Desfralde – Kit essencial

A Camila já começou o desfralde da Victoria e eu, já, já vou começar o do Adam. Com tanto barulho sobre o tema, decidimos fazer o “Diário do desfralde – menina” e o “Diário do desfralde – menino“. Antes de começar, achei que seria interessante fazer um guia para dividir com vocês. Vamos mostrar aqui quais os produtos para o desfralde você pode precisar para ajudar nessa tarefa e na próxima semana vou falar em como evitar possíveis acidentes de percurso.

Como boa leonina, procurei me informar sobre o assunto para não ser pega totalmente de surpresa. Muitas crianças passam por essa fase de forma suave, quase imperceptível, outras se sentem inseguras e pedem para não tirar a fralda até estarem mais velhas.

Para um desfralde com um mínimo de trauma (risos), montei um kit desfralde com itens essenciais e outros nem tão importantes assim, mas que podem ajudar os pequenos a passar por mais esta etapa de maneira bem tranquila.

Antes de decidir se vai ser usado o penico ou redutor de assento, o mais importante é saber se a criança está pronta para essa transição. Os pediatras costumam recomendar o desfralde apenas após os dois anos de idade completos, por acreditar que dali em diante os pequenos serão capazes de segurar o xixi por algum tempo e terão consciência de que o momento de ir ao banheiro está chegando. Já soube por fontes seguras que meninos demoram mais do que as meninas para dar adeus as fraldas (suspiro profundo).

Eu e a Camila realizamos o desfralde em conjunto com a escola, e seguimos um calendário de desfralde, retirando a fralda do dia e posteriormente a fralda noturna.


O que você pode precisar
:

  • Penico ou assento redutor
  • Fraldas de treinamento ou cuecas/calcinhas (muitas)
  • Livros encorajadores
  • Acessórios

 

O penico

Já existem vários tipos e ninguém precisa ficar achando que o penico que sugerimos aqui é do tempo do onça. Alguns imitam em versão mini o vaso sanitário, dão descarga e ainda aceitam o rolo de papel higiênico.
Para meninos já existe um mictório plástico. Imagina que fofura! Haja treino e pontaria.

Esse modelo da marca Baby Bjorn é um dos mais simples existentes no mercado e possui os requisitos básicos de um bom penico: fácil de limpar, parte interna removível, dispositivo ante-escape e bom preço.

20121031-002405.jpg

Os redutores de assento podem ser de dois tipos, como mostro abaixo. A vantagem do que vem com a escadinha é que seu filho poderá subir e descer sozinho, evitando maiores acidentes.

20121031-002417.jpg

 

Nota: se você for utilizar o penico, já existe refil de sacos biodegradáveis para coletar o coco do pequeno, na verdade, funciona como um forro impedindo que o penico fique sujo e dali vão direto para o vaso sanitário.

 

Fraldas

As fraldas do tipo sobe e desce, que funcionam como calcinhas e cuecas, vão evitar um tanto de chão molhado logo no início. Muitos pais preferem investir no uso das roupas íntimas desde cedo. Eu comecei a usar essas fraldas de transição no Adam para tentar ensiná-lo a pensar na hora do xixi e, quando ele vem, descer a fralda e mostrar que tem xixi ali.

Essas fraldas são divertidas e tem diversos motivos, algumas até brilham no escuro.

20121031-002512.jpg

Calcinhas e cuecas

Prepare-se, haja mão para lavar toda essa sujeira e haja calcinha e cueca para a quantidade de trocas.
Se o seu filho está na escola, o ideal é verificar a orientação dada e atentar para a quantidade sugerida.

 

Livros

Alguns livros tratam desse importante momento com linguagem bem simples e lúdica. Não se espera que a criança aprenda pela leitura, mas saber que outras crianças (nem que seja na história) passam pela mesma situação e fazem daquela determinada maneira ajuda. Já tem livro que diferencia o desfralde do menino para a menina, o que é bem legal.

Sugiro os livros Meu penico, Hora do penico para meninos e Hora do penico para meninas.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Outros produtos que podem ajudar:

 

20121031-002434.jpg

 

Essencial para todo desfralde é sempre lembrar a criança quando é hora de ir ao banheiro. O relógio Potty Watch faz esse trabalho para você. Ele toca música e as luzes piscam, e acaba sendo impossível não lembrar da tarefa, mesmo durante uma brincadeira.

20121031-002445.jpg

Vocês já devem ter visto essa tabela de recompensas, elas servem para reconhecer as tarefas realizadas com sucesso pelos pequenos. A tabela do desfralde não é diferente, a cada dia sem xixi na calcinha um adesivo e colado.

20121031-002452.jpg

Para a prática de xixi ao alvo, vários adesivos podem ser colados no vaso sanitário. Você pode dar uma olhada na matéria que já fizemos.

 

 

 

Crédito de imagem: valentinapowers

Crédito de imagens dos produtos retirados dos próprios fabricantes.

