Eu escolhi saber o sexo do meu filho. Não consigo imaginar passar nove meses inteiros sem saber, sem poder falar seu nome ou escolher objetos e roupinhas que irão compor seu novo mundo fora da barriga.

Se você é como eu e não consegue esperar, saiba que ciência e simpatia se unem para nos ajudar. Cabe dizer que todos os que fiz foram certeiros. Menino.

Pelo lado da ciência:

Teste sangue – sexagem fetal
O que é? Há quase uma década se descobriu que uma pequena quantidade de DNA do feto passa para o sangue da mãe, sendo assim, realizando um simples exame de sangue conseguimos descobrir o sexo do bebê.
O exame busca a presença do cromossomo “Y”. Quando ele é encontrado, indica que é um menino, a ausência dele siginifica que vem uma menina. Atenção: no caso de gêmeos idênticos e univitelinos, o resultado vale para os dois fetos. Já os gêmeos fraternos e os bivitelinos, o resultado “Y” significa que ao menos um dos gêmeos será menino. Se o resultado der ausência de cromossomo “Y” pode-se dizer que ambas são meninas.

Quando fazer: Este teste só poderá ser realizado a partir de 8 semanas completas de gestação.

Ultrassom
O que é? O ultrassom é um exame de imagem. O médico terá que, literalmente, visualizar o bebê e as características de cada sexo. Acredito que seja o exame mais comum para se descobrir o sexo do bebê. O lado ruim é que precisamos esperar pelo menos 15 semanas para ter certeza, as vezes mais. Em muitos casos, o ultrassom acaba sendo também a confirmação de exames ou simpatias realizados anteriormente.

Quando fazer: Com 15 semanas alguns médicos já conseguem dizer com alguma certeza qual o sexo do bebê.

Teste de urina
O que é? Bem parecido com o teste para saber se está grávida. Deve-se coletar uma amostra da sua urina, sem necessariamente ser a primeira da manhã. A análise é a da reação dos hormônios presentes na urina com os produtos contidos no teste. Após dez minutos, haverá uma mudança na coloração. A variação de tons de azul significa que você terá um menino, se os tons forem alaranjados, uma menina.

Quando fazer: Você deve fazer com dez semanas de gravidez completas. Siga as instruções do fabricante.

 

Se você quer se divertir, mesmo já tendo feito algum dos exames acima, reúna sua família e amigos e peça para que te ajudem a realizar os simpáticos “testes” abaixo.

Esconder colheres e garfos nas almofadas
Como funciona? É preciso que alguém esconda uma colher e um garfo embaixo das almofadas do sofá. Isso feito, você é chamada e deve escolher onde sentar. Se você se sentar na almofada sob a qual a colher foi escondida, será menina, se escolher a almofada do garfo, menino.

Fio de cabelo e aliança
Como fazer? Amarre sua aliança de ouro em um fio do seu cabelo, que com essa ação se transformou em um pêndulo. Penda-o em cima da sua barriga, não importando de quantos meses é a sua gravidez. Se o pêndulo balançar para frente e para trás é menino, se fizer um movimento circular é menina.

Mostrar a mão: palma para cima, palma para baixo
Como funciona? Se ao solicitarem que você mostre suas mãos e você o fizer mostrando suas mãos com as palmas para baixo, será menino. Logicamente, palmas para cima significa que você terá uma menina.

Formato da barriga
Como fazer? Esse é o mais simples dos testes. Se sua barriga é pontuda e quando você está de costas ninguém percebe que você está grávida, você terá um menino. Se sua barriga é espalhada e não há como “esconder” que você está grávida, você terá uma menina.

Calendário Chinês
Como funciona? Basta consultar a tabela abaixo. Ele usa algumas variáveis como a idade da mãe quando engravidou e o mês que engravidou para dar o resultado final.

 

 

 

 

 

  

Foi uma surpresa descobrir quantos testes e palpites existem quando o assunto é o sexo do bebê. Para te ajudar, veja as conclusões do que pesquisei. Não sei o quanto disso é verdade, mas vale a pena tentar. Ah, sim,  mas não se esqueça de checar com o ultrassonografista antes de sair comprando roupas rosas ou azuis 😉

Você terá um menino se:

O batimento cardíaco do bebe é menor do que 140 batimentos por minuto;
Você tem desejo por alimentos salgados;
Sua barriga é pontuda;
Você não sofre com os enjôos matinais;
Se você dorme virada para o seu lado esquerdo;
Seus pés estão mais gelados do que o usual;
Sua pele fica mais seca;
Seus cabelos ficam mais bonitos.

 

Você terá um menina se:

  • O batimento cardíaco do bebê é maior do que 140 batimentos por minuto;
  • Você tem desejo por alimentos doces;
  • Sua barriga é espalhada;
  • Você sofre terrivelmente com os enjôos matinais;
  • Se você dorme virada para o seu lado direito;
  • Sua pele está mais macia e oleosa;
  • Seu humor varia mais do que o normal;
  • Seus cabelos ficam mais ralos e sem brilho.

 

Crédito de imagem: kristin_a (Meringue Bake Shop)

Patricia

Patricia Smith

Patricia Smith é carioca, casada e mãe do Adam, um rapazinho sapeca e sorridente. Professora e nutricionista por formação, migrando para publicidade e auditoria por pressão. Autora do livro "Aventuras gastronômicas de uma mãe de primeira viagem." Do lar e do escritório, mas gosta mesmo é da cozinha.