Bonecas com propósito

Estamos vivendo um momento de mudanças no mundo. Confrontos, reavaliação, uma vontade de abraçar causas, algumas das quais julgávamos perdidas.

O bom desses momentos é que a gente também passa por reavaliações internas e começa a colocar para fora sonhos, desejos e vontade de contribuir para um mundo melhor.

E é o que essas mulheres estão fazendo. Cada um dos empreendimentos abaixo envolve bonecas. E é através dessas bonecas que elas (e consequentemente você, como consumidora) ajudam crianças a recuperarem a autoestima e a sonhar antes que possam, de fato, começar a sua vida.

O Natal está chegando – faltam apenas 7 semanas –, e embora seja muito bacana ver nossos pequenos felizes com os presentes que o Papai Noel coloca embaixo da árvore, que tal aproveitar para conhecer esses projetos e deixar (você!) e outras crianças felizes?

 

Bonecas de propósito 3

Bonecas de propósito

A museóloga Fernanda Candeias criou as Bonecas de Propósito. Suas bonecas são doadas para crianças hospitalizadas com doenças graves como um câncer, cardiopatia ou a espera de um transplante. O nome simboliza uma ideia, um sonho para cada uma das doenças sofridas por crianças que vivem na solidão dos hospitais.

As bonecas são terapêuticas por que Fernanda acredita que as crianças resolvem tudo brincando. Então as bonecas têm coração vermelho e vibrante, são carecas, possuem bandagens ou o rim bordado como uma moeda de ouro.

Bonecas de proposito 4 Bonecas de propósito 2

Existem três maneiras de participar: você compra uma boneca terapêutica que será confeccionada e doada em seu nome; você encomenda a sua boneca e além de garantir um presente lindo, ainda contribui para a compra do material não doado; você pode doar retalhos, botões e aviamentos para a confecção das bonecas.

Para encomendar ou fazer a sua doação escreva para: bonecasdeproposito@gmail.com ou WhatsApp para (21) 99500-1313. Algumas das instituições parceiras são o INCA, Pró-Criança Cardíaca e Fundação do Rim.

 

Com Lola 2

Com Lola

Tânia Piloto e Emika Takaki acreditam no poder da vivência e da arte terapia. E é a partir daí que surgiu o projeto Com Lola. A cada produto comprado, Tânia e Emika doam um boneco para uma criança em situação de vulnerabilidade ou que tiveram seus direitos violados.

Mas não é só isso. Os bonecos confeccionados estão sem pintura, em preto e branco, para que sejam customizadas. É através da escolha do boneco, da contação de histórias e mesmo da personalização que elas tentam se comunicar com as crianças. Elas aprendem e ainda resolvem conflitos internos através do brincar. Esses bonecos se tornam, então, símbolos do sonhar, da luta que travam, do alívio de suas angústias.

Hoje, a Com Lola contabiliza 2000 bonecos doados em três anos. Atualmente, para cada boneco de pano ou outro produto vendido, uma Lola é confeccionada e doada com uma ação de arteterapia vivencial do projeto “Brincando… com Lola”.

Para saber mais e comprar os produtos acesse a loja virtual da Com Lola.
Tree for change 2 Tree for change 3

Tree change dolls

A hipersexualização de brinquedos para crianças faz com que a maioria de nós se sinta desconfortável (ou pelo menos devesse se sentir). Bonecas como as Bratz Dolls se parecem com atrizes eróticas, mesmo que a gente curta purpurina, para tudo existe um limite. Precisamos mesmo consumir isso e ainda submeter nossos filhos a este tipo de brinquedo inapropriado?

A artista da Tasmânia, Sonia Singh, conta que quando ela estava em uma locadora de vídeo, ouviu um consumidor perguntando se o desenho animado das Bratz Dolls era um filme pornô. Foi quando ela se deu conta de que precisava fazer algo para chamar a atenção da sociedade.

De acordo com o Tumblr da artista, as bonecas foram resgatadas e reabilitadas passando por uma mudança radical, trocando o brilho e o glamour para um estilo mais próximo do natural. Enquanto ela se dedica a remover maquiagens, purpurinas e todo e qualquer traço de sexualidade, sua mãe contribui costurando novas roupas para essas bonecas.

Tree for change 1

O objetivo é fazer com que os pais entendam que não há cabimento em comprar bonecas tão completamente inapropriadas para seus filhos. As meninas, principalmente, crescem com a ideia errônea de que só serão bonitas se estiverem vestidas como prostitutas. A vontade de Sonia é, no fim das contas, trabalhar a autoestima das crianças, que elas consigam se enxergar nas Bratz Dolls de uma maneira mais positiva.

Para comprar e contribuir com o projeto entre na loja da marca na Etsy

 

Dolls for Downs

Dolls for Downs

O projeto Dolls for Downs que começou através de um financiamento no Kickstarter, produz bonecas tão especiais quanto as crianças que brincariam com elas. Além dos traços característicos das crianças com Down, os bonecos são desenvolvidos para ajudar a desenvolver a coordenação motora e outras habilidades essenciais para o dia a dia. As roupas são mais fáceis de colocar e seu zíper e largos botões contribuem para a independência na hora de vestir. Já fizemos um post completo sobre a organização aqui.

Postagem anterior
Babywearing ou como vestir o seu bebê
Próxima postagem
Rotina em uma casa com bebê e sem ajuda

Sem Comentários

Envie uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Voltar
COMPARTILHAR

Bonecas com propósito