Como resolver conflitos usando bom humor

Aqui em casa, pelo menos, não existe maneira melhor do que resolver conflitos usando bom humor. Victoria e eu somos duas mocinhas de pavio curto, então é comum a coisa escalar para uma gritaria que não é nem um pouco saudável para nenhuma de nós duas. Fora que, naturalmente, quando as duas estão gritando, ninguém está ouvindo.

Quando a situação estava particularmente difícil aqui em casa, eu já acordava sabendo que seria um festival de mau-humor. Ela estava intransigente e eu, sem paciência. Resolvi começar a ler sobre formas de quebrar essa tensão. É muito difícil quando não existem outras pessoas para acalmar os ânimos, agir como um escudo mesmo. Sendo só nós duas, a coisa fica feia e somos nós que precisamos resolver nossos conflitos. E eu descobri que bom humor é a melhor solução.

Um dia, acho que ela tinha uns 4 anos, perguntei o que ela queria lanchar. Dei umas duas ou três opções, no que ela me responde um “nada” com o maior mau humor. Saí calada, peguei um prato vazio, arrumei a mesinha dela com tudo que tinha direito e coloquei o prato vazio. Victoria, está aqui seu “nada”.

Ela me olhou espantada. E depois começamos a rir e fomos fazer pipoca.

Agora, mais velha, ela não queria fazer dever de casa. Eu disse que assim ela não iria trabalhar o cérebro dela para funcionar rápido e ficar inteligente. Quando ela começou a argumentar, eu falei: “não estou te entendendo, acho que você está falando devagar, seu cérebro já está parando?” E saí do quarto. Ela começou a falar rápido e eu fazendo cara de que não tava entendendo. Começamos a rir e fomos fazer o dever de casa com o espírito mais leve.

Às vezes, acho que tem aquela coisa de ver até aonde ela consegue ir, testando os limites. Outras vezes é só o mau-humor normal mesmo. Nem todo dia a gente acorda boa, né?

Como resolver conflitos usando bom humor

Mas a verdade é que bom humor é bom em todas as relações:

  • Forma vínculos mais fortes
  • Suaviza as diferenças de pensamento e tensões
  • Coloca as coisas em perspectiva. Poucas coisas nessa vida são tão sérias que precisa dessa dureza de uma vida sem bom humor
  • Ajuda na superação de problemas, perdas, adversidades. Quando conseguimos encarar a vida com leveza, conseguimos rir de nós mesmos nos momentos difíceis.
  • Ajuda na criatividade. Bom humor te deixa mais leve, energizado e inspirado

 

Por isso, antes de gritar, deixar de castigo ou dar uma respostinha grosseira, que tal dar um passo pra trás, respirar fundo e encarar a relação de vocês de uma outra forma?

Conta pra mim um pouco das situações difíceis que vocês viveram e que conseguiram resolver usando brincadeiras e bom humor criativo? Posso sempre usar novidades por aqui.

 

linguagens de amor
Postagem anterior
As 5 linguagens de amor: Saiba qual é a do seu filho e fortaleça o vínculo entre vocês
Lego Mulheres da Nasa
Próxima postagem
Lego lança linha em homenagem às mulheres que fizeram história na NASA

1 Comment

Envie uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Voltar
COMPARTILHAR

Como resolver conflitos usando bom humor