Viajando de avião com as crianças

Viajar com crianças é um desafio para a criatividade materna. Não importa se você vai pegar a ponte aérea ou viajar para o outro lado do mundo. Os pequenos precisam ser entretidos durante todo o tempo de voo.

Além do entretenimento, você precisa levar um verdadeiro arsenal para que não falte nada para o seu filhote antes, durante e depois da viagem. Para saber o que deve constar na bagagem de mão e na mala despachada do seu filhote, leia essa matéria aqui.

A quantidade de distração varia. Depende da duração do voo, se ele vai ser diurno ou noturno e da idade das crianças. Viagens mais longas precisam de mais opções. Se o voofor noturno, conte que as crianças, eventualmente, vão dormir. Se seu filhote for bebezinho ele vai mamar, dormir e trocar fraldas. Seu maior entretenimento será a chupeta.

Se a criança for maior, dê uma olhada na infinidade de atividades para pequenos de todas as idades e estilos de família que reunimos para você. Damos todas as dicas para que seu pequeno jamais fique entediado em uma viagem de avião. De quebra, você ganha muitas estrelinhas douradas por sua própria criatividade!

Família das letras e das artes

  • Crianças pequenas adoram colorir. Surpreenda seu pequeno com uma bolsa cheia de lápis de cor ou giz de cera novinhos em folha e com cores incríveis. Saque da bolsa uma infinidade de folhas diversas, com os personagens prediletos, que você pode baixar da Internet e imprimir em uma folha A4.
  • Chegue cedo e passe na banca/livraria do aeroporto. Palavras cruzadas também são ótimas. Escolha as de nível fácil para o pequeno não se entediar.
  • Um belíssimo e enorme livro de rabisco é uma opção e tanto para entreter pequenos artistas. Adoramos o “Vamos fazer um monte de arte”, de Marion Deuchars, com 224 páginas! (Edições Pinakotheke, R$ 59,00). À venda em qualquer livraria.
  • Compre com antecedência qualquer álbum de figurinhas do momento e invista em uma quantidade absurda de figurinhas para colar. Se vocês estiverem viajando com mais de uma criança, eles já podem começar a trocar as repetidas entre eles ainda na viagem.
  • Escreva uma história, faça um caderno grampeado com o texto. Na hora de diagramar deixe espaço livre o suficiente e peça para que as crianças criem as ilustrações do livro.

Família DIY

  • Se sua criança faz a linha criativa, que tal comprar ou mandar a costureira fazer uma ecobag em algodão cru? Ou mesmo uma camiseta. Leve cola em bastão e uma infinidade de canetinhas, cola de purpurina (em tamanho pequeno para passar na segurança), lãzinha e apetrechos diversos de armarinho e faça com o seu filho um projeto no melhor estilo DIY. Imagina a família toda na Disney vestindo camisetas customizadas pelas crianças? Como não pode levar objetos cortantes na bagagem de mão, leve o kit pré-cortado.
  • No mesmo estilo customização de acessórios: compre kits diversos em lojas populares e monte bijuterias. As meninas, especialmente, vão amar.
  • Se você é mamãe prendada, pegue o livro predileto da turminha, crie ou compre dedoches e saque da bolsa o seu próprio tapete de contar histórias. Você pode inclusive confeccionar o tapete com as crianças alguns dias antes da viagem. Diversão garantida para todo mundo.
  • Deixe as crianças brincarem de escritório: post-it, marca-texto fluorescente, miniaturas de clipes, durex, cola colorida, grampeador, hidrocor, adesivos, carimbos e cadernos em branco ou de colorir.
  • Kits de origami. Considere fazer um curso com as crianças em um final de semana e depois os surpreenda com um kit novinho em folha. Eles são vendidos nas livrarias mais sofisticadas. Aqui tem uma infinidade de kits.

Família high tech

  • Leve o IPAD ou o tablet de preferência e encha de novos aplicativos. Garante pelo menos quatro horas de sossego para você ler a sua revista.
  • O mesmo serve para o seu DVD portátil. Se a criança for muito pequena leve os filmes e desenhos de preferência. Eles gostam de ver a mesma coisa setecentas vezes. Crianças maiores você pode surpreender com novos filmes, de preferência aqueles que vocês perderam no cinema.
  • E por fim, você jamais vai errar com videogames portáteis. Leve todas as fitas. As antigas e as novas.

Regras gerais

– Deixe a criança com fome pouco antes do voo. Assim, quando ela chegar no avião, passada a excitação da novidade, dê uma mamadeira pra começar a acalmar e, com sorte, o pequeno dorme o voo todo, principalmente se for noturno.

