Ter bebês é caro (e isso não tem nada a ver com enxoval)

Vacinas, fórmulas, consultoras… Ter bebês é caro e isso vai muito além dos gastos com enxoval

Lembro de comentar com minhas amigas, quando ainda estava no segundo trimestre da gravidez, que – meu deus – era tudo muito caro, ter bebês é caro. Eu estava planejando o enxoval do Martin, nessa época. Fiz uma planilha super completa com preços, variáveis e marcas. Decidi o que era indispensável e o que era um luxo bobo, o que eu realmente poderia precisar e o que não era pra mim.

Com todo planejamento e pesquisa, consegui me manter no orçamento (ufa). Depois do enxoval feito, a missão estava cumprida e, agora, eu só precisaria pensar em grandes gastos bem mais pra frente. Certo? Infelizmente, não.

a conta além do enxoval

ter bebes e caro

Toda vez que falamos em ter filhos, somos lembrados do quanto é caro sustentar uma criança. Eles precisam ser matriculados na escola, na aula de inglês, precisam de roupas novas, o sapato fica pequeno, querem fazer futebol, dança, querem presente de Natal, ficam doentes.

Quando falamos de bebês, a conta sempre contabiliza o enxoval: roupinhas, cueiros, babá eletrônica, bomba de leite, carrinho… Tudo isso é caro, sim. Mas o gasto com bebês vai muito além disso – e eu só descobri on the job.

O que ninguém me falou – e eu estou te falando agora – é que ter bebês é caro pois, antes da mensalidade escolar, o seu orçamento vai ser esburacado por:

vacinas

Apesar de termos uma rede pública de vacinação que é referência na América Latina, algumas vacinas ainda não são oferecidas nela. É uma opção sua dar ou não tais vacinas: se elas estão fora da rede pública, elas não são obrigatórias no calendário de vacinação infantil. Se você optar por dá-las, saiba: elas são caríssimas.

Na rede particular, uma vacina pode custar 670 reais a dose, outra mais em conta custa 500, 400. No mesmo dia, costuma-se aplicar mais de uma vacina, aumentando ainda mais o gasto. Que é mensal. Preparou o orçamento?

consultora de amamentação e/ou leite artificial

Eu não tive dificuldades para amamentar e, até agora, Martin não precisou de complemento. Mas algumas amigas não tiveram o mesmo privilégio e eu pude acompanhar dois processos: o de introdução do leite artificial e o de contratação de uma consultora de amamentação.

A consultora chega a cobrar 300 reais por visita domiciliar (mas todas as conhecidas que precisaram disseram não se arrepender nem um pouco, vale dizer). Já em relação à fórmula, o que pegou foi o preço do produto.

As latas de LA recomendadas pelos médicos chegam a custar 170 reais por 800g de produto (sim, existem mais baratas, vai depender do que o bebê precisa). Segundo o que ouvi de conhecidas, um bebê de até seis meses consome duas latas por semana. Fez a conta? São oito latas por mês, durante seis meses. E você achando que gastos dessa grandeza iam ser só com a escola. Ter bebês é caro, amiga.

creche ou babá?

Acabou a licença maternidade e você precisa de alguém para ficar com o bebê no horário comercial. Prepare-se para dispensar boa parte do seu orçamento mensal em creche ou babá. Seja qual for a sua escolha ou os motivos para fazê-la, saiba que ambas são opções bem caras.

Os valores variam de cidade para cidade, mas provavelmente serão acima do que você imagina. Mesmo quando consideramos as creches do estado, temos que pensar que o horário não costuma ser integral e você vai precisar “complementar” o cuidado. Se você tiver um parente disposto a cuidar do bebê, se agarre a essa possibilidade.

fraldas

Se você fez chá de fraldas ou já foi a algum, sabe o preço que custa um pacote delas. Mas você sabe quantas um bebê usa por dia? No primeiro mês são cerca de 10 por dia. Depois esse número cai para 5 a 8 fraldas diárias. Dificilmente você vai achar uma fralda de qualidade que custe menos de 1 real por unidade. Na conta, é um pouco mais de trezentos reais por mês durante anos. Anos.

Ah, a fralda de pano é uma alternativa. O gasto mensal é infinitamente menor, mas há o investimento inicial. Você pode ler sobre elas aqui.

Aliás, para todos esses gastos, existem alternativas mais baratas ou até sem custo nenhum. Mas ter bebês é caro mesmo assim. Há mais para colocar na conta de um bebê saudável: remédios e vitaminas, festinhas, idas ao médico, gastos com ar-condicionado e ventilador, e muito mais. O enxoval é só o primeiro dos sustos.

Parto de Lótus
Postagem anterior
Você sabe o que é Parto de Lótus?
Como lidar com crianças agressivas
Próxima postagem
Como lidar com crianças agressivas

Sem Comentários

Envie uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Voltar
COMPARTILHAR

Ter bebês é caro (e isso não tem nada a ver com enxoval)