Gravidez masculina existe

Recentemente o vídeo de dois homens simulando as dores do parto por meio de estímulos elétricos em seus abdomes fizeram sucesso na internet e em vários programas de televisão. Nada cientificamente comparado à real dor do parto. Homens não têm útero, a dor de contração que eles sentem é superficial comparada a realidade. Mas o fato é que muitos homens podem sim ficar “grávidos”!

Não se surpreenda se de uma hora para outra a barriga do seu marido crescer e outros sintomas de gravidez aparecerem. A Síndrome de Couvade é uma condição em que o futuro pai desenvolve vários sinais e sintomas da gravidez. Ganho de peso, náuseas, insônia e alterações de humor são alguns deles.

Cerca de 90 por cento dos homens experimentam pelo menos um dos sintomas durante a gravidez da sua mulher, e é mais frequente quando se espera o primeiro filho, ou se o filho é fruto de algum tratamento de fertilidade. Em alguns casos considerados mais “graves”, maridos sentem as dores do parto junto com a esposa. Consegue imaginar que terror?

O diagnóstico não é nada simples de ser realizado, muitos desse sintomas se confundem e a maioria dos homens tendem a achar que é mais uma questão psicológica porque desconhece que a Síndrome de Couvade existe, até alguns médicos ignoram sua existência. Alguns psicólogos acreditam que a síndrome é consequência da inveja do homem da capacidade procriadora da mulher, enquanto médicos a descrevem como a soma do fator ansiedade com a real preocupação com a mulher e o filho.

Diagnóstico e tratamento devem ser discutidos com o seu médico obstetra ou um clínico geral. Se você desconfia que seu marido possa estar passando por esse processo e que vai ser impossível aturar mais uma pessoa grávida ao seu lado, converse com o seu médico. Ele poderá indicar qual a melhor maneira de conduzir indicando até mesmo sessões de terapia. Agora é só ter paciência, porque a cura só acontece no nascimento do bebê.

Você pode se divertir ou chorar assistindo aos filmes “Junior” com o ator Arnold Schwarzenegger ou ao comovente “A marcha dos pinguins”.

Postagem anterior
Papo mulherzinha - Depilação na gravidez
Próxima postagem
Estimulando a leitura desde bebê

2 Comentários

  1. Simone
    18 de Abril de 2013 at 8:17 — Responder

    Fiquei grávida aos 31 anos. Não senti nenhum desconforto. Mas meu marido sentia muito sono. Era hilário, onde ele parava, tirava um cochilo. Só que às vezes atrapalhava seu trabalho. Já pensou, um veterinário com sono o tempo todo? Tinha de tomar café pra ficar concentrado. E eu, serelepe. rsrsrs

  2. Cristiane Freitas
    29 de agosto de 2013 at 11:12 — Responder

    Estou grávida de 28 semanas e não senti nenhum daqueles sintomas clássicos da gestação, mas meu marido sentiu todos rs…azia,enjôo,excesso de sáliva e até vontade de comer coisas diferente,lembro que teve uma vez que ele queria comer carne assada todos os dias no almoço e jantar.rs

Envie uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Voltar
COMPARTILHAR

Gravidez masculina existe