Gravidez depois dos 35 anos: Post número 1

O número de mulheres tendo filho aos 35 anos ou mais no Brasil vem crescendo ao longo dos anos. Se em 1994, 196 mil mulheres dessa faixa etária deram à luz; em 2015, foram 388 mil. Esses são os números do Sistema de Informações sobre nascidos vivos (Sinasc), que foi implantado oficialmente a partir de 1990, com o objetivo de coletar e fornecer dados sobre os nascimentos informados em todo o Brasil.

Os dados preliminares de 2016 indicam que o número baixou um pouco em relação a 2015, registrando 384 mil nascimentos de filhos de mães com mais de 35 anos. Mas é bom destacar que se em 2015 foi registrado um total de 3.017.668 nascimentos no Brasil, em 2016 esse número caiu para 2.854.380, o que pode explicar a ligeira queda. Uma ligeira retração foi notada também em outros anos desde 1994, mas a longo prazo a curva continua a subir. (Veja os gráficos no final do post!)

 

A minha gravidez aos 40 anos

A maioria das mulheres que tiveram filho entre 35 e 44 anos se concentra na região Sudeste do Brasil. Eu mesma, Mariana, estou agora aqui em São Paulo encarando minha segunda gravidez, aos 40 anos. 11 anos depois da primeira.

Quando comecei a planejar a gravidez e pesquisar a respeito, não encontrei muitos blogs e sites dedicados ao assunto. Mas quando conversava com as pessoas a minha volta, via e ouvia histórias de muitas mulheres engravidando pela primeira vez depois dos 35 anos. E outras tantas tendo filho depois dos 40. E isso não se restringe ao meu círculo pessoal, conforme os dados do Sinasc comprovam.

Por tudo isso, achei muito importante dedicar um espaço fixo aqui no Mundo Ovo para tratar do assunto. Com tantas pessoas entrando no mundo da maternidade mais tarde do que antigamente, esse é uma especificidade que não pode mais ser ignorada. Se a gravidez chamada tardia tem suas dificuldades e necessita de atenção especial em alguns aspectos, novos estudos estão tratando sobre os benefícios da maternidade tardia. Os motivos para isso acontecer também variam e a gente vai investigá-los aqui.  Enfim, assunto não falta pra gente conversar. Todas as quartas-feiras tem post novo sobre o assunto na nossa nova coluna Gravidez depois dos 35. Espero vocês!

(Deixem nos comentários os assuntos que vocês gostariam de saber mais a respeito! E por favor, me contem das suas experiências pessoais também!)

Gravidez depois dos 35 anos

 

*Crédito da imagem em destaque: Photo by Joey Thompson on Unsplash
coisas que gravidas precisam saber
Postagem anterior
Quatro coisas que grávidas precisam saber (sobre bebês e puerpério)
DICA DE MÓVEIS PLANEJADOS PARA BEBÊS: MUNDO DO BEBÊ
Próxima postagem
Dicas de móveis planejados para bebês: Mundo do Bebê

2 Comentários

  1. Patricia
    10 de Janeiro de 2018 at 23:47 — Responder

    Ótimo tema! Tenho 40 e sou uma tentante recente. Tenho muitas dúvidas e não é fácil achar um relato nessa idade. Por exemplo, aos 40 ou 41 é realmente difícil? Tem que buscar o tratamento por fertilização sempre? Antes dos 40 na primeira tentativa já engravida? Abraços.

  2. Laura Abrantes
    14 de Janeiro de 2018 at 13:26 — Responder

    Tive o meu de parto natural pelo SUS aos 35 anos agora em outubro.
    Parabéns pela iniciativa de explorar o tema.

Envie uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Voltar
COMPARTILHAR

Gravidez depois dos 35 anos: Post número 1