O fracasso da operação desfralde

Estou cansada. Já se foram quase 6 meses de tentativas para tirar a fralda do meu filho. Tivemos altos e baixos , e há algum tempo percebo que fora de casa a gente raramente tem algum “vazamento”, ou ele pede (raro) ou dá os sinais. Em casa (suspiro profundo), a coisa muda de figura. Ele nunca quer fazer xixi ou cocô, na verdade, ele nunca quer parar de fazer o que está fazendo para ir ao banheiro. Você pode estar se perguntando se eu fiz a coisa certa, e eu posso te dizer que até as erradas já fiz também. Não me julguem.

Cumpri todos os mandamentos para um bom desfralde nos três primeiros meses, explicamos que ele era um rapaz, que usaria cueca etc e tal. Não chamava atenção, nem briguei a cada xixi no chão, mostrava pacientemente onde era o banheiro e reafirmava confiante que ele era capaz. Na escola também não foi tão fácil, mas me garantiram que estava dentro do esperado, que algumas crianças demoram mais mesmo, mas que aos poucos aconteceria a magia.

Os meses se passaram e as roupas extras voltavam secas para casa (ufa!), mas em casa a história continuava igual. Acho que a fada se cansou e deixou toda a magia para a escola, talvez ela não tenha se animado em subir a ladeira que leva até a minha casa. Sofá, cama, chão, qualquer lugar servia… Minha casa inteira era um banheiro! Ensinar o meu cachorro, ainda na adolescência, a fazer suas necessidades no tapetinho foi menos traumático. Minha irmã, mãe de dois, aconselhou: “Deixa ele sujo um tempo. Vai ficar incomodado e acabar pedindo para ir ao banheiro”. Quem me dera, o tiro saiu pela culatra, e além de ele ficar ainda mais sujo, sujava uma área maior do que a inicial.

Apelei para o maior golpe baixo que achei que pudesse existir, subornei meu próprio filho (vergonha), coisa de mãe desesperada – nunca achei que pudesse ser capaz. Comprei um brinquedo lindo em uma caixa grande e coloquei em cima do armário, avisei que seria dele quando ele virasse um rapaz e passasse a pedir para fazer xixi e cocô. Todos os dias que ele perguntava pelo presente, explicava que só quando ele virasse um rapaz. A essa altura você deve ter achado que já cheguei ao fundo do poço mais fundo, mas se enganou. Continuei no tema e ofereci prêmio menores, para conquistas menores, e posso dizer que funcionou por um tempo, mas depois de mais de 30 ovos surpresa do filme Carros, nosso status ainda é o de um desfralde parcial com requintes de crueldade.

A fábrica de ovos fechou e a minha boa vontade para com o assunto também. Decidi deixar como está. Adiei o reestofamento do sofá e comprei mais panos de chão.

Um novo post sobre o assunto? Só se for para contar que ele agora não usa mais fraldas 😉

 

Crédito de imagem: aaronmcintyrephotography

Balões de festa diferentes
Postagem anterior
Faça você mesma: Balões de festa diferentes
Próxima postagem
Customizando roupas para crianças II

24 Comentários

  1. Renata
    14 de agosto de 2013 at 10:06 — Responder

    Nossa Patricia, como eu te entendo… O desfralde da minha filha já foi tarde por conta de aguardar o verão pra começar… ela já estava com quase 3 anos. O desfralde em si foi um sucesso… em menos de 1 mês já era uma mocinha… mas, o que acontece de uns 2 meses pra cá que ela não quer parar o que está fazendo e eu tenho que ficar lembrando ou levando na marra no banheiro, mas ela costuma deixar escapar na calcinha. Segura até não poder mais. Ela não faz xixi na calcinha, apenas deixa soltar um pouco. As vezes molha mais, as vezes menos. E eu só vou perceber quando a levo ao banheiro e observo a calcinha. A pediatra pediu exame de urina pra ver se não era uma infecção. Que nada! É pura preguiça de ir ao banheiro, ou porque não quer deixar de fazer o que está fazendo… Fase! Mais uma delas na nossa vida!!

