O que levar na mala da maternidade?

Descobrir o que levar na mala da maternidade não é uma tarefa assim tão simples. A internet está cheia de listas das mais variadas e com tanta, mas tanta, opção fica difícil saber o que está “certo”.

Afinal, definir o que levar na mala da maternidade pode causar muitos dilemas. Queremos estar preparadas para todos os cenários, mas evitando encher a mala de coisas desnecessárias. Queremos fazê-la logo para acalmar a ansiedade de mais uma tarefa a ser cumprida, mas vê-la pronta nos lembra que o parto está chegando e aí haja ansiedade.

o que levar na mala da maternidade

a breve história de como montei a mala da maternidade toda errada

Com mais ou menos 32 semanas de gravidez, eu fiquei de repouso e isso me rendeu algumas horas de tédio. Nesse vácuo de tarefas, eu resolvi que era uma boa hora para pesquisar sobre o que levar na mala da maternidade. O problema foi: entre os muitos e muitos links sobre o assunto, eu fiquei totalmente confusa.

Tudo que eu lia, ouvia e assistia, eu questionava: “mas precisa mesmo?”. Então, eu deixei pra lá. Isso mesmo. Achei que era cedo, que não valia a pena me estressar, que outra hora eu resolvia. E aí, gente, aí, de repente, ficou tarde. Estava com 36 semanas e nada preparado.

Surtei de leve. Tive alguns impulsos de arrumação, separei uma meia dúzia de coisas e dei as malas como prontas.

Fiz tudo errado e a minha sorte foi que liguei para minha mãe: “Preciso que você venha conferir pra mim a mala de maternidade, porque deve estar faltando alguma coisa”. Não estava faltando alguma coisa. Faltava TUDO, tanto na minha mala quanto na do bebê.

E três semanas depois, com as malas já corrigidas por mamãe, eu entrei em trabalho de parto.

como minha mãe montou a minha mala da maternidade e porque ela foi salvadora

Minha mãe, a salvadora da pátria, não só adicionou vários itens na minha mala, como saiu correndo pra comprar coisas que eu não tinha dado a menor importância. E foi essencial. Acabei fazendo uma cesárea de emergência que me fez ficar de quarta a sábado na maternidade. Se não fosse ela, eu teria esquecido de calcinha à escova de cabelo.

o que levar na mala da maternidade

No fim, a minha mala ficou assim:

  • Três “camisolas”: eu comprei três macaquinhos de dormir, na Victoria’s Secret. De malha, muito fáceis de vestir, muito simples de abaixar para amamentar, já com shortinho “embutido” e bem bonitos. Usei dois, mas só porque fiquei quatro dias e não sujei nenhum.
  • Dois robes: eu achei um exagero de início, porque achei que não ia usar nem um. Acabei usando os dois, porque um sujou. Tem que lembrar que é muito provável que você se suje de sangue, leite ou cocô/xixi do bebê.
  • Quatro calcinhas pós-parto: eu não sabia que ia ficar quatro dias, então foi na conta. Eu tinha levado calcinhas normais, mas nestes dias críticos, as calcinhas pós-parto foram essenciais
  • Dois sutiãs de amamentação: comprem sutiãs de amamentação. Eu achava que era só usar um normal, mas nada substitui um sutiã de amamentação nesse início. Ainda bem que minha mãe comprou e colocou na minha mala.
  • Um par de chinelos: para andar pela maternidade e para sair dela com o pé muito muito inchado, socorro, não achei que ia inchar tanto.
  • Um vestido para sair da maternidade: quando escolher sua roupa para sair da maternidade, lembre-se que você vai estar com uma barriga de tipo seis meses ainda. Tem que ser confortável, soltinha e fácil para amamentar com ela.
  • Cinta : achei que não ia usar, mas fez muita diferença na minha postura e para eu voltar a ter segurança de me mover. Assim que cheguei em casa, comprei mais uma.
  • Na nécessaire: levei e usei shampoo, condicionador, sabonete líquido, escova de cabelo, hidratante anti-estrias, pomada de lanolina, escova e pasta de dente, absorvente noturno e desodorante. Alguns comentários: a maternidade dava shampoo e condicionador, mas nada substitui o nosso próprio cheiro, eu acho. Sabonete líquido é melhor que o em barra porque não escorrega pro chão. Hidratante anti-estrias você ainda vai precisar no pós-parto, não esqueça. Pomada de lanolina é indispensável porque o bebê ainda está aprendendo a pega e pode machucar o peito.
  • Miscelânea de coisas que eu precisei: prendedor de cabelo, absorvente de seios, carregador de celular, meias, documentos

o que levar na mala da maternidade

o que levar na mala da maternidade do bebê: uma lista minimalista (ou quase)

Todo mundo me falou: não compra roupa de recém-nascido, não vai usar quase nada. Pois quando eu fui fazer a mala dele, ele simplesmente tinha algo em torno de quatro bodies RN e um macacão. Me deu uma crise.

Todos os sites sobre o que levar na mala da maternidade diziam para colocar pelo menos cinco conjuntos de body+calça+macacão. Martin tinha exatamente nenhum conjunto de nada. Corri no site da Carter’s (aproveitando a volta de viagem alheia) e comprei conjuntos que eles chamam de Take me home (macacão, meia e gorrinho) e Sleep and Play (body, calça e macacão).

Então, a mala do Martin ficou assim:

  • Cinco conjuntinhos de body + macacão + meia*: todo mundo recomenda que coloque uma calça por baixo do macacão, mas eu achei um exagero para um bebê nascendo no fim de setembro. Não sentimos falta e ele não sentiu frio. Era um conjunto para sair da maternidade, um para ser a primeira roupinha da vida e outros três para viver.
  • Dois bodies extras: porque bebês se sujam.
  • Dois gorros: acho que não precisa de mais, a não ser que você queira um pra cada look. Também pode. Mas não usamos muito, ele é um bebê calorento e o gorro ficava caindo.
  • Cueiros e paninhos: foram cinco cueiros, dois swaddle e duas fraldas de pano pra cobrir a roupa das visitas. Cinco cueiros foi um número exagerado, podiam ter sido dois.
  • Levei, mas usei os da maternidade: pomada de assadura, pacote de fraldas, álcool pro umbigo, cotonete/algodão, lenço umedecido.

*Separe os conjuntos da forma que você quer que eles sejam usados, se isso importa para você. Tudo bem se não importa. Algumas pessoas separam em saquinhos numerados (1o dia, 2o dia etc). Eu enrolei cada conjunto de roupinha + meia em um cueiro específico, só pra separar. Ficou muito mais fácil na hora de vestir o bebê e fazer as trocas.

Sim, essas foram malas enxutas e minimalistas

Acreditem, tanto a minha mala quanto a dele estavam cheias apenas com o básico. Quase tudo foi usado. Se eu tivesse tido o parto normal planejado e ficado apenas 24h no hospital, teria sido um exagero. Mas é melhor estar preparada para todos os cenários, certo? Então, saiba que sim, parece sempre muito, mas pode não ser.

Ainda tem vários itens que reinam nas listas de o que levar na mala da maternidade e que eu achei dispensáveis – mas podem ser essenciais para você como maquiagem e secador de cabelo. Vai do que você acha que vai precisar.

E não se esqueça de levar as malas para a maternidade, como eu fiz. Mas isso já é outra história.

Postagem anterior
Mãe, eu não quero mais ouvir
quarto trimestre da gravidez
Próxima postagem
Saiba o que é o quarto trimestre da gravidez e por que é tão importante

Sem Comentários

Envie uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Voltar
COMPARTILHAR

O que levar na mala da maternidade?