Primeira Ministra da Nova Zelândia anuncia que está grávida

A primeira Ministra da Nova Zelândia, Jacinda Ardern, acaba de anunciar que está esperando seu primeiro filho. Ela descobriu a gravidez 6 dias antes de assumir o cargo, em outubro de 2017, porém esperou uns meses para dividir a novidade.

A notícia foi muito bem recebida no país e foi considerada um passo importante na luta pelos direitos das mulheres, provando que não é preciso escolher entre carreira e maternidade. Ao ser perguntada como ela conciliou os enjoos matinais com o governo, ela respondeu:  “É isso que as mulheres fazem! Não sou a primeira mulher a trabalhar e ter um bebê.”

Ardern, que tem 37 anos, vai tirar apenas 6 semanas de licença maternidade – na Nova Zelândia são 22 semanas de licença remunerada. E seu companheiro, Clarke Gayford, vai ficar em casa cuidando do bebê quando ela voltar ao trabalho.

A Nova Zelândia tem um histórico antigo de destaque no direito das mulheres. Foi o primeiro país onde as mulheres tiveram direito a voto, em 1893. Para se ter uma ideia, as mulheres não podiam votar nos Estados Unidos até 1920. Jacinda Ardern é a terceira primeira ministra mulher no país.

Pouquíssimas mulheres no mundo estiveram grávidas enquanto estiveram no poder. Entre elas, Benazir Bhutto, que deu à luz enquanto era Primeira Ministra do Paquistão em 1990.

 

Veja alguns trechos do depoimento da Primeira Ministra:

Primeira Ministra da Nova Zelândia anuncia que está grávida
(Photo by Hannah Peters/Getty Images)

 

“Clarke e eu estamos muito animados em anunciar, como vocês já sabem, que estamos esperando nosso primeiro filho em junho. Nós ainda estamos nos acostumando a dizer isso em voz alta, porque estávamos guardando essa notícia já faz um tempo.

Eu não sou a primeira mulher a trabalhar e a ter um filho. Eu sei que essas são circunstâncias especiais, mas sei que tiveram muitas mulheres que fizeram isso bem antes de mim. Eu admiro essas mulheres. E vou passar a compreendê-las melhor a em breve, assim como eu passei a simpatizar com todas as mulheres que sofrem de enjoos matinais durante a gravidez.

Eu estou animada. Nós estamos animados e sabemos que juntos vamos fazer isso dar certo e a Nova Zelândia vai nos ajudar a criar nosso primeiro filho.

Eu com toda a certeza não sou a primeira mulher a dar conta de muitas tarefas ao mesmo tempo, e em termos de ser uma mulher na politica, existem muitas outras mulheres que abriram esse caminho e foram conduzindo o caminho, que tornaram possível que as pessoas olhem para o meu período de liderança e pensem, sim, eu posso fazer o trabalho e ser mãe”.

 

 

 

Fotos Hannah Peters/Getty Images

 

competicao entre maes de bebes
Postagem anterior
A competição entre mães de bebês
Próxima postagem
Quando você sabe que quer um novo bebê?

Sem Comentários

Envie uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Voltar
COMPARTILHAR

Primeira Ministra da Nova Zelândia anuncia que está grávida