Catapora: tudo o que você precisa saber

Confesso a vocês que nunca parei muito para pensar em catapora. Quase ninguém da minha família teve. Na verdade, nenhuma das minhas sobrinhas adolescentes tiveram sequer as chamadas “doenças de criança” e Victoria, hoje com 7 anos, menos ainda. É nesse momento que a gente se dá conta de como é importante seguir o calendário de vacinação para erradicar essas doenças que são altamente contagiosas.

Mas, o que você sabe sobre a catapora além daquela famosa frase “não pode coçar!”? Conversamos com a médica Evely Tanaka, gerente médica de vacinas de GSK, e tiramos todas as dúvidas:

 

Eu e a Dra. Evely Tanaka no evento promovido pela GSK.

O que é a catapora?

A catapora, ou varicela, é uma doença altamente contagiosa causada pelo vírus Varicela-Zóster, que acomete principalmente crianças. A transmissão pode ser pelo contato com o líquido da bolha formada na pele ou pela tosse, espirro e saliva ou por objetos contaminados pelo vírus. A melhor forma de prevenção é a vacinação. (fonte: blog da saúde)

Apesar dela ser considerada uma doença da infância, ela também acomete bebês recém-nascidos e adultos com o sistema imunológico comprometido e, em ambos os casos, a doença pode se manifestar seriamente.

 

Prevenção

A melhor forma de evitar a catapora é por meio da vacinação. A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) e a Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm) recomendam duas doses da vacina contra a varicela: a primeira aos 12 meses e a seguinte a partir dos 15 meses de idade, com um intervalo de 3 meses da primeira dose.

Desde 2013, a rede pública oferece uma dose da vacina tetra viral, que protege contra catapora, sarampo, caxumba e rubéola e é dada aos 15 meses de idade, para os bebês que já tenham recebido a primeira dose da vacina tríplice viral.

Hoje a cobertura vacinal é de cerca de 60%, o que ainda é muito pouco para uma vacina que é disponibilizada gratuitamente na rede pública.

 

Sintomas

  • Mal-estar
  • Cansaço
  • Dor de cabeça
  • Perda de apetite
  • Febre baixa
  • Manchas vermelhas e bolhas no corpo. As bolhas (cheias de um líquido claro) surgem inicialmente na face, tronco ou couro cabeludo, e se espalham pelo corpo. A cicatrização ocorre entre 7 e 10 dias depois. Essas bolhas coçam muito e pode ocorrer infecção por conta das bactérias das unhas e outros objetos usados para coçar.

A catapora é altamente contagiosa

Os sintomas da catapora, em geral, começam entre 10 e 21 dias após o contágio da doença. E por que você não sabe que está doente ou as crianças estão doentes, que ela é tão fácil de transmitir.

A transmissão se dá pelo contato com saliva ou secreções respiratórias, objetos recém contaminados e secreções das vesículas. O risco é elevado em situações de contato próximo e de permanência em um mesmo ambiente fechado por mais de 1 hora, como ocorre em creches, salas de aula, enfermarias e salas de espera de consultórios.

O que você precisa saber

  • A catapora pode levar à algumas complicações em crianças como a redução da função de órgãos internos (principalmente do sistema nervoso central, que é responsável pelos nossos sentidos e movimentos); Infecções bacterianas na pele; Sangramentos espontâneos e Pneumonia bacteriana.
  • Após a infecção, os vírus varicela-zóster habitualmente permanecem latentes no organismo por toda a vida, pois não são eliminados pelo sistema imunológico. Em cerca de 10 a 20% dos indivíduos que tiveram a doença, pode ocorrer a reativação do vírus levando ao aparecimento do herpes zóster (popularmente conhecido como cobreiro).
  • Gestantes não podem tomar a vacina.

 

Catapora é coisa séria

Temos uma tendência a relaxar quando o assunto é catapora. Na minha infância, muita gente achava que, quando uma criança pegava catapora na família, o melhor a fazer era deixa-la conviver com outras crianças. Assim todo mundo “já pegava logo e se livrava disso”. Claro que isso, hoje, é fora de questão.

Catapora é uma doença que pode matar (ano passado ocorreram 114 mortes por catapora). Como é difícil evitar o contato com pessoas que nem sabem que estão doentes, a melhor forma de prevenir a doença é se imunizando contra ela. Países que adotaram a vacinação de crianças contra a varicela observaram uma queda significativa no número de casos e de mortes. 

Para saber mais sobre a catapora, entre nas redes sociais e busque pela hashtag #cataporaécoisaséria e compartilhe. Difusão de informação baseada em evidências também é uma forma eficaz de prevenção.

 

Confira o infográfico

 

Catapora

 

 

publicidade

Lego Mulheres da Nasa
Postagem anterior
Lego lança linha em homenagem às mulheres que fizeram história na NASA
parto vaginal após cesárea
Próxima postagem
Instituição tenta tornar o parto vaginal após cesárea (VBAC) mais acessível

Sem Comentários

Envie uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Voltar
COMPARTILHAR

Catapora: tudo o que você precisa saber