Por um mundo menos cor de rosa

Não sou mãe de menina, mas tenho uma pergunta para fazer para as mães que são: precisa ser tudo cor de rosa mesmo? Como mãe de menino, faço um esforço para remar contra a corrente e não usar apenas azul. Mas é difícil, são muitos anos com exércitos de meninas de rosa e meninos de azul, com meninos brincando de carrinho e meninas brincando com as bonecas. A Dra. Lisa Eliot, autora do livro “Pink brain, blue brain”, diz que meninas não nascem amando rosa, nem meninos nascem odiando rosa. Somos nós quem treinamos as pequenas mentes e reforçamos o hábito.

No caso das meninas, ainda é pior. Quando foi que a Barbie transformou o mundo infantil de meninas em um mundo rosa? Até a Minnie agora usa rosa, aposentou aquela linda roupinha vermelha com bolinhas brancas e perdeu sua identidade. Um mundo cor de rosa agora é sinônimo de um mundo sem problemas. Percebo que ele veio para substituir o “tudo azul”, que era sinônimo de tudo certo. A tradição de que a noiva tem que usar no dia do casamento algo emprestado, algo novo e algo azul também foi modificada e o azul novamente dá lugar ao rosa. Já existe um movimento chamado “Pink is The New Blue”, onde mulheres bem sucedidas contam suas experiências.

Não queimei sutiã e nem sou dona de casa, mas cada vez mais acredito que dividir não é o caminho. Se o mundo precisa de uma cor, essa cor é o roxo, onde azul e rosa convivem em harmonia.

 

Crédito de imagem: earthquakefish (david)

Postagem anterior
Será que não é amor?
Próxima postagem
Mundo Ovo transforma - Projeto mãe em forma

11 Comentários

  1. Ro Souza
    6 de Março de 2013 at 9:26 — Responder

    Sim somos nós mães que incutimos essas crenças em nossos filhos e a perpetuamos mesmo que inconsientemente. Sou mãe de menina e detesto rosa e fujo o maximo que posso, não da cor mais do que vem associado a ela. Fazer compras é chato, a vendedora sempre pergunta se é menina ou menino conforme a resposta impõe um produto padrão. E em geral as pessoas aceitam, é mais confortável. Numa loja de meias famosa eu ja disse p vendedora q as meias dos meninos são mais legais, tem mais opções, são mais divertidas. Enfim, precisamos quebrar padrões repetitivos e castradores mais isso dá trabalho, coisa que poucos querem hj em dia.

  2. Glaucia Cisotto
    6 de Março de 2013 at 11:21 — Responder

    Olá Patricia, adorei, pois sou mãe de menina, e nunca gostei dessa “regra” do cor de rosa, sempre optei por outras cores, eu sou fã do azul e ela adora o verde!

  3. 6 de Março de 2013 at 20:47 — Responder

    Lindo, Patricia! Eu tenho uma filha de 6 meses e ela tem muita coisa rosa. Tento fugir um pouco, mas, mesmo que eu não compre, ela ganha. Gosto quando ela usa verde, azul, amarelo, vermelho…Há tantas cores lindas por aí, por que deixar tudo Barbie demais? Por que ensinar, desde sempre, o sexismo? Acho chato…

  4. Tatiana
    7 de Março de 2013 at 0:02 — Responder

    Eu sou mãe de uma PRINCESINHA, tenho que confessar, pois fui rendida. Eu nunca gostei muito do rosa, muito menos do rosa bebe, em tom pastel. Então ao fazer o enxoval dela, busquei tudo colorido e no estilo mais moderninho. Nao gosto, ops, nao gostava de babados, laços… Pois a danada me surpreendeu quando vesti ela de rosa pela primeira vez… ela ficou ainda mais linda, com cara de bebezinha, toda delicadinha. e todo mundo comentou como ela ficou bem. O mesmo aconteceu com os babadinhos, bordados e lacinhos. Mas obviamente que nao passei o guardaroupa para monocromático, exploro vermelho, marinho, verde, amarelo, cinza… O difícil e dai, encontrar meias, como escreveu Ro Souza, e vou seguir sua dica: consultar mais as prateleiras de meninos. Abracos

  5. Bruna
    7 de Março de 2013 at 23:33 — Responder

    Sou mãe de menina e detesto rosa. Fiz o enxoval dela fora e consegui comprar peças bem coloridas. Coloco nela até marrom! rsrs Ela tem 3 meses, mas se não está de rosa/roxo/vermelho sempre perguntam se é menino ou menina, msm tendo a orelha furadinha.. Ô gente que pensa quadrado!

    • Patricia
      7 de Março de 2013 at 23:58 — Responder

      Bruna,
      Vamos tentando, acho que um dia a gente consegue 😉

  6. 14 de Março de 2013 at 1:18 — Responder

    Eu também tenho birra de rosa: porque é praticamente uma imposição, e eu gosto de ter liberdade de escolha. Acho que se eu fosse mãe de menino, também teria birra de azul pelo mesmo motivo, rs!

    • Patricia
      24 de Março de 2013 at 18:15 — Responder

      Mari,

      Meu filho usa muito o laranja 😉 acho que junto a cor verde é o que mais tem lá no armário.

  7. 15 de Maio de 2013 at 16:46 — Responder

    nossa, essa é a minha grande bronca!
    até quando fui comprar o colchão da minha filha o vendedor me perguntou se era menino ou menina. ãh?!
    quando eu soube que não tinha um colchão todo branco, ou amarelo, ou verde, somente azul ou rosa, optei pelo azul. e o vendedor ficou tão indignado que até o momento de eu sair da loja ele me perguntava se eu tinha certeza da cor escolhida.
    antes de sabermos o sexo, minha filha ganhou muitas roupinhas coloridas, mas foi só sabermos que o rosa imperou. só não imperou mais pq eu faço campanha! hahahaha
    mas é bem difícil mesmo. não acho que ele deva ser banido, mas ele é uma cor como outra qualquer. por que é tão difícil encontrar coisas em outras cores nas lojas?!

    • Patricia
      15 de Maio de 2013 at 18:50 — Responder

      Nem sabia que existia colchão colorido. O que falta inventar?

  8. JANAINA
    15 de outubro de 2014 at 10:24 — Responder

    OLÁ MENINAS!

    NÃO EXISTE UMA REGRA PARA ESSA COR OU PARA AQUELA COR. SEMPRE AMEI ROSA E AO SER MÃE DE MENINA AMEI MAIS AINDA. EXPLORO TODAS AS CORES, MAS ROSA É O PREDOMINANTE. NÃO ME SINTO NENHUM POUCO MAL POR ISSO, PORQUE SEI QUE DE FORMA ALGUMA ISSO INFLUENCIARÁ NA OPINIÃO DELA QUANTO A CORES. E SE EU FOR MÃE DE MENINO USAREI AZUL SEM PROBLEMAS TAMBÉM! NÃO ACHO QUE ISSO SEJA UM PROBLEMA NO MUNDO DE FORMA ALGUMA.

Envie uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Voltar
COMPARTILHAR

Por um mundo menos cor de rosa