Postagem anterior
Para ter boas noites de sono
Próxima postagem
Bagunça na casa, bagunça na vida

15 Comentários

  1. 1 de novembro de 2012 at 9:11 — Responder

    Eu sou mãe de menino e como tudo o que ouço os meninos demoram mais que as meninas em tudo. Rsrsrsrsrs
    Demoro um pouco mais para entrar nessa fase, mas não me esquecerei dessas dicas. E vou acompanhar as outras. Beijo

  2. Rachel Platenik
    1 de novembro de 2012 at 9:32 — Responder

    Ola!
    Sou mãe da Alice, 2 anos e 4 m, e encaramos a retirada da fralda há 2 semanas.
    Os livrinhos foram um super gancho desde que ela completou 2 anos. O tema da fralda e do penico foram se tornando presentes. O penico passou a fazer parte do banheiro e ela começou a perceber a mensagem, junto com o fato de outras crianças da turminha na creche começarem a usar o vaso.
    É uma nova fase que exige da gente uma nova postura, dá preguicinha … Mas é uma graça ver a criança se percebendo e aprendendo a se comunicar cada vez melhor.
    Queria sugerir na listinha de livros um que encantou a Alice: O que tem na sua fralda?

    Bjs meninas

    • Patricia
      1 de novembro de 2012 at 9:40 — Responder

      Rachel,

      Estou fazendo exatamente a mesma coisa, ufa. Se tiver novas dicas ou outros livros para recomendar estamos aqui de olhos e ouvidos abertos.

      Obrigada

  3. Ana Paula
    1 de novembro de 2012 at 16:34 — Responder

    Essas fraldas do tipo sobe e desce são faceis de achar??
    Nunca vi pra vender..
    Obrigada

  4. 6 de novembro de 2012 at 16:23 — Responder

    Meninas confesso que aqui ta sendo trabalhoso o processo de desfraldar!mas as dicas estão anotadas aqui!Ja conhecia essa fraldas e coloco no meu filho geralmente a tarde, quando ele faz xixi ele ja pede pra tirar!!
    bjus

  5. Tatiane
    21 de Março de 2013 at 20:20 — Responder

    Amei a dica de livros!!

    • Patricia
      24 de Março de 2013 at 18:10 — Responder

      Oi Tatiane,
      Eu gosto muito de contar histórias e o “Meu penico” é excelente para a ocasião.
      Boa semana.

  6. Débora Canuto
    17 de Abril de 2013 at 14:50 — Responder

    Gostaria de saber onde acho a tabela do desfralde.

    • Patricia
      17 de Abril de 2013 at 14:54 — Responder

      Oi Débora, qual tabela você procura?

  7. Cristina
    31 de outubro de 2013 at 12:41 — Responder

    Meninas
    Acabei de ver o site de vocês e achei o máximo!!!!!
    Estou no 06º dia do desfralde e é uma montanha de emoções…. Meu filho tem 2 anos e 8 meses e é muito esperto.. porém é muito genioso e quer controlar tudo (amigos, pai, mãe, professora, brincadeiras…) Quer tudo no tempo dele e não admite não controlar o xixi… Controla apenas segurar ou não mas as vezes sinto que ele queria mandar na vontade ou não de fazer…rs
    O primeiro dia foi um inferno.. atormentei o coitado de 05 em 05 minutos lembrando do xixi até que ele se irritou e não quis nem entrar no banheiro.. segurou por 04 horas o xixi e depois por 08 horas… mas fez 01 vez no penico e outra no banho… e uns 02 escapes…
    No segundo dia que achei q seria melhor ele fez um monte de escapes e 01 ou dois no penico… odeia a privada…
    Na escola foi melhor… fez até coco na privada e no dia seguinte não teve sequer escapes (segurou o xixi e o coco e não fez).
    Apesar dos escapes, ele faz na privadinha de criança na escola;;; Escolheu um banheiro especifico e na maioria das vezes vai com a tia (na hora q quer é claro… e se percebe q é importante pra nós grita que não quer e faz na calça praticamente na porta do banheiro).
    O difícil aqui em casa não tá sendo lidar com o desfralde em si, mas com a personalidade forte dele…
    Já tentei adesivos, recompensa, festa quando faz xixi… Ele odeia q pergunte se quer fazer e se não pergunto ele faz…se levo na marra ele não faz..
    Tem vezes q já vi que tem umas gotinhas na cueca e mesmo assim ele se recusa a ir no banheiro!!!
    Como fazer que ele vá sem que ache que está fazendo isso pq eu to mandando e sim porque ele quer…
    Alguma dica ???

    Obrigada

    Beijos
    Cris

  8. Shirlei
    31 de outubro de 2013 at 19:55 — Responder

    Socorro Meu Deus….. Comecei o desfralde esta semana com meu pimpolho de 2 anos e 4 m… está sendo uma loucura. Como é difícil esta etapa. Sinceramente achei que seria mais fácil, levar ao banheiro e fazer o xixi. Só na terça-feira foram 5 trocas de roupas, entre cuecas, meia, blusa, etc… Levo ele no banheiro e fico contando histórias e mais histórias… e ele acaba saindo e fazendo na calça. Mas sei que faz parte do processo. Gostaria de saber por quanto tempo acontece o desfralde. Uns falam 15 dias, outros falam em dois meses. Por favor me ajudem. Bjos

  9. 23 de junho de 2016 at 20:25 — Responder

    Aqui conseguimos e regredimos 🙁

    Mas não vamos desisistir.

    Ótimo post.

    Obrigda pelas dicas.

    Beijos.

  10. Barbara
    23 de outubro de 2018 at 12:08 — Responder

    Oi me chamo Bárbara, estou precisando de ajuda pois o desfralde de Laura que tem 2 anos e 10 meses havia acontecido sem problemas, mas com a chegada de Eloá ela passou a fazer xixi e cocô na roupa, gostaria de saber se volto a fralda ou incisto????? Socorro

Envie uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Voltar
COMPARTILHAR

Desfralde – Kit essencial