Intervenção Mundo Ovo – Drenagem linfática

Já te ensinamos como cuidar da pele durante a gravidez , agora no Especial Intervenção Mundo Ovo, vamos falar sobre o corpo. Um dos maiores medos é o de não voltar a vestir o velho jeans; acredite, vai demorar algum tempo, mas a tarefa não é impossível na maioria dos casos. Procurei a esteticista e massoterapeuta Simone Braga do Visage Coiffeur para me ajudar nessa tarefa, afinal é ela quem coloca a mão na minha massa (corporal) para recuperar os danos.

Como esteticista, muitas mulheres a procuram durante a gestação não só para se sentirem mimadas (no bom sentido), mas principalmente pela ideia de terem mais qualidade de vida não só nesse período, é um passo simples do cuidado consigo mesma do agora e para sempre.

Conversando com a Simone, ela diz que os principais motivos que levam gestante a procurar o tratamento de drenagem linfática são:

  • Prevenção e cuidado;
  • Cansaço e desconfortos;
  • Edema nas pernas, inchaços abdominais;
  • Dores nas pernas e na coluna.

As alterações causadas pelo fato de estarmos gerando um novo ser são muitas e bastante intensas, uma verdadeira festa hormonal. Não estranhe se a esteticista pedir a autorização do obstetra, é bem comum e necessário que seu médico autorize. Uma vez autorizada pelo obstetra as sessões poderão ser iniciadas logo nas primeiras semanas da gestação.

A seguir, a Simone lista alguns dos muitos benefícios que a drenagem pode proporcionar, incluindo também o pós-parto e a amamentação.

  • Estimula a circulação venosa e linfática, fazendo com que as dores sejam amenizadas e combatendo os edemas;
  • Estimula a lactação e a dessensibilização das mamas;
  • Previne e combate as varizes e também obtém-se a melhora no cansaço das pernas na gestação madura;
  • Regenera e aumenta a imunidade do organismo;
  • Ajuda na eliminação das toxinas produzidas.

Drenagem no pós-parto, é possível? Posso fazer drenagem ainda amamentando?

A resposta para essas duas perguntas é SIM. A drenagem é recomendada para mulheres que temem não voltar às suas medidas. Tenha em mente que a drenagem não é mágica e que cada organismo é diferente e a resposta irá variar de uma mulher para outra.

É possível recuperar a forma sim, a drenagem ajudará bastante se for acompanhada de hábitos saudáveis durante toda a gravidez, como a prática de exercícios orientados. Os cuidados com a alimentação e manutenção do peso também são essenciais.

O retorno das condições corporais anteriores ao período da gestação pode demorar de seis a dois anos após o parto.

Nos primeiros 30 ou 40 dias é aconselhável somente a DLM (Drenagem Linfática Manual) com um bálsamo neutro para essa massagem. Após esse período e ainda durante a amamentação, já é possível a ultilização de outros ativos tópicos. Após o término deste período, estão liberados todos os protocolos estéticos com ativos (antes proibidos) para a redução de medidas em alguns tratamentos além da drenagem.

Perguntei qual o maior ganho que podemos ter com a drenagem e recebi essa linda resposta: “Considero que um benefício essencial para a gestante é a aceitação e o conhecimento do seu corpo e das mudanças em cada etapa, proporcionando bem estar emocional e aumentando o vínculo com o seu bebê desde a barriga.”

Antes de fazer, certifique-se que o profissional escolhido domine a técnica e tenha com experiência.

 

Crédito de imagem: yachtfan

Postagem anterior
Bolsas tiracolo: liberte-se!
Próxima postagem
Almanaque da grávida descolada

Sem Comentários

Envie uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Voltar
COMPARTILHAR

Intervenção Mundo Ovo – Drenagem linfática