Orgânicos na sua mesa – informações essenciais

O que é um produto orgânico?

Produto orgânico é um alimento cultivado sem inseticidas, fungicidas, herbicidas ou adubos químicos altamente solúveis. Inclui também animais criados sem uso de antibióticos, hormônios ou anabolizantes. Nesse tipo de produção, o sistema agrícola respeita os processos naturais, é sustentável, não agride a natureza e mantém a vida do solo intacta, produzindo alimentos saudáveis e assegurando a integridade do meio ambiente.

Se os orgânicos não cabem no bolso, procure seguir as dicas abaixo:

  • Escolha frutas e vegetais da época, eles costumam ser mais saudáveis;
  • Lave e escove frutas e vegetais;
  • Coloque uma colher de sopa de água sanitária para cada litro de água e realize a imersão dos alimentos durante quinze minutos.

Os 10 alimentos que contêm mais pesticidas

  1. Pimentão
  2. Frutas Silvestres
  3. Aipo
  4. Uvas
  5. Tomates
  6. Peras
  7. Nectarina
  8. Batata
  9. Espinafre, alface
  10. Mamão

Os 10 alimentos que contêm menos pesticidas

  1. Cebola
  2. Milho
  3. Abacaxi
  4. Abacate
  5. Banana
  6. Aspargos
  7. Brócolis, couve-flor
  8. Manga
  9. Ervilhas
  10. Berinjela

Os 10 motivos principais para o consumo de orgânicos de acordo com o site Ambiente Brasill http://www.ambientebrasil.com.br/

1. Evitam problemas de saúde, causados pela ingestão de substâncias químicas tóxicas. Pesquisas e estudos têm demonstrado que os agrotóxicos são prejudiciais ao nosso organismo e os resíduos que permanecem nos alimentos podem provocar reações alérgicas, respiratórias, distúrbios hormonais, problemas neurológicos e até câncer.

2. Alimentos orgânicos são mais nutritivos. Solos ricos e balanceados com adubos naturais produzem alimentos com maior valor nutritivo.

3. Alimentos orgânicos são mais saborosos. Sabor e aroma são mais intensos.

4. Protegem futuras gerações de contaminação química. A intensa utilização de produtos químicos na produção de alimentos afeta o ar, o solo, a água, os animais e as pessoas.

5. Evitam a erosão do solo. Através das técnicas orgânicas tais como rotação de culturas, plantio consorciado, compostagem etc., o solo se mantém fértil e permanece produtivo ano após ano.

6. Protegem a qualidade da água. Os agrotóxicos utilizados nas plantações atravessam o solo, alcançam os lençóis d’água e poluem rios e lagos.

7. Restauram a biodiversidade, protegendo a vida animal e vegetal. A agricultura orgânica respeita o equilíbrio da natureza, criando ecossistemas saudáveis.

8. Ajuda os pequenos agricultores. Em sua maioria, a produção orgânica provém de pequenos núcleos familiares que tem na terra a sua única forma de sustento. Mantendo o solo fértil por muitos anos, o cultivo orgânico prende o homem à terra e revitaliza as comunidades rurais.

9. Economiza energia. O cultivo orgânico dispensa os agrotóxicos e adubos químicos, utilizando intensamente a cobertura morta, a incorporação de matéria orgânica ao solo e o trato manual dos canteiros. É o procedimento contrário da agricultura convencional que se apoia no petróleo como insumo de agrotóxicos e fertilizantes e é a base para a intensa mecanização que a caracteriza.

10. O produto orgânico é certificado. A qualidade do produto orgânico é assegurada por um Selo de Certificação. Este Selo é fornecido pelas associações de agricultura orgânica ou por órgãos certificadores independentes, que verificam e fiscalizam a produção de alimentos orgânicos desde a sua produção até a comercialização. No Brasil existem 45 produtores com o selo orgânico fornecido pelo IBD (Instituto Biodinâmico de Desenvolvimento Rural).

 

Para achar fornecedores de alimentos orgânicos no seu estado, consulte http://www.planetaorganico.com.br/qvbras.htm

 

Crédito de imagem: Yury Shirokov

Fricassê de frango
Postagem anterior
Fricassê de frango
Próxima postagem
As aventuras de Sophia na França

1 Comment

Envie uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Voltar
COMPARTILHAR

Orgânicos na sua mesa – informações essenciais