Game over

A internet veio para ficar e certamente não existe maneira dela não fazer parte da vida dos seus filhos. O fato dela ser uma ferramenta multiuso dificulta muito o seu controle, afinal, ela terá que ser usada para pesquisas, produção de trabalhos, comunicação, lazer etc. Mas será que essa questão é nova para os pais? Será que faz parte apenas dessa geração? Se pensarmos de forma ampla, a internet tem muitas similaridades com o play. Que criança não queria chegar em casa da escola e ir direto pro play e só voltar na hora de dormir? No entanto, para a maioria dos pais não era questão saber quanto tempo eles podiam ficar brincando. Objetivamente o dever tinha que ser feito, o banho tomado e as refeições ingeridas. O tempinho que sobrasse antes da hora de dormir poderia servir para brincar. A função de dar limites era clara e inquestionável.

Hoje, os amigos, as informações e os jogos são carregados pela criança para tudo quanto é lugar com um simples telefone. Mas será que eles têm capacidade de saber qual é o limite? Será que os adultos, hoje, sabem os próprios limites quando se trata da internet? Quantas empresas bloqueiam o acesso à certas páginas que não dizem respeito ao trabalho por falta de entendimento dos funcionários de que hora de trabalho é para trabalhar? Quantos ainda não se deram conta de que o que é escrito online se torna público e não privado? Como querer que nossos filhos saibam fazer o que nós ainda estamos aprendendo? Será que conseguimos fazer uma refeição sem responder um e-mail, acessar o Facebook ou trocar mensagens no Whatsapp?

palavra mais em voga atualmente é PRAZER. Temos que ter prazer a todo momento de todas as maneiras em tudo o que fazemos. O lazer, que antes ficava restrito ao final-de-semana, hoje permeia a semana inteira. Desde pequenas, as crianças têm no mínimo seis festas por mês durante a semana, fora os convites para brincar na casa dos coleguinhas. Quando crescem mais um pouco, esse contato maciço ocorre através das redes sociais. Estudam em grupo pelo Skype, jogam até de madrugada, ouvem música, veem seriados, tudo ao mesmo tempo, agora. Ficam antenadíssimos, por dentro de todas as fofocas e acontecimentos, afinal, ficar sabendo só no dia seguinte na escola faria com que se sentissem excluídos – e daí para o bullying é um pulo.

E quem quer ser o único pai/mãe a não deixar o filho ficar acordado até de madrugada? Quem quer ficar com a fama de careta e chato ou velho? Muito poucos. Legal é ser liberal, descolado, amigo acima de tudo. Ao mesmo tempo, a exigência de estar conectado o tempo todo também vale para os pais, e, convenhamos, muitas vezes chegam em casa tão exaustos e no limite que cai como uma luva os filhos estarem entretidos sem exigir atenção.

Mas o que se perde? Perde-se o convívio com a família, a intimidade, a reflexão, o ócio criativo, enfim, o contato consigo mesmo. A internet em si não é vilã, o uso que fazemos dela é que pode ser benéfico ou não. Amigos, seus filhos terão vários. Pai e mãe, apenas vocês.

 

Imgem: enduringessence.com

Postagem anterior
Carinhas - Medindo o humor de seu filho
Meu filho é melhor do que o seu
Próxima postagem
Meu filho é melhor do que o seu

1 Comment

  1. Leila Costa
    20 de Fevereiro de 2013 at 13:52 — Responder

    Quero descer pro play!! Concordo 100% c vc!! Parabéns amiga.

Envie uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Voltar
COMPARTILHAR

Game over