A primeira festa do pijama

Lá pelos 3 anos e meio, a turminha da escola passou a ter grande interesse em conhecer a casa um dos outros. Começamos a fazer pequenos encontros, muito mais baseados nas afinidades entre os pais do que entre as crianças, que ainda não estão muito preocupadas em formar pequenos grupos dentro da turma. E na medida em que eles foram crescendo, cresceu também a vontade de estender esses encontros. Mas, com todos eles desfraldando à noite e ainda recém chegando aos 4 anos, achamos que era cedo proporcionar uma festa do pijama para eles.

Mas eis que aos 4 anos e meio, alguns com quase 5 anos, resolvemos fazer um pequeno teste. A mãe de uma delas convidou 3 amiguinhas próximas, Victoria incluída, e mais esta mãe que vos fala, para dar uma força.

Peguei as meninas na escola e rumamos para o local da farra. As amigas, que se conhecem desde o berçário, já estão muito acostumadas umas com as outras. A noite transcorreu sem dramas. Teve banho de banheira coletivo, todo mundo de camisola desde cedo, teve churrasco e teve a gente deixar elas soltas pra brincar do que quisessem. Elas brincaram de pique esconde, exploraram todos os cantos do apartamento e brincaram com os brinquedos da dona da festa. Quando chegou a hora de acalmar a turma, elas escolheram os bichinhos que iriam dormir e fizemos uma sessão de cinema com pipoca. Depois escovaram os dentes, xixi e cama. Quem usava chupeta pegou a dita cuja, quem usava soninho pegou o bichinho. Na cama improvisada com colchões e edredons, elas capotaram em cinco minutos e com o pé meio sujo. Diversão máxima com pouco trabalho de produção; a primeira festa do pijama foi um sucesso!

Eis que algumas semanas depois sai uma matéria na revista do Globo falando das superproduções em torno das festas do pijama. Como tudo nessa vida atual hiperconsumista, a espetaculizarização das festas do pijama me chocou um pouco. Quando é que crianças passaram a ser reis e rainhas do camarote?

Hoje em dia, festa do pijama que se preze tem animador, pijamas e kits higiene de brinde, travesseiros personalizados, buffet e pasmem: tendas individuais. Sim. Fica tudo lindo pra foto. Aliás, tem fotógrafo. Mas cade a espontaneidade? Cade pais participando comandando as brincadeiras? Cade o bolo feito pela avó, uma montanha de sanduíches feitos em casa? Cade aquelas múltiplas camadas de edredons e colchas e lençóis descombinando na sala pra turma dormir toda junta?

Tudo bem, a primeira festa do pijama da Vicky foi um encontro entre amigas, numa sexta-feira à noite qualquer. Não demandou nada mais do que duas mães dispostas. Essas festas do pijama que custam mais do que o meu casamento são festas de aniversário, mas mesmo assim, eu tô sendo rabugenta ou tá demais?!

À pedidos, estou planejando uma noite aqui em casa com as amiguinhas da Vicky. Pensei até em incrementar um pouquinho. Mas, ainda assim, coisa simples. Então deixo aqui a cola das minhas dicas para vocês que não pensam em contratar uma produtora pra sua festa do pijama:

1) Convite pros pais, especificando hora que começa e hora que termina. Deixe eles à vontade para ligarem tarde da noite e tenha o contato de todos para imprevistos.
2) Limite o número de convidados. Tudo depende do tamanho da sua casa, mas eu diria que entre 4 e 6 crianças, a sua incluída, é um número bom.
3) Acho difícil a turma jantar arroz com feijão, por isso prepare um lanche especial com suco, sanduichinhos variados, uma torta salgada, salada de frutas, um bolo. Se as crianças forem pequenas, leve à mesa tudo cortadinho, limitando o uso de faca.
4) Deixe elas livres para explorar o quarto do amigo, esconda o que quebra fácil. Na excitação eles costumam ser meio destrambelhados. Comande uma caça ao tesouro, faça uma gincana com prêmios, use jogos de tabuleiro, use um apito, enfim: nessa noite você vai se travestir de animadora de torcida.
5) Deixe um balde com os bichinhos e soninhos da sua criança para que os amigos escolham um para dormir naquela noite. Já deixe separado o predileto do seu pequeno, pra não haver confusão.
6) O ideal é não rolar banho. Mas no caso das nossas meninas, era uma saída da escola, elas estavam suadas então rolou uma banheira coletiva, pois elas são pequenas, e eu esfregando a cabeça das 4. Mas se precisar ter banho, mande um de cada vez pro banho, ou em duplas (se forem todos íntimos), separe toalhas pra galera e seja o que Deus quiser.
7) O bom de uma festa do pijama é dormirem todos juntos e embolados. Colchonetes, edredons, colchas e qualquer coisa fofa. Uma TV na frente pra hora do cinema e muitos travesseiros. Voilá a cama coletiva!
8) O cinema tem que ser o filme predileto do momento. Pipoca ajuda a manter a turma feliz.
9) Escovar dentes, xixi, necessidades individuais (chupeta, paninho, remédios) e cama. Nessa hora seja firme, mas também relaxe. Quanto mais velhos forem, mais difícil de conseguirem dormir de verdade.
9) No dia seguinte se prepare para catar as coisas de todo mundo. Faça uma mesa legal de café da manhã.

Dicas espertas
1) Se for aniversário do seu pequeno e você quiser incrementar com algo personalizado, a ideia do pijama com kit de escova com mini pasta de dentes é legal. Ou um travesseirinho. Mas não gaste sua poupança nisso. Sério. É o que menos importa.
2) Ainda se for aniversário, faça um bolinho com brigadeiros, mas nem precisa de tema. Há não ser que o tema seja travesseiros e nuvens. Aí acho maneiro.
3) Se uma criança quiser ir embora, não enrole. Devolva ela pro pai e diga que está tudo bem, que ela pode voltar quando quiser. Segurar a criança na sua casa na tentativa de fazê-la ficar pode gerar mais medo.
4) Se as crianças forem muito pequenas (tipo 3 anos), você pode fazer uma semi festa do pijama: comece mais cedo, faça toda a sequência, mas sugira aos pais que pegue a turma as 22h. Todo mundo embalado para o sono.

Depois me conta!

 

crédito da imagem: Shutterstock

Postagem anterior
Presentes para as mamães de primeira viagem
Festa circo
Próxima postagem
Festa circo: aniversário de 1 ano

1 Comment

  1. Christy
    7 de Maio de 2015 at 10:28 — Responder

    Adorei a dica, vou combinar um dia com os primos do meu filho!

Envie uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Voltar
COMPARTILHAR

A primeira festa do pijama