Bebês devem usar sapatos?

Bebês devem usar sapatos? Não. E antes que você se assuste: não devem, mas se quiser até pode. Vem cá!

Sapatos de bebês talvez sejam as coisas mais fofas de todo o mundo. Aqueles mini-tênis, mini-sandálias e mini-botinhas são, sem dúvida, irresistíveis. Entrando em qualquer loja de enxoval ou de roupas para crianças, você encontra uma variedade ótima exposta, quase pedindo para ser comprada. Mas bebês devem usar sapatos?

Pois é, não deveriam. Existem muitos artigos por aí que condenam o uso de sapatos por crianças pequenas. E aparentemente eles estão “conquistando” cada vez mais adeptos. Eu sou dessas que não acha que bebês devem usar sapatos e, olha, desde que eu fiquei grávida isso é uma questão familiar complicada.

Enquanto a (minha) família diz que o bebês devem usar sapatos, especialistas dizem que não. Kevin Geary, autor do livro Revolutionary Parenting, disse ao Washington Post que bebês não devem usar sapatos porque ficar descalço torna pés e pernas mais fortes, torna o corpo mais ágil e menos suscetível a lesões/machucados.

bebes devem usar sapatos sim nao

“Mas nem um chinelinho nesse chão frio?”

Não, tia Cátia. É até importante que o bebê sinta o chão mais frio. Segundo o mesmo especialista, pés descalços aumentam a propriocepção (a captação de informação sobre a localização e o movimento do corpo através dos sistemas de sentido). Ou seja, é extremamente importante para a consciência corporal do bebê e da criança.

Além disso, pés são uma das partes mais sensíveis de todo o corpo humano. São mais de 200 mil terminações nervosas que nós cismamos em cobrir com sapatos duros e manter longe do chão. Não é à toa que a medicina oriental tem tratamentos milenares que envolvem os pés.

A pediatra Kacie Flegal também responde não à pergunta “bebês devem usar sapatos?”. Segundo ela, enquanto os pézinhos de bebês sentem, se movem e se equilibram nas superfícies que eles estão explorando, eles mandam informações para o cérebro. Isso cria foco e consciência sobre o andar e sobre se mover no espaço.

“Mas o bebê vai pegar doenças!”

Olha, tio Robson, provavelmente não. Nossa pele e nossos pés são feitos para nos proteger de organismos indesejáveis. Existem muito mais germes e doenças que estão ao alcance das mãos do que dos pés. Para infecções “subirem” pelo pé, as condições tanto do pé quanto do chão devem ser próximas de calamitosas em termos de sujeiras e feridas.

E a verdade é que essa insistência para eu vestir os pés do bebê vem desde que ele era recém-nascido. Muito antes de ele pensar em colocar os pés no chão, eu já ouvia que bebês devem usar sapatos porque sapatos são fofos, lindos e quentinhos. Mesmo o bebê tendo nascido no final de setembro e não usando mais do que um bodyzinho.

Não sei quantas vezes eu expliquei que não era pra dar sapatos para o bebê. Que sapato era pesado, quente e atrapalhava. Fui lida como louca quando disse que sapatos mudavam a forma dos pés em adultos (é real!), imagina só o que faz com um pé que é basicamente cartilagem?

bebes devem usar sapatos

Porque sapato de bebê é tão bonitinho…

Ok, tia Cleide, são mesmo. Mas eu sinceramente não acho que vale a pena sacrificar tantos benefícios por causa de um enfeite. Sim, para bebês sapatos não passam de enfeites. Pior. Podem ser enfeites perigosos.

Sandálias e chinelinhos com tiras aumentam muito o risco de tropeçar, principalmente em bebês que estão aprendendo a andar. Sapatos fechados e tênis favorecem o aparecimento de fungos. Se tiver um micro saltinho que seja, já é um risco enorme para torções e quedas. Já pensou?

Eu entendo que, em algumas famílias, o andar de sapatos (mesmo dentro de casa) é um hábito que passa de geração para geração. Um tipo de hábito difícil de desconstruir. Então, se você quiser colocar sapatos no seu bebê, aqui vão algumas dicas de como fazê-lo de forma segura.

se você for calçar o seu bebê…

  • Evite sapatos pesados e cheios de detalhes fashion.
  • Se está frio, meias anti-derrapantes fazem o serviço muito bem.
  • Tente deixá-los sem sapatos pelo menos no ambiente controlado de casa, no chão que você sabe que está limpo e sem objetos cortantes.
  • Veja se o sapato tem solas flexíveis que acompanham o desenho dos pais. Melhor ainda se deixarem os dedinhos se espalhar, sem apertar.

No fim, é uma escolha dos pais sobre o que é melhor para cada bebê, como quase sempre. Mas não esqueçam de pesar os prós e contras antes de tomar a decisão – e antes de gastar os tubos numa mini galochinha de unicórnio.

referências:
https://www.bellybelly.com.au/baby/babies-should-go-barefoot-while-learning-to-walk/
https://www.washingtonpost.com/news/parenting/wp/2016/02/29/why-kids-should-go-barefoot-more-and-probably-adults-too/?noredirect=on&utm_term=.a9f02d91c629

Postagem anterior
Quando João ficou sem palavras: o livro que traz um novo olhar sobre o bullying
Próxima postagem
SMILF: série imperdível sobre a maternidade solo

Sem Comentários

Envie uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Voltar
COMPARTILHAR

Bebês devem usar sapatos?