Três conselhos para uma boa noite de sono

Sei que ninguém gosta de ouvir conselhos. Mas se eu puder ajudar você e seu filhote a ter uma boa noite de sono, por que não?

 

Dormir é difícil. É difícil para os adultos desligarem das atribulações do dia a dia. É difícil para crianças desligarem da tomada, mas é assustador para os bebês que não entendem que dormir não é para sempre. Que no dia seguinte tem mais família e amor para eles usufruírem.

E é por isso que é tão cansativo para nós, os pais, administrarmos o sono dos nossos filhos desde que eles nascem. Bebês que mamam em livre demanda mantém os pais acordados por um bom tempo. Depois que conseguem estabelecer uma rotina mínima vai ficando mais fácil.

Aqui em casa

Victoria não dormiu uma noite inteira por anos. E foi muito, mas muito cansativo pra mim, que trabalhava o dia todo em um escritório e ainda administrar a vida e ainda entender o tempo da minha pequenina. Falei extensivamente sobre isso aqui e aqui e aqui para quem quiser saber mais.

Hoje que ela está maior, 6 anos e 8 meses, tudo se resolveu. Todas as agruras maternas passam e o sono deles também se ajusta. Eu prometo! Hoje ela dorme a noite toda, também não faz xixi na cama (quem me acompanha sabe que ela só parou de fazer xixi na cama em outubro do ano passado, aos 6 anos) e quase sempre consegue dormir na própria cama a noite toda (para isso eu comprei uma cama de casal há uns meses atrás e voilá: ela adorou!). A única coisa que ela ainda demanda é a mãe presente na hora de pegar no sono. Deitamos juntas (bendita cama de casal), eu conto uma história, ficamos aconchegadas (quem não ama chamego na hora de dormir?) e ela adormece rápido.

E nesses dias, enquanto eu embalava ela para dormir, fiquei pensando em vocês, mães que estão sofrendo com essa intermitência no sono dos seus bebês e crianças pequenas e queria, primeiramente, ser solidária no seu cansaço (já escrevi para as mães cansadas aqui), segundo dizer que vai passar e em terceiro dar uns conselhos para, quem sabe, aliviar a sua barra ou deixar você mais segura para ajudar seu bebê a construir uma relação saudável com o sono.

 

Autoestima nas alturas

Encha a cabecinha do seu filhote com bons pensamentos antes de dormir. Pergunte o que de mais legal aconteceu no seu dia. Elogie ele por alguma coisa bem bacana que ele fez. E sempre diga que o ama e o quanto ele transformou a sua vida para melhor. Você estará contribuindo para que ele adormeça com a autoestima intacta e nas nuvens.

Seu bebê ainda não conversa de volta, mas você pode fazer carinho e contar coisas legais sobre o seu dia. Dizer o quando você o ama e assim ele vai se acostumando com esse momento que é só de vocês.

 

Um pequeno ritual diário

Leia uma história, converse um pouco, faça uma oração (se você é uma pessoa que segue alguma religião), cante uma música, faça uma massagem (você acha que isso vai funcionar só com bebês, mas grandinhos também amam massagem).

Com a Victoria eu leio uma história e depois coço de levinho as costas por um tempinho. Eu sempre amei isso quando criança (aliás ainda adoro) e ela ama também.

Bebês se beneficiam muito com estabelecimento de rotina e rituais de sono. Já escrevi sobre ambos os assuntos aqui e aqui.

 

Para as crianças que têm medo

Quando nossos filhotes falam em medo – que, preste atenção, pode ser real ou mesmo inventado, a nossa resposta automática e quase sempre dizer que medo é uma bobagem, que a gente está do lado, que nada vai acontecer e bora logo deitar que amanhã a gente acorda cedo.

Mas a minha dica aqui é que você entre na fantasia. Compre aromatizadores de ambiente e borrife um “spray anti-fantasma/monstros/bruxas” no quarto, borrife uma lavanda ou alfazema no filhote e diga que é um encantamento que deixa ele invisível para os monstros ou com coragem extra. (Se o seu filho sofre de alergias, combine com seu pediatra o que pode ser ligeiramente borrifado no quarto e/ou nele). Outra dica legal é comprar um ursinho ou um bicho de pelúcia qualquer que seja como um guarda-costas ou cão de guarda e vá ficar “acordado” cuidando para que nenhum monstro chegue perto.

Uma última dica pode ser uma porta de fada. As fadas protegem o quarto na madrugada contra invasores sinistros. Já falei sobre a porta de fada aqui.

 

Um beijo e uma boa noite de sono para todos vocês.

 

http://komikgifanimasyon.tumblr.com/post/158179628142/günaydın

 

Imagem destacada: Shutterstock

bolsa customizada
Postagem anterior
DIY: bolsa customizada para o Dia das Mães
não são permitidas crianças
Próxima postagem
Companhias aéreas criam áreas em voos onde não são permitidas crianças

Sem Comentários

Envie uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Voltar
COMPARTILHAR

Três conselhos para uma boa noite de sono