Festa infantil saudável

O Adam já, já vai fazer aniversário e eu estou aqui batendo cabeça do que oferecer no buffet. Diferentemente dos outros anos, ele agora tem preferências alimentares bem claras e também algumas aversões. Além disso, percebo que muitos pais e mães em torno da gente já ofereceram refrigerante, doces e balas para os seus filhos antes dos 4 anos de idade. Quem acompanha os meus textos sabe que não sou radical, mas refrigerante, balas e frituras não combinam comigo e com a maneira que crio o meu filho. Sendo assim, decidi fazer uma festa infantil saudável e ser flexível ao oferecer coxinha de galinha (que eu amo) e os tradicionais docinhos.

Se você também está nesse dilema, chegou ao lugar certo. Compartilho com vocês o que eu selecionei para servir na festa do meu filho. Antes de começar, é importante observar alguns pontos:

  • Você vai colocar a mão na massa e preparar toda a comida ou vai contratar um buffet?
  • Caso decida pelo “faça você mesma”, veja quais as receitas que você pode fazer com antecedência e congelar.
  • Existe buffet que ofereça opções mais naturais em sua região? O buffet escolhido (se esse for o caso) é flexível com a escolha e o tipo de preparo do menu?
  • Prefira sempre os preparos assados do que os fritos, e os frescos aos processados.
  • Se contratar buffet, escolha a opção sem bebida e prepare você mesma refrescos da frutas e águas saborizadas.
  • Verifique se alguns dos amiguinhos do seu filho possui algum tipo de restrição alimentar e certifique-se em ter opções de lanche para ele, sem contar no cuidado que se deve ter em não “contaminar” o que você preparou especialmente para esta criança. Exemplo: se a criança é alérgica a trigo e você deixou cair um pouco de trigo na massa ou usou o mesmo tabuleiro (sem lavar bem) para assar o lanche especial, pode haver risco.

 

Vamos ao menu da nossa festa infantil saudável?

Pratos salgados:

Milho cozido – Você pode servir a espiga inteira, cortada em rodelas ou ainda o milho debulhado.

 

Pipoca (sem ser de microondas) – a dica aqui é ver com o pipoqueiro da frente da escola do seu filho se ele faz festas.

 

Sanduíches diversos – Use tipos diferentes de pães e cortadores de biscoito para dar uma cara de festa. Como recheio, o clássico de queijo, pastinha de grão de bico comum e com sabores como brócolis, beterraba e cenoura, pasta de atum, frango desfiado. Uma outra maneira de servir é o formato wrap, ao cortar eles vão parecer rocamboles deliciosos e cheios de camadas.

 

Espetinhos – na minha época de criança, não sei por qual motivo, mas eles eram chamados de “sacanagem”. Combinações deliciosas no palito: Tomate cereja com muçarela de búfala e manjericão; ovo de codorna com tomate e bifinho; quadradinhos de queijo com cenoura. Só tenha cuidado em retirar a ponta do palito antes de servir para que os pequenos não corram risco de machucar a boca.

 

Salgadinhos tradicionais – kibe, barquete (massa de empada que você pode fazer integral e colocar o recheio que quiser), coxinha de galinha, esfiha. Como falei anteriormente, prefira os assados.

 

Pão de queijo sempre bate um bolão e é com essa receita aqui que você vai arrasar. Só sugiro colocar um pouco mais de queijo do que o indicado.

paodequeijo

 

 

 

 

 

 

 

Pizza ou muffin salgado – são preparações completas e podem ser bem nutritivas com a escolha da massa perfeita. Se quiser entrar na onda do momento, pode fazer tapioca com diversos recheios também.

 

Almoço:

Por aqui a festa vai começar 10h da manhã e por isso decidi servir almoço. Uma massa é sempre bem-vinda e, dependendo da época do ano, ela pode ser servida fria como uma salada. Escondidinho de carne moída ou de frango e estrogonofe são outras boas escolhas.

 

Mesa de frutas:

Ao invés da mesa de guloseimas, que tal fazer uma mesa de frutas? Fondue de frutas, salada de frutas em copinhos ou no palito, panqueca com morango, sacolé, picolé, gelatina…

 

 

Outras opções: Palitinhos de legumes como pepino, cenoura, aipo e beterraba, chips de banana, batata baroa ou mandioca.

 

 

Espero que você tenha gostado e boa festa!!!!

 

 

 

Crédito da imagem em destaque via Shutterstock

Postagem anterior
O que NÃO pode entrar na lista de compra da mãe
Diástese abdominal
Próxima postagem
Diástese abdominal pós-parto

1 Comment

  1. lincon
    17 de setembro de 2019 at 10:42 — Responder

    bom dia tudo bem?
    me interessei por essas embalagens de sacole, vc sabe onde encontro aqui no brasil?
    obrigado

Envie uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Voltar
COMPARTILHAR

Festa infantil saudável