    • Camila
      14 de agosto de 2013 at 11:22 — Responder

      Renata, isso é super normal. Victoria também faz isso de vez em quando, de molhar um pouco a calcinha (embora ela já peça ou vai sozinha). Na verdade eles ainda não tem controle total do “timing”. O grande risco de segurar demais, toda hora é que pode dar cistite né? Uma das minhas sobrinhas teve um pequeno problema por conta disso, na época do desfralde. Mas essa coisa do timing melhora bastante com o tempo. Ela demorou mais pra se entender com o cocô, por exemplo. Além de desenvolver uma pequena prisão de ventre por um tempo, só fazia na calcinha ou pedia pra colocar a fralda. Mas hoje, passados alguns meses, ela já se entendeu com a coisa toda. Mas de vez em quando, está cheia de gases e entende que é vontade e vai inúmeras vezes achando que já é a hora, até que efetivamente, consiga dar tchau pro cocô. Boa sorte!

      • Renata
        14 de agosto de 2013 at 11:55 — Responder

        Ah Camila, que bom ouvir isso… rs. Eu fico toda hora perguntando, querendo levar, e chega as vezes dela sentar no penico e não fazer nada e falar pra mim, mãe, eu falei que não tinha nada… e dali a 5 minutos eu ver a mãozinha “lá”, e qdo corro pro banheiro la está o molhadinho… Mas, vamos esperar mais essa fase, com paciência!! rs. Obrigada Camila!

    • Patricia
      14 de agosto de 2013 at 14:15 — Responder

      Renata,

      já estou quase colocando a fralda de volta e fazendo brincadeira de que ele voltou a ser bebê.

      beijos

  2. Camila
    14 de agosto de 2013 at 11:16 — Responder

    Paty, eu ainda acho que seguir nossos instintos supera todo e qualquer manual de comportamento e regras de etiqueta para um desfralde infalível. Cada criança é única. Talvez ele ainda precise de um tempo. Na rua, na escola, com os amigos eles são crianças diferentes daquela dentro do convívio familiar, de casa. E nessa idade eles passam grande parte do tempo desafiando a gente. Ele já sabe que você tá cansada, aborrecida e de saco cheio. Mesmo que você tente disfarçar. Victoria, teve uma semana, que fazia xixi no chão de propósito. E ainda avisava: “Eu vou fazer no chão!” E fazia. Quando dei uma bronca bem dada e ela passou a ter que limpar o xixi que fazia no chão, desistiu rapidinho da “gracinha”. Boa sorte e conte comigo. Você sabe que eu não lá muito ortodoxa com essas coisas e posso te dar umas dicas “fora da caixa”.

    • Patricia
      14 de agosto de 2013 at 14:16 — Responder

      Ele já limpa o xixi e vai começar a limpar o cocô, mesmo fazendo cara de “eca!”.
      bjks e muita paciência prá nós.

