As aventuras de Sophia na França

Sophia é uma menina de cinco anos. Ela nasceu no Brasil mas foi morar em outro país com sua mãe. Um país muito diferente, onde cai neve no inverno e as pessoas falam uma língua cheia de erres e fazem biquinho para dizer sim. Todos os dias Sophia vive novas aventuras e descobre um mundo e uma cultura diferente. Eu sou a mãe de Sophia e nessa coluna eu vou dividir um pouco delas com vocês:  As aventuras de Sophia na França.

 

Sophia e o passeio ao museu

Sophia chegou na França sem saber falar uma única palavra em francês. Apesar disso, assim que começou o ano letivo, sua mãe a matriculou na escola municipal, perto de casa.

Três meses depois, na primeira reunião de pais, a maîtresse (professora das crianças pequenas) chamou a mãe de Sophia, no canto para uma conversinha.

Maîtresse: – A Sophia é uma garotinha muito esperta. Ela se integrou muito bem aos outros alunos e conversa o tempo todo… em português. Mas é assim mesmo. Ela fala em português, eles respondem em francês e, aos poucos, todos vão se entendendo. Aproveitando, semana que vem faremos um passeio até o Museu de Belas Artes. Nesses passeios, sempre chamamos algumas mães para ajudar a olhar as crianças. Que tal nos acompanhar?

– Claro! Disse a mãe de Sophia.

No dia do evento, a mãe de Sophia entrou no pátio da escola junto com outras mães e a maîtresse explicou que cada uma ficaria responsável por um grupo de quatro crianças durante o passeio. O quarteto da mãe de Sophia era formado por Diana (uma menininha de cabelo escorrido e grandes olhos azuis), Erin (que sempre carregava um coelhinho de pelúcia e estava com o nariz escorrendo), Martin (com seus cabelos encaracolados e uma cara de sapeca) e, obviamente, Sophia.

Grupo estabelecido, todos se dirigiram para o ônibus que os levaria ao museu.
Conhecido como Petit Palais, o Museu de Belas Artes de Paris foi construído para a grande Exposição Universal de 1900 e fica em uma travessa da avenue Champs-Élysées. É um prédio imenso, que abriga um acervo com obras importante e muitas exposições de quadros e esculturas.

Assim que chegaram, as crianças ficaram impressionadas com o tamanho do prédio e viravam as cabecinhas para acompanhar toda a grandiosidade do palácio. A turma toda sentou no pátio interno do museu e uma guia veio conversar com as crianças.

Guia: – Hoje vocês vão aprender sobre retratos. Vamos andar em diversos lugares do museu e mostrarei para vocês diferentes tipos de retrato. Retrato é quando um artista desenha ou pinta ou faz uma escultura de um rosto. O primeiro retrato que temos aqui no museu foi pintando em…

A guia deveria ser uma expert em “retratos” porque continuou imersa em sua longa explicação. Mas quanto mais ela demorava, mais as crianças ficavam inquietas.

No pequeno grupo de Sophia, sua mãe tentava traduzir o que a guia estava dizendo. E Sophia dizia: Eu não gostei desse museu. Quero ir embora agora!
Diana perguntava baixinho: O que é um retrato? É assim, uma cabeça?
Erin fungava o nariz e olhava o teto. E Martin… Onde estava Martin?
Quando a mãe de Sophia olhou pro lado, Martin estava do outro lado do salão, tentando escalar uma enorme estátua de um homem sentado em uma pedra.
Rapidamente, a mãe de Sofia alcançou o pirralho e o trouxe de volta para o grupo.

Após finalmente a guia terminar sua explicação, o grupo se levantou e começou a percorrer o museu.

Eles iam parando em frente a quadros e esculturas que reproduziam retratos. E a cada parada:

Sophia: – Quero ir embora agora!

Diana: – O que é um retrato? É assim, uma cabeça com um nariz, o olho e a boca?

Erin fungava e olhava o teto e Martin… Onde estava Martin?

Martin estava explorando o museu ao seu modo: subindo em alguma estátua, olhando atrás de um quadro, tentando abrir o armário de vidro com outras esculturas menores e deixando a mãe de Sophia louca.

– MARTIN!!! Gritava a maîtresse.

– Vem já aqui!

Foram quase duas horas de um passeio super-instrutivo sobre arte e sobre como crianças de 5 anos se comportam em museus.

Ao final, todos se sentaram no chão e ganharam lápis e papel para desenhar um retrato.

Sophia: – Mamãe, eu quero desenhar o seu retrato.

Erin:- Eu vou fazer o retrato do meu petit coelho.

Diana: – Eu vou fazer o meu retrato. Mas ai eu posso desenhar o meu cabelo também?

Martin: …Onde estava Martin?

Cansado após gastar tanta energia em escaladas e afins, Martin já estava no ônibus, dormindo calmamente, para alegria da mãe de Sophia.

Postagem anterior
Quarto de menina - Voando com os pássaros
Próxima postagem
Pizza de frigideira

2 Comentários

  1. Adriana Lima
    13 de julho de 2012 at 9:50 — Responder

    Nossa adoro ler as aventuras de Sophia, ela é mesmo uma menina muito esperta e linda. Por esse motivo sou muito fã dela.

  2. Cacilda
    9 de setembro de 2012 at 15:24 — Responder

    Olá. Adorei ler sobre as experiências de Sophia e sua mãe na França. Sou mãe de uma menina de três anos e estou pensando em ir para a França estudar também. Gostaria de pedir algumas dicas para você. Se possivel, por favor me envie um e-mail. Abraços

Envie uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Voltar
COMPARTILHAR

As aventuras de Sophia na França