Cinta pós-parto, usar ou não usar?

Domingo agora estava conversando com uma amiga que tem um filho de 3 anos e outra que está grávida. Depois de discorrermos pelos mais variados temas da maternidade, começamos a falar sobre cintas pós-parto. Perguntei qual era a recomendação médica atualmente. Lembro que na época do meu primeiro filho, há 12 anos atrás, mesmo tendo feito uma cesárea, meu médico não recomendou o uso.

Minha amiga, que teve uma cesárea, disse que teve a recomendação médica para o uso. Ela contou que a experiência foi ótima, que se sentiu mais confortável e segura com a cinta. A Nina também teve recomendação médica pós-cesárea de usar a cinta: “Amei, fiquei obcecada. Fui da M pra P, pra PP em 15 dias e me senti mais segura (ajuda muito na postura, principalmente pós cesárea) e mais bonita também”.

Já a Camila, que também teve uma cesárea, não usou porque ela acha desconfortável para o tipo corpo dela: “Eu sou muito gorda. Cintas são desconfortáveis pra mim. Odeio. E a minha médica disse que era uma coisa mais estética, de dar segurança do que qualquer outra coisa”.

Fiz a mesma pergunta na minha aula de yoga, que é dada por uma enfermeira obstetriz. Ela não recomenda o uso no caso de parto normal. Disse que muitas pessoas falam que a cinta ajuda colocar a musculatura no lugar mais rápido, mas não é bem assim, pois os músculos trabalham mais sem a cinta, porque são mais estimulados.

Existe um consenso sobre o uso da cinta pós-parto entre os especialistas?

Pesquisando sobre o assunto, percebi que a recomendação do uso ou não da cinta pós-parto depende do médico. Antigamente a maioria dos médicos recomendavam o uso após uma cesariana. Hoje em dia, os especialistas divergem. Portanto, é muito importante que você converse com o seu médico a respeito!

Ao que tudo indica, o grande benefício da cinta é o conforto e segurança que ela traz, ajudando a mulher a se movimentar e se locomover com mais facilidade depois de uma cesárea. A cinta ajuda a manter a postura e deixa a mulher mais ereta. Muitas mulheres falam também no benefício da cinta para a autoestima, que fez com que elas se sentissem mais bonitas no pós-parto.

Porém, muitos especialistas dizem que a cinta não ajuda os órgãos a voltarem pro lugar, não ajuda a perder peso, nem combate a flacidez. E ainda defendem que o uso constante impede os músculos de se movimentarem e atrapalha o fluxo sanguíneo.

No caso de parto normal, não há a recomendação do uso. Mas se a mãe decidir usar mesmo assim, isso só deve ser feito depois do primeiro mês, quando o útero já estiver no lugar, segundo esse link.

 

 

Cuidados

 

  • É preciso tomar cuidado para que a cinta não traga problemas de cicatrização. Se ela for muito apertada pode prejudicar a irrigação do sangue. A cinta deve ser confortável e não apertar muito a barriga.

 

  • Outro ponto a se observar é se certificar que a cinta não fique raspando direto no corte da cesárea. Para evitar isso é aconselhável protegê-lo com um curativo ou gaze.

 

 

  • Atenção com a limpeza da cinta! Se ela estiver muito úmida por causa do suor, pode virar um fonte de bactérias e causar infecções.

 

Alguns dos modelos disponíveis no mercado:

Shopping da gestante

Vocês usaram cinta? Tiveram recomendação médica? Conta pra gente?

 

*A cinta em destaque na foto é da Plié

 

smash the cake
Postagem anterior
Smash the cake: os problemas e dilemas dessa moda
Próxima postagem
A única coisa que você precisa saber antes de comprar roupa para o bebê

Sem Comentários

Envie uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Voltar
COMPARTILHAR

Cinta pós-parto, usar ou não usar?