Segurança sobre rodas para pequenos

Em uma caminhada no parque ou na orla, é comum vermos crianças passeando de bicicleta com seus pais, e, infelizmente, ambos sem nenhum tipo de equipamento de segurança. Com o uso cada vez mais frequente de bicicletas como meio de transporte, e não mais apenas por diversão ou atividade física, o número de acidentes tem aumentado nas grandes cidades. As estatísticas mostram que a cabeça é a parte do corpo mais atingida. Danos maiores podem ser evitados com algumas medidas simples como equipamentos de segurança para pequenos ciclistas.

O primeiro passo é saber se o seu filho tem idade suficiente para dar o primeiro passeio de bicicleta. A Academia Americana de Pediatria não recomenda que menores de 10 meses de idade tenham essa experiência. Alguns pediatras fazem restrições até os 12 meses completos. O motivo? A combinação velocidade, trepidação e curvas acentuadas proporcionam grande demanda dos músculos do pescoço do pequeno, que ainda não está tão bem preparado assim.

Por mais simples que seja o passeio, deve-se considerar sempre o uso do capacete e também o suporte (cadeirinha) ideal onde o seu filho, pequeno ou grande, vai estar sentado durante o passeio. O capacete deve ser apropriado para a idade da criança, não devendo estar pequeno ou apertado, muito menos folgado. Lembre-se que em caso de algum acidente, o objetivo é absorver o impacto e não causar outros danos decorrentes do mau uso do acessório.

Sabemos que, às vezes, pode ser difícil colocar e manter o capacete na cabeça dos pequenos. Separamos alguns modelos aqui  que temos certeza que vão fazer sua princesa ou o seu homem-aranha mudar de ideia.

Os suportes frontais (assentos ou cadeirinhas), por motivos óbvios, são os mais utilizados em passeios com os pequenos. Dessa forma eles ficam sob sua supervisão durante todo o tempo e você se comunica com ele sem maiores problemas. Infelizmente, esses assentos são os mais instáveis, pois ficam logo na frente, desestabilizando o centro de gravidade da bicicleta. Também são os primeiros a sofrer impacto em caso de acidente, e ainda bem, estão sumindo do mercado.

Se você optar por cadeirinhas que fiquem encaixadas na parte traseira da bicicleta, indicada apenas para crianças maiores, certifique-se que venham com cinto de segurança e, principalmente, tenham apoio para os pés, minimizando assim o risco de que os pés da criança fiquem presos nos raios do pneu da bicicleta.

A Baby Bike é um novo tipo de cadeirinha, cada vez mais popular. Ela é considerada mais segura por sua localização privilegiada entre o guidão e você. Seu filho fica praticamente no seu colo. Controle, comunicação, conforto e você bem pertinho para protegê-lo em caso de algum possível acidente.

Se o seu filho já anda de bicicleta sozinho, além do capacete é importante que ele tenha uma bicicleta própria para o tamanho dele. Ele deve ser capaz de colocar os dois pés no chão. O ideal é não ter o triângulo entre o banco e o guidão, assim fica mais fácil dele conseguir entrar e sair da bicicleta sem correr o risco de cair. Correias devem ser protegidas e a pega do freio não deve ser do tipo guilhotina.

Joelheiras e cotoveleiras evitam arranhões comuns à prática do esporte, porém alguns tipos acabam restringindo os movimentos das crianças e tornando o passeio menos seguro. É indicado o uso de roupas confortáveis e coloridas, desse jeito os pequenos ficam mais visíveis.

É importante que pais e crianças tenham domínio do ambiente onde estão pedalando. Evite, sempre que possível, lugares onde haja trânsito intenso. Um ciclista cauteloso presta atenção em tudo o que acontece ao seu redor, se tem muitos pedestres, ciclistas correndo, animais na ciclovia, para evitar acidentes.

Bom passeio!

Postagem anterior
Guerreiros sobre rodas – Capacetes para pequenos ciclistas
partos em londres
Próxima postagem
Mãe no mundo - Capítulo Londres

Sem Comentários

Envie uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Voltar
COMPARTILHAR

Segurança sobre rodas para pequenos