Objeto de transição, eu recomendo!

O objeto de transição mais conhecido, sem sombra de dúvidas é o cobertor azul do Linus, personagem da turma do Snoopy. O episódio em que ele perde o cobertor ainda é vivo em minha mente. E é bem parecido com a história da minha irmã, que levava seu travesseiro para onde quer que fosse.

objeto de transição

Um objeto de transição é um objeto que a criança escolhe ainda no primeiro ano de vida, geralmente após o quarto mês. Quando nos momentos de solidão, insegurança, medo ou tristeza precisa de consolo e conforto. Pode ser um bichinho de pelúcia, uma naninha, um paninho ou até mesmo um cobertor. Você vai ter certeza do que é pois o seu filhote não vai querer largar dele por nada nesse mundo e sem dúvida ele será o mais novo integrante da família.

Os pediatras e psicólogos são categóricos em afirmar que o objeto de transição faz parte do processo de construção da independência. O bebê passa a perceber que ele e a mãe não são um ser único. E dessa percepção pode surgir a necessidade em suprir a falta que a mãe faz, porque nem sempre poderá estar presente para atender às suas necessidades.

Uma pesquisa feita em 2008 pelas universidades de Yale (EUA) e Bristol (Inglaterra) com crianças de três a seis anos, concluiu que o objeto de transição é muito mais do que um instrumento que oferece a sensação de segurança, eles fazem um ligação mais profunda que só as crianças são capazes de compreender.

A minha experiência

Adam sempre teve e ainda tem dificuldade em ficar sozinho e é claro que se acontecia durante o dia, na hora de dormir não era diferente. Começamos com as tais naninhas e ele tinha três (vaca, coruja e girafa) porque Deus me livre perder um único objeto de transição, né? Sei de histórias em que o tal objeto único é remendado e vira quase um Frankenstein de tanto ponto.

Sim, eu achava que ele escolheria um objeto e pronto. Mas desde o início estimulei um rodízio e deu certo, e conforme ele foi crescendo, esse objeto também foi amadurecendo.

O que eu percebi:

  • A hora de dormir é o momento onde a criança sente mesmo que precisa desse apoio, mas que nem toda criança precisa ter um objeto de transição. Eu insisti porque achei que diminuiu e muito a ansiedade dele e também a minha nesses momentos de ausência.
  • Meu filho até hoje conta histórias e cuida com carinho dos seus objetos. Ano passado doou sua última naninha para a prima que havia acabado de nascer. Essa é uma memória afetiva incrível e só demonstra o quanto do emocional o objeto de transição é capaz de tocar.
  • Lavar ou não lavar, eis a questão! Eu sempre lavei as naninhas, mas sei que para algumas crianças o cheiro da mãe ou manuseio constante é algo importante. Aqui em casa como eram três, as outras duas moravam na minha fronha para pegar um pouco do meu cheiro.
  • Sei que a escolha final é da criança, mas se o seu filho se apegar a algum objeto de transição, tenha mais de um (mesmo que seja um igual ao outro) e faça rodízio entre eles. Isso é bom também para o caso de deixar na casa da avó ou perder.

Existe hora certa para abandonar o objeto de transição?

  • Quando o Adam entrou para a escola achei que a naninha poderia ser um problema. Os professores foram bem receptivos e acharam de grande ajuda na adaptação. Aos poucos ele foi deixando de lado e não precisou mais levar.
  • Não existe uma hora certa para o seu filho “abandonar” o objeto de transição. Por aqui ele foi mudando com o tempo. Já tivemos um canguru de pelúcia e também um super herói. Tem dias que ele nem lembra que precisa, e em outros faz questão. Cada criança tem o seu tempo emocional e não cronológico. Só é importante que os pais estejam atentos para intervir, caso o hábito seja incompatível ou prejudique o convívio social do seu filho.
  • Nunca, em hipótese alguma use o objeto de transição como uma forma de diminuir o seu pequeno. Tipo falar: “isso é coisa de bebezinho…” Não jogue fora, não ameace dar e nem o utilize como moeda de troca.

 

O cobertor perdido

Por fim, fica aqui o episódio (são 6 minutinhos) que falei lá no primeiro parágrafo. Sim eles vão ter que enfrentar o mundo real sem a ajuda de um cobertor que seja, mas precisam estar preparados para tal, pois quando o fizerem vai ser para valer.

 

Leitura complementar:

A manta

Meu paninho

 

Crédito de imagem via Shuterstock
Postagem anterior
Evento imperdível para as crianças na Semana Mundial do Brincar
meninas
Próxima postagem
Por que desprincesar as meninas

Sem Comentários

Envie uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Voltar
COMPARTILHAR

Objeto de transição, eu recomendo!