– Na hora que o avião estiver subindo, dê um biscoito polvilho ou alguma coisa de mastigar. Assim, a chance de dor de ouvido por conta da pressão é menor. Se for bebezinho, deixe mamar no peito ou dê uma mamadeira.

– Se a criança usar fraldas troque-a imediatamente antes de embarcar. Assim você demora mais para ter que fazer a ginástica de ter que trocá-los dentro do avião.

– Se a criança já anda, deixe correr bastante pelo aeroporto. Você vai ficar meio doida, mas eles vão cansar mais rápido.

– Considere levar uma muda de roupas pra você. Pelo menos uma camisa. Afinal, toda criança se suja e acaba sobrando para os pais.

– Se você está viajando desacompanhada do pai, não se esqueça de levar a Autorização de Viagem. Você acha cópia dela aqui na galeria de imagens. Depois de preencher tudo, o pai precisa reconhecer firma no cartório. Atenção: o documento precisa ser assinado na presença de um oficial do cartório. Papai deve levar todos os documentos. Os dele, os seus e os da criança (até 12 anos incompletos). Tire duas vias por precaução.

 

Crédito da imagem: Paper airplane© Dmitriy Sladkov | Dreamstime.com

Postagem anterior
Viajando com crianças
enfeite de porta da maternidade
Próxima postagem
Faça você mesma - Porta de maternidade

10 Comentários

  1. Rosângela Cruz
    23 de maio de 2012 at 11:14 — Responder

    Adorei as dicas!!!
    Mãe tem que ser inventora, artista…. mil e uma utilidades… mas assim garantimos um passeio feliz!!

    • Camila
      23 de maio de 2012 at 13:44 — Responder

      Rô, pensei bastante em você enquanto escrevia esse post. Pra você vai ser fácil, não? Beijo enorme Camila

  2. 23 de maio de 2012 at 12:55 — Responder

    Olá, é um prazer conhecer seu blog no momento em que eu mais precisava de dicas como estas, adorei! Passa lá no meu blog.

    bjos!

    maededudu.blogspot.com

    • Camila
      23 de maio de 2012 at 13:43 — Responder

      Priscila, que bom que você gostou. Não deixe de ler também o “Empacotando as crianças”, com dicas para arrumar as malas dos miúdos. Vou lá checar o seu blog e deixarei meus comentários. O site Mundo Ovo é novo e estamos certas da nossa iniciativa. A resposta tem sido muito boa. Não deixe de divulgar pra quem você conhece tá? Beijo Camila

  3. 23 de maio de 2012 at 14:49 — Responder

    Excelente post! E é bem isso, e mesmo assim tem muitos pais que insistem em viajar sem absolutamente nada para as crianças durante o voo. Nós fazemos a combinação família das artes/high tech.

    • Camila
      23 de maio de 2012 at 15:11 — Responder

      Luciano, obrigada pelo seu comentário. Acho que eu também sou da linha artes e high tech. No momento estou ensinando minha filha de 1 ano e 9 meses a curtir (sem rasgar) o primeiro álbum de figurinhas. Eu acho que ainda gosto mais do que ela. Hahaha. Mas ela é já é fã de um papel com giz de cera, de colorir desenhos. E quando a concentração acaba aí é que entra o Ipad com fones de ouvido especiais para bebê. Aliás, você já leu esse post aqui no site? http://www.mundoovo.com.br/2012/crianca-usa-fone-de-crianca/

      • 23 de maio de 2012 at 15:26 — Responder

        Não conhecia. Isabella tem 5 anos, e só agora os fones normais começaram a caber direitinho (nunca deixamos ela usar os do iPhone) então antes disso ela deixava o volume baixo e mesmo agora, mantemos a regra de que ela não pode mudar – tem funcionado. Vou dar uma olhada nesses fones. Obrigado!

  4. 10 de dezembro de 2012 at 10:07 — Responder

    […] Entretendo os pequeninos no avião. […]

  5. 11 de dezembro de 2012 at 7:50 — Responder

    Olá, adorei as dicas e até que não errava muito não. Rsrsrs… Dicas super preciosas. Vou catar mais coisas. Rsrsrs. Um abraço!

    • Camila
      11 de dezembro de 2012 at 9:24 — Responder

      Oba! Que legal que voce gostou. Dia 1 de janeiro viajo com a minha pequena (hoje com 2 anos e 3 meses) num voo pela manha. Teremos que estar no aeroporto as 6 da matina. Depois conto como foi. Beijo

Envie uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*

Voltar
COMPARTILHAR

Viajando de avião com as crianças