Puberdade precoce: sintomas em meninas e meninos

Normalmente, a puberdade ocorre entre 8 e 13 anos nas meninas e 9 e 14 anos nos meninos.

O surgimento de caracteres sexuais secundários antes disso é considerado puberdade precoce. Há cada vez mais indícios de que esse processo de amadurecimento esteja acontecendo antes da idade adequada. Atualmente, uma em cada 5 mil crianças entram precocemente na puberdade.

Os sinais da puberdade precoce são os mesmos da puberdade. As meninas têm uma probabilidade 10 a 23 vezes maior que os meninos de apresentar tal. Conheça os principais sintomas de cada gênero:

Nas meninas:

  • Os seios se desenvolvem – o surgimento do broto mamário é o primeiro sinal para elas;
  • Surgem pelos pubianos;
  • Surgem pelos nas axilas;
  • Aumenta a oleosidade na pele, podendo surgir acne;
  • Surgimento de odor corporal;
  • A primeira menstruação, chamada de menarca, geralmente ocorre dois anos depois do aparecimento das mamas.

Nos meninos:

  • Aumento do tamanho dos testículos – esse é o primeiro sinal para eles;
  • Surgimento de pelos pubianos;
  • O tamanho do pênis aumenta;
  • Surgem pelos nas axilas;
  • Surgem pelos faciais;
  • Aumenta a oleosidade na pele, podendo surgir acne;
  • Surgimento de odor corporal;
  • Alteração da voz

Se identificar esses sintomas no seu filho ou filha, procure um médico pediatra, seguido do endócrino. O diagnóstico de puberdade precoce só pode ser definido depois de uma avaliação criteriosa! Além do exame clínico, o médico poderá  solicitar exames de imagem e laboratoriais, como: exame de sangue para as dosagens hormonais; radiografia de punho, para avaliar se a idade óssea é compatível com a idade cronológica da criança; ultrassom pélvico e abdominal, para avaliar o tamanho do útero e dos ovários; ressonância magnética para checar a existência de tumor no sistema nervoso central, que pode levar ao desenvolvimento da puberdade precoce, entre outros.

Segundo dados do Ministério da Saúde, cerca de 90% dos casos de puberdade em meninas não possuem causas determinadas. Já nos casos dos meninos, 2/3 estão associados a alterações orgânicas, sendo 50% deles relacionados a tumores.

Com os resultados dos exames em mãos, os médicos determinarão a necessidade ou não do tratamento, o que varia de acordo com a causa: ela pode ser central, ou seja, ocasionada por alterações no sistema nervoso central, ou periférica, que tem origem em outras partes do corpo, como tumores nos ovários ou testículos, problemas das glândulas adrenais dentre outros. Esse será o assunto do nosso próximo post, mas, para a puberdade precoce central, existem algumas opções de tratamento que são capazes de conter o avanço da puberdade precoce. E, quanto mais rápido o diagnóstico, maior a chance de reverter o quadro. Portanto, se você percebeu algum dos sinais citados acima em seu filho ou filha, não espere mais para levá-lo(a) ao especialista, que é o endócrino pediatra ou o pediatra.

 

Este conteúdo recebeu o patrocínio da AbbVie Brasil

publi

 

 

Imagem destacada: Unsplash

Quando uma foto não conta uma vida
Postagem anterior
Quando uma foto não conta uma vida
mas não pode ser mais
Próxima postagem
Marcas fofas de roupas infantis sem gênero

Sem Comentários

Envie uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Voltar
COMPARTILHAR

Puberdade precoce: sintomas em meninas e meninos