  3. Ana Beatriz Magalhães
    14 de agosto de 2013 at 13:34 — Responder

    Patrícia, querida, acredite, te entendo em gênero, número e grau!
    Aqui, foram 4 meses de exaustão! Pensei em desistir, adiar, mas estou grávida, precisei seguir, mais por mim que por ele.
    Exatamente como aí, na rua era ótimo, sempre aceitava fazer xixi ao meu convite, mas em casa… Nunca pedia, tinha choro, gritaria. Às vezes, aceitava meu convite, ficava lá sentadinho um tempão, não fazia o xixi. Saía do banheiro e fazia no corredor, ou ao lado do penico! Confesso, por várias vezes perdi a paciência e briguei e gritei. Aff! Confesso também que colocava fralda quando ele pedia, ou nem tirava, se ele não quisesse.
    Bem, por conta da gravidez, resolvi deixar sem fralda 100%, só colocava depois que já estava dormindo. Aqui tinha um drama que a criança não queria deixar de ver desenho. Então, passei a deixar o penico ora na sala, ora no quarto. Funcionou muito bem! E, um dia, como num passe de mágica, ele pediu. Pediu 1, 2, 3 vezes!!! E passou a pedir todas as vezes. E até o cocô! Isso tem no máximo 2 semanas, e nesse tempo, por 2 vezes acordou na madrugada e pediu pra fazer xixi! A fralda tem acordado seca desde então!
    Talvez, seu pequeno não esteja emocionalmente pronto, apesar dos sinais físicos, assim como Miguel. Mas, aconteceu, e eu me sinto leve, livre, solta!
    Me sinto solidária ao seu “problema! Força, coragem, e mais, como disse a Camilla, aí em cima, siga seus instintos, sinta, fora da caixa! Bjs

    • Patricia
      14 de agosto de 2013 at 14:13 — Responder

      Oi Ana,
      há luz no fim do túnel 🙂

      Obrigada por compartilhar sua história. Saúde para toda a sua família.

      Beijos

  4. Cristina
    14 de agosto de 2013 at 14:18 — Responder

    Por que esse tema é sempre tão polemico? Deixa a criança usar fralda até quando ela quiser. Minha filha foi aos 2 anos e 10 meses. Um belo dia disse: “não quero usar fralda”. Pronto. Em 1 semana a menina já usava calcinha de cima para baixo. Meu filho demorou mais. Foi aos 3 anos. Sem stress. Eu nunca vi uma criança de 6 anos usando fralda. Vc já viu?

    • Patricia
      14 de agosto de 2013 at 14:19 — Responder

      Oi Cristina,

      já estou nessa vibe 😛

  5. 14 de agosto de 2013 at 19:50 — Responder

    Olá! Não se desespere. Aqui em casa tbém foram uns 6 meses de tentativas frutradas. O desfralde só funcionava na escola, mas em casa, nada. Eu desencanei, mas sempre perguntava se ela queria fazer no vaso (como quem não quer nada). Um dia ela aceitou fazer xixi. E depois de uns 3 meses aceitou fazer cocô. Calma e relaxa pq acho q eles sentem a pressão. Uma hora vai! Eu conto resumidamente aqui ó: http://mundodepalavras.wordpress.com/2013/07/23/enfim-o-desfralde/ bjs

  6. taila
    16 de agosto de 2013 at 22:45 — Responder

    Nao se prenda ao tempo que a sociedade impõe sobre a vida…. só n[ao pode perder o equilíbrio, homeostase da vida maternal por uma fase …

  7. vanessa
    16 de agosto de 2013 at 23:09 — Responder

    Patrícia, tenho gêmeos e passei por isso também, só que a minha alternativa foi ensinar eles a fazerem xixi no quintal e mesmo com poucas esperanças funcionou, agora eles estão com 3 anos e não fazem mais xixi no quintal só no banheiro, pois depois que eles aprenderam bem, eu comecei a dizer que o quintal estava com cheiro ruim e que eles deveriam usar o banheiro e funcionou…mas temos que ter muita paciência… boa sorte

  8. Renata
    18 de agosto de 2013 at 19:29 — Responder

    Eu tive que voltar atrás e botar a fralda de novo. Realmente, acredito que ela não tava pronta pro desfralde agora. Comecei com dois anos e dois meses. Foram quase três meses e, nesse período, ela nunca pediu pra ir no banheiro, apesar de não ter medo do vaso e nem de reclamar em ser levada. Era levar pro banheiro e acertar a hora que ela tinha vontade ou não. Na escola, o mesmo. Até que eu notei que ela tava começando a gaguejar e a pediatra desconfiou que fosse a “pressão” em fazer algo que ela ainda não tava preparada, já que cada criança tem seu tempo. Resultado, voltou a fralda em cena e ela nem reclamou. Parece aliviada. Daqui a uns três meses mais ou menos, tentamos de novo.

