Seu bebê precisa de uma consultoria de sono?

Entenda mais sobre o sono e se uma consultoria de sono pode beneficiar a sua família

 

Você consegue pegar no sono todos os dias no mesmo horário? 22h30m em ponto? Se eu te pedir pra ir dormir agora, exatamente agora, neste exato momento você conseguiria? Talvez não. Até pela pressão que eu estou colocando aqui!

É por isso que rotinas muito rígidas muitas vezes não funcionam… Estamos falando de seres humanos, não de robôs!

Então, antes de eu dizer o que é a consultoria do sono, preciso esclarecer mais sobre o que é o sono e porque precisamos dormir.

 

O que é o sono e como ele funciona?

 

Embora o sono represente um período de descanso, segundo a Liga Acadêmica do sono da UNIFESP “O sono trata-se de um processo ativo envolvendo múltiplos e complexos mecanismos fisiológicos e comportamentais em vários sistemas e regiões do sistema nervoso central”.  Quando os bebês e crianças pequenas dormem, seus cérebros estão super ocupados construindo conexões.

Para melhor entendimento, vamos dividir o sono em três elementos:

Neurológico – Como o sono se organiza

O sono se divide em 2 grandes grupos, cada qual com suas características: sono NREM (movimento não rápido dos olhos) e sono REM (movimento rápido dos olhos).

O sono NREM é o primeiro a acontecer durante a noite. Este é o sono restaurativo, onde ocorre o descanso profundo e menor atividade. É neste sono que acontece o sonambulismo e terror noturno.

No sono REM armazenamos tudo o que ocorreu durante o dia, é essencial para a atenção, memória e equilíbrio. É o estágio dos sonhos, um sono leve…Os olhos se movimentam e há bastante atividade cerebral.  A respiração é irregular. Os batimentos cardíacos e a pressão arterial aumentam.

 

Biológico – Como o sono funciona

Existem 2 fatores biológicos que determinam o sono: O ciclo circadiano e a pressão do sono:

Pressão do sono – Simplificando, é um mecanismo que funciona da seguinte maneira: Quanto mais tempo acordado uma pessoa fica, mais pressão de sono tem.

Ciclo circadiano – Este processo é também um poderoso fator para o nosso sono. A saúde do seu sono e bem-estar depende do bom funcionamento do seu ciclo circadiano (que comumente é chamado de Relógio Biológico)

 

Comportamental

O comportamento é certamente um componente importante do sono.

Ritual do sono: É, sobretudo, o conjunto de ações cujo objetivo é fazer uma transição amorosa e tranquila para o momento do sono.  Não existe um ritual padrão, precisa ser o que agrada os pais e o bebê.

Associações de sono: Bebês não sabem dormir sozinhos e precisam dos pais e/ou cuidadores. Associações são necessárias, então particularmente não acredito em bom ou mal hábito. Acredito naquilo que funciona, ou não para a família. Comparativamente são associações: mamar para dormir, balançar, caminhar, colo em uma poltrona, dançar…

 

Seu bebê precisa de uma consultoria de sono?

 

Por que precisamos dormir?

Precisamos dormir porque “Nós humanos, organizamos e fixamos nossa memória durante o sono. Nós nos curamos melhor e mais rápido durante o sono, o sono nos ajuda a combater as doenças, e ajuda o desenvolvimento do cérebro dos bebês. Sem sono, nós rapidamente perdemos a habilidade em pensar racionalmente e com clareza. Nós ficamos mais irritados, mais emocionais e até depressivo. Nossa memória também é afetada. Nosso corpo dói, temos menos energia, e nosso reflexo e reações diminuem. Ganho de peso e algumas doenças podem acontecer com mais facilidade quando não dormimos o suficiente. Então, sim, o sono é importante e nós não somos felizes e até saudáveis quando não dormimos o suficiente.”

E onde entra a consultoria do sono?

Como vocês puderam perceber o sono é bem mais complexo do que se imagina. Ele é afetado não apenas pelo o que acontece a noite, mas durante todo o dia. Ele também é influenciado pelo comportamento dos pais e temperamento do bebê.

Resolver as dificuldades do sono é como resolver um quebra-cabeças, mas não somente. O trabalho da consultora do sono é juntar as peças, encontrar a raiz do desafio e criar um Plano 100% personalizado.

 

Um plano de sono? Não, nem sempre, mas provavelmente.

Cada consultora tem sua metodologia de trabalho. Algumas trabalham com treinamento do sono, outras oferecem um trabalho holístico do sono, isto é, observam todos os fatores que podem influenciar no sono da criança.

Observam a família, o ambiente do sono, rotinas e rituais, conexão e apego, nutrição, atividades e muito mais. Existem ainda consultorias que trabalham somente com a “guiança” dos bebês. Nesta consultoria a família se adequa as necessidades do bebê e não existem horários estipulados de sono.

 

Qual o passo a passo para contratar uma consultoria do sono?

1 – Em primeiro lugar, reflita se você realmente tem um problema. Tenha expectativas reais.

2 – Verifique se a consultora é certificada e sua formação

3 – Faça uma pesquisa sobre a consultora. Leia seus posts, blog e site

4 – Acima de tudo, veja se você se identifica com seu estilo de trabalho da consultora. Qual sua filosofia de trabalho? E por fim: quais métodos ela usa?

5 – Marque uma conversa com a consultora. É muito importante a afinidade com esta pessoa! A maioria das consultoras oferece um primeiro contato sem custo.

6 – A consultoria é realmente o que você precisa?

7 – Você se sente segura e confiante?

8 – E por fim: você está pronta para mudanças?

 

A consultoria vai tirar você da sua zona de conforto. Não existe varinha mágica, você precisará de dedicação e de uma boa comunicação com a consultora. Como resultado, meu papel como consultora vai além de “resolver problemas” e adicionalmente proporcionar maior qualidade de vida, mais equilíbrio e, consequentemente, mais sono.

 

 

Imagem destacada: Dakota Corbin para Unsplash

Imagem interna: Nynne Schrøder para Unsplash

Postagem anterior
Documentário mostra a importância das bonecas negras
amamentação cruzada
Próxima postagem
Amamentação cruzada é proibida, entenda por quê

Sem Comentários

Envie uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Voltar
COMPARTILHAR

Seu bebê precisa de uma consultoria de sono?