Terapias alternativas para crianças

Conheça algumas terapias alternativas para crianças e seus benefícios

A Paty e a Mari brincam comigo que eu sou a parte “abraça árvores” do nosso trio. Sou daquelas que acredita no poder curativo da natureza, na força do pensamento positivo e que lê extensivamente sobre curandeiras e garrafadas. Estamos na homeopatia e nosso dia a dia é repleto de bolinhas, pozinhos, chás, meditação, óleos essenciais e cristais para deixar as emoções em ordem.

Quando a barra da cidade grande e da vida estressante me pega desprevenida, eu me recupero no mato e no cheiro da terra molhada. Por isso, nada mais natural do que introduzir Victoria, ainda uma menininha, em terapias alternativas, que eu mesma curto há umas duas décadas. Conversei com minhas terapeutas e pesquisei sobre o benefício da ayurvédica, acupuntura, ioga, meditação, terapia com cristais e reiki nas crianças e compartilho com vocês o que fazemos por aqui.

 

Abhyanga – Massagem ayurvédica

Alguns anos antes da Victoria nascer eu já era apaixonada por essa técnica milenar indiana, cujo objetivo é remover toxinas do corpo, nutrir as células, aumentar a força do tecido e melhorar a circulação do sangue. Alguns dos benefícios mais diretos é melhorar a imunidade, equilibrar o sistema nervoso e o hormonal, acalma o excesso de atividade mental, melhora no sono, diminui dores no corpo e ameniza o estresse. Nas crianças, auxilia na ansiedade, aumenta a concentração, aumenta a imunidade e principalmente relaxa crianças “pilhadas” e com dificuldade para dormir.

Ayurveda significa a ciência da vida. O Ayurveda é a medicina milenar da Índia que se baseia num trabalho de prevenção, rejuvenescimento, desintoxicação e tratamento. Para saber mais, clique no Espaço Viver Índia.

Como eu faço: Levo Victoria quinzenalmente comigo e fazemos uma sessão dupla. Uma sessão adulta leva 1 hora. Em uma criança, de 20-30 minutos. Ela entra primeiro enquanto eu espero na recepção. Aprendi que ela se concentra mais quando ela está sozinha com a terapeuta. Depois é a minha vez. Ou ela está dormindo e eu deixo ela no sofá completamente entregue aos braços de Morfeu. Ou ela está completamente relaxada e ela prefere ficar na recepção com alguma distração e um lanchinho.

Acupuntura

Faz uns 12 anos que comecei a usar acupuntura para muitas mazelas na minha vida. De questões físicas a questões emocionais, a acupuntura é ótima para problemas de articulação, alergias, aumento da imunidade, ajuda no combate ao estresse e ansiedade e já é provado que ajuda no emagrecimento e até mesmo questões de fertilidade. Mas não é só adultos que se beneficiam. Também tem grande efeito no estado emocional dos pequenos. Além de combater as doenças, é comum os pais observarem melhorias na qualidade de sono e comportamento escolar, entre outros.

A acupuntura que eu e a Vicky fazemos é um pouco diferente. Uma sessão de uma hora engloba acupuntura, terapia com cristais, reiki e aromaterapia com a terapeuta Paola Wiegert, que viaja pelo Brasil e aporta no Rio umas 4 vezes ao ano. Nesse período eu me encontro quatro vezes com ela e a Victoria duas vezes. O objetivo é cuidar do nosso emocional. Por isso fazemos uma consulta extensa para falarmos do nosso estado emocional atual e o que queremos “atacar” em conjunto.

Para a Victoria, além de questões comportamentais, estamos focando em tratar enurese (ela ainda faz muito xixi na cama) e algumas carências específicas. Ah! E pra quem está preocupado com as agulhas, a Paola usa sementes nas crianças e somente uma agulha na cabeça que ela chama de “anteninha”. As crianças nem percebem que aquilo é de verdade uma agulha.

Meditação

terapias alternativas para crianças

A primeira vez que tentei a meditação, faz uns 10 anos. Sei que seria extremamente benéfico pra mim, que sou uma pessoa estressada, assoberbada, que sofre de insônia e dispersão, mas não consegui ter disciplina para me aprofundar sobre o tema. Mas sempre é tempo da gente explorar coisas novas e estou buscando me empenhar.

Estou bastante interessada em Mindfulness. Assisti algumas palestras sobre o assunto, mas ainda estou engatinhando. Nos Estados Unidos e na Inglaterra, muitas escolas adotaram Mindfulness como forma de incentivar atenção plena nas crianças. Os resultados têm sido muito positivos. Meu ponto de partida para ir em frente é pesquisar mais internet.

Comecei aqui e aqui. Leia também sobre meditação e ioga tibetana aqui no Instituto Nyingma

Como eu faço: estamos começando essa prática em casa, nós duas. Por cinco minutinhos sentamos na minha sacada, de cara para o mato e praticamos técnicas de respiração. Fazemos logo pela manhã para começarmos bem o dia. Meu objetivo é aprender mais, praticar mais, para depois poder passar pra ela e continuarmos praticando em casa.

 

Ioga

Os benefícios da ioga para adultos e crianças é inegável. Para as crianças, a ioga promove consciência corporal, aumento da flexibilidade, fortalecimento dos ossos, aumento das habilidades motoras, coordenação, concentração, diminui a ansiedade, aumenta a capacidade criativa e isso é só o começo.

Eu mesma nunca fiz Ioga na vida. Está na lista de coisas que quero tentar em um futuro próximo. Mas a Victoria se apaixonou pela Ioga e pela Índia de uma maneira geral a partir de dois livros: O dente de leite de Ganesha e logo depois por um livro publicado por mim, As aventuras do menino iogue. Ela aprendeu um bocado praticando nas oficinas do Antonio Tigre e depois nas aulas de ioga que a escola passou a promover. Hoje em dia queremos achar um tempinho para colocá-la na aula regular de ioga, porque ela realmente se identifica com as aulas.

 

calendário de vacinação
Postagem anterior
O que mudou no calendário de vacinação infantil 2016
Próxima postagem
Pesquisa analisa o que as crianças brasileiras assistem no YouTube

Sem Comentários

Envie uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Voltar
COMPARTILHAR

Terapias alternativas para crianças