  9. kezia Lucena
    18 de agosto de 2013 at 20:54 — Responder

    Olá, eu quase desisti mais dai bolei um jogo com coco surfista!Fiz várias pranchas de EVA coloridas e disse que o coco qdo feito no banheiro vai para praia brincar com os amigos rsrsrs e ele ainda escolhe a cor da prancha. Se for xixi ele ganha 1 prancha e se for coco ele ganha 2 e vamos colando em um painel colado no banheiro em frente ao vaso. No final da semana contamos as pranchas e ele ganha um presente!!!!! Virou diversão e em 1 semanas estava tudo funcionando super bem!!!!!

  10. luciana
    30 de Abril de 2015 at 21:45 — Responder

    Gente morri de rirrr! Me identifico muito!!

  11. Fabiane
    14 de Março de 2016 at 13:31 — Responder

    Nossa, não sei se rio ou choro de alívio. Desculpem meninas mas estou tãooo frustrada com o insucesso no desfralde do meu filho, ele já está com três anos e dois meses e é super resistente a ir ao banheiro. Tô cansada de perguntar e ele dizer que não quer ir e logo faz na roupa. Acho que já é de birra, porque já nem ligo mais de brigar pra valer.
    Gostaria de uma ajuda.

  12. 16 de Março de 2016 at 14:31 — Responder

    Patricia, uma mae desesperada pede para que vc conte como foi o fim desta história… estou igual a vc… minha menina de 2 anos e 8 meses, fora de casa é uma moça, pede xixi e coco e NUNCA fez errado fora de casa, mas em casa… enlouquecedor… O coco até que vai… geralmente ela vai sozinha no pinico, faz e joga na privada… Mas e o xixi??? Nunca pediu em casa… e nem vai no penico… Só chão…
    O que comecei agora é fazer ela limpar…
    Fora isso já tentei de tudo…
    Aí que dificil!!!

    • Patricia
      16 de Março de 2016 at 15:03 — Responder

      Oi Karina,
      demorou mas foi. Escrevi sobre o desfecho aqui no blog. Acho que o principal para mim foi aprender a enxergar se ele estava pronto mesmo. Não importava se os livros ou a escola diziam que ele já tinha idade. Percebi que ele não estava maduro o suficiente, que não se importava. Parei de sofrer e ele também. Aos poucos ele pediu para vestir a cueca porque via os amigos de cueca, e quanto tirou a fralda (aos quase 3 anos, se não me engano) foi feliz e leve. Hoje aos 5 anos, ele já se limpa sozinho (toma a iniciativa e eu supervisiono) coisa que muitos amigos da turma que desfraldaram antes, ainda não fazem.
      Cada criança tem o seu tempo e o seu jeito e a gente só vai aprender isso se olhar bem para elas e só para elas. Força aí que vai dar tudo certo.

  13. 23 de junho de 2016 at 20:30 — Responder

    Ain!! Aqui estou passando por uma fase de regressão.
    Ela estava super bem e tinha saído das fraldas. Ainda avisa sempre que faz xixi, até fica só de calcinhas. Porém só faz se colocar fralda nela.
    Já tentamos de tudo (Mas ainda não cheguei no nível desespero. rsrs)
    Mas é paciência.. no tempo dela ela sairá.
    Ótimo post. Obrigada!

    Beijos.

  14. Viviane
    3 de novembro de 2018 at 12:34 — Responder

    Olá! Me identifiquei com cada palavra desse post. Estou quase jogando a toalha e voltando pra fralda de novo. 🙁

    • Camila
      5 de novembro de 2018 at 16:42 — Responder

      Faz isso não. FORÇA! Acaba. Juro pra você!

Envie uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Voltar
COMPARTILHAR

O fracasso da operação desfralde