Quatro coisas que grávidas precisam saber (sobre bebês e puerpério)

Estar preparada para o pós-parto pode mudar a sua forma de enfrentá-lo. Aqui vão as quatro coisas que grávidas precisam saber sobre bebês e sobre puerpério.

Durante a minha gravidez, se me perguntassem o que uma grávida deveria saber, eu responderia com uma lista de fatos sobre o terceiro trimestre, riscos, repouso forçado e, claro, sobre parto. Hoje, livre da névoa chamada “primeiros três meses”, eu faria uma outra lista. Uma lista de coisas que grávidas precisam saber sobre bebês e sobre o puerpério.

Acredita em mim: o pós-parto pode ser ainda mais doloroso do que dar a luz a um bebê. Se eu pudesse dar um conselho a todas as mulheres que pretendem ter filhos, seria: leiam sobre essas quatro coisas que grávidas precisam saber.

A ideia aqui é apresentar esses assuntos e estimular uma pesquisa (incansável, eu diria) sobre eles.

coisas que gravidas precisam saber

baby blues

A coisa mais importante que você precisa saber sobre baby blues é que ele atinge até 80% das mulheres puérperas. Pra mim, é sempre bom não se sentir sozinha nesses casos. O baby blues ou blues puerperal é uma melancolia “química”. Uma tristeza causada pela enxurrada hormonal e agravada pela exaustão comum às mães de recém-nascidos.

Como somos ensinadas a pensar que a maternidade é o paraíso, um mar de rosas, esses sentimentos de baby blues podem ser ainda mais confusos. Mas são comuns, não se esqueça. Sintomas como irritabilidade, choro constante, choro “sem motivo”, ansiedade, mudanças de apetite e de humor são todos partes dessa melancolia pós-parto.

O turbilhão pode durar até duas semanas. Vale procurar e ler relatos de outras mães sobre ele. Se a sensação de tristeza continuar ou piorar, vale procurar seu médico e conversar sobre depressão pós-parto, ok?

mastite

Conseguir amamentar no peito e em livre demanda era muito importante pra mim. Então, eu estudei muito e me preparei para tudo que pudesse dar errado. Lendo relatos como o da Mariana, eu me mantive extremamente alerta para os sinais de mastite. E tenho certeza, hoje, de que se não tivesse atenta teria sido mais uma das vítimas dessa inflamação terrível.

Por isso, me impressiona muito que novas mães não tenham esse tipo de informação. A mastite é uma inflamação nas mamas, que atinge 10% das mães que amamentam. Ela acontece tanto pelo leite “empedrado” quanto por machucados no mamilo. Os sintomas são claros: dor no seio, mama dura, vermelha, quente. Pode causar febres e calafrios.

Tem inúmeros tratamentos, mas evitar é sempre melhor. Você pode sempre procurar informação com outras mães, nos bancos de leite e até com consultoras de amamentação.

hora da bruxa

Não é cólica. Cólica não tem hora marcada, mas o cansaço do bebê tem. A hora da bruxa é aquela “hora do desespero” em que o bebê chora sem parar, de forma inconsolável e que parece que nada vai resolver. Tudo aqui que funciona durante o dia para de funcionar nesse momento.
A hora da bruxa é real e eu contei aqui como eu ando enfrentando esse momento. O importante de saber que ela existe e que vai acontecer é: você não vai se desesperar achando que tem algo de errado com o bebê, você fica sabendo que isso passa, você consegue aprender recursos para lidar com o momento.

< leia mais aqui sobre a hora da bruxa e o que fazer >

saltos de desenvolvimento

Pessoal, tem muita informação sobre saltos de desenvolvimento nessas internetes, mas impressionantemente, tem muito cuidador que não faz ideia que eles existem. Aliás, provavelmente você sabe que os bebês têm fases de grandes desenvolvimento. De conseguir enxergar um pouco mais longe a conseguir colocar o pézinho na boca, os bebês estão sempre aprendendo coisas.
O que você não deve saber é que todas essas coisas provocam no bebê alterações emocionais e físicas que duram dias e dias. Eles ficam irritadiços, o sono muda, o cocô muda, a frequência de mamadas também. Pra você não achar que seu bebê vive dando defeito, leia e leia muito, sobre saltos de desenvolvimento.

Lembre-se: nada disso é para te aterrorizar. Muito pelo contrário. Quanto mais informação você tiver, mais chance de tudo dar certo.

Festas de aniversário de verão
Postagem anterior
Detalhes charmosos para Festas de aniversário de verão
Gravidez depois dos 35 anos
Próxima postagem
Gravidez depois dos 35 anos: Post número 1

Sem Comentários

Envie uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Voltar
COMPARTILHAR

Quatro coisas que grávidas precisam saber (sobre bebês e puerpério)