Foto de Matheus Coutinho para a exposição Eternamente Mãe.

Ana Luz (filha), Isabel Fillardis, Sonia Filardis (mãe de Isabel) e Jamal Anuar (filho)

 

Postagem anterior
iGuy: o seu mais novo melhor amigo
Próxima postagem
Kit Dia dos Namorados - Data Especial

1 Comment

  1. Diego Souza da Rocha
    3 de Abril de 2013 at 1:35 — Responder

    Desde gostaria de agradecer todas as pessoas que se importa com o futuro do planeta,onde hoje as pessoas se preocupa com o lado financeiro, deixando de lado as consequências ambientas.Com isso, agradeço em especial a Isabel Fillardis,por ser uma pessoa pública e aderir essa ideia.
    Meu nome é Diego Souza da Rocha,concluinte do curso de Tecnologia de Gestão Ambiental(Castelo Branco) RJ, minha profissão é gari do RJ (COMLURB),trabalho na área de GRUMARI reserva ambiental.

    VAMOS JUNTOS ADERIR ESSA IDEIA !!!

Envie uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Voltar
COMPARTILHAR

Você doa o seu lixo? Falamos com Isabel Fillardis