Perguntas desagradáveis durante a gravidez (e como eu gostaria de ter respondido)

Perguntas desagradáveis durante a gravidez e comentários fora de hora são reclamações tão comuns quanto o enjôo do primeiro trimestre.

Há algumas semanas, escrevi aqui sobre as coisas que nenhuma grávida precisa ouvir. Comentários grosseiros, opiniões antipáticas e julgamentos alheios fazem parte dessa lista. Assim como as famigeradas perguntas desagradáveis durante a gravidez.

Pois foi chegando ao finzinho da gestação (oi, 38 semanas) que realmente parei para pensar nas tais perguntas desagradáveis durante a gravidez. E fiz um apanhado de todas as perguntas que tive que responder insistentemente. Perguntas que vieram de pessoas próximas e queridas, perguntas que vieram de desconhecidos, perguntas mais do que inconvenientes…

Acho que toda mulher grávida passa as 40 semanas de gestação praticamente respondendo a perguntas, sejam elas quais for. Inclusive, nunca achei que teria que responder tantas vezes qual foi a data da minha última menstruação.

perguntas desagradáveis durante a gravidez (e como eu adoraria ter respondido)

perguntas desagradaveis durante a gravidez
Photo by Eunice Lituañas on Unsplash

você tem certeza de que não são dois aí dentro?

Teve gente que fez a pergunta de brincadeira, teve gente que fez a pergunta a sério. Da primeira vez que eu ouvi o questionamento, eu ri. Lá pela décima vez, já não tinha nenhuma graça.

Não tem nada de carinhoso ou fofo nessa pergunta, viu? Eu entendo a vontade de fazer uma brincadeirinha com a grávida. Mas grávidas são bichos sensíveis e perguntar se tem mais um bebê dentro dela é: 1. dizer que ela está grande o suficiente para comportar dois bebês (e você nunca deve dizer a uma grávida que ela está enorme) 2. questionar o quanto ela está sabendo sobre a própria gestação.

como eu gostaria de ter respondido: com olhar de desespero, “Será? Ai meu deus o que eu faço agora que eu só tenho um carrinho? Como eu vou levar duas crianças pra casa?” ou “Olha, agora que você falou, vou pedir pra médica conferir no próximo ultrassom se tem outro bebê escondido há meses. Sabe como criança é, né?”

o que você vai fazer com seus bichos de estimação?

Eu tenho dois gatos. Limpos, vacinados, lindos, castrados e (acredite se quiser) super disciplinados. Há quase 4 anos eles fazem parte da minha rotina diária. Assim que o Martin começou a mexer, os gatos ficaram ainda mais grudados comigo e passam o dia colados na barriga.

Quem tem bicho entende muito bem o amor que a gente sente por eles. Quem não tem insiste em perguntar: “o que vocês vão fazer com os gatos quando o bebê nascer?”. Não há a menor chance de “dar” os gatos e muito menos de abandoná-los.

Fico triste de saber que as pessoas vivem num mundo em que é normal se desfazer do bicho como um objeto inconveniente. Pior do que a pergunta em si é o julgamento que vem depois que respondemos que os gatos e o bebê iam conviver normalmente.

como eu gostaria de ter respondido: “Vamos ver como eles vão se comportar. Se o bebê não se adaptar, a gente doa ele pro abrigo”.

perguntas desagradaveis durante a gravidez
Photo by Jiří Wagner on Unsplash

o que seu marido acha de você preferir o parto normal?

Das perguntas desagradáveis durante a gravidez, essa foi provavelmente a pior delas. Confesso que a primeira vez que ouvi essa pergunta, me senti quase agredida. Tanto que respondi de forma grosseira com um “ele não tem que achar nada”. A primeira pessoa que me perguntou, assim como todas as outras, não perceberam nenhum mal na pergunta.

Inclusive, todas elas mantiveram o questionamento, mesmo depois da resposta. E a partir daí, vêm as “brincadeirinhas” direcionadas diretamente a meu marido, e não a mim. “Vai acabar com o parque de diversões”, foi uma delas.

Pior do que isso, foram as pessoas que insistiam em perguntar a meu marido se ele não achava melhor uma cesária. Ele, muito bem educado, respondeu com tudo que ele sabe sobre parto, sobre a recuperação do parto normal e que era uma escolha unicamente minha.

como eu gostaria de ter respondido: sem piada, com um discurso feminista bem raivoso, mas a verdade é que eu preferi fuzilar as pessoas com o olhar mesmo.

você prefere que seja menina ou menino?

Essa pergunta me irritou muito. Essa pergunta me irritou a ponto de eu ter adiado ao máximo a descoberta do sexo. E me irritou tanto porque a resposta educada era “claro que não, tanto faz, contanto que venha com saúde” vinha acompanhado de opiniões e preferências alheias.

Eu ouvi uma quantidade suficiente de “menino/menina é melhor porque…” e “aposto que você prefere ter uma menina/um menino…”. Não adiantava eu dizer que não fazia diferença, que eu não tinha preferência, que a criação seria feita da mesma forma. Não adiantou porque as pessoas insistiam que eu deveria preferir um sexo a outro.

como eu gostaria de ter respondido: a verdade é eu respondi da forma que gostaria, nesse caso. Em certo momento, minha resposta padrão era “olha, eu só espero que seja um ser humano. Mas se for um dinossaurinho, eu vou curtir também.”

E você? Quais foram as perguntas desagradáveis durante a gravidez que você mais ouviu?

Deixa seu filho ser quem ele é
Postagem anterior
Deixa seu filho ser quem ele é
Próxima postagem
Festa Moana para duas lindas irmãs

6 Comentários

  1. 2 de outubro de 2017 at 20:45 — Responder

    Você vai comer isto? Faz mal para o bebê.
    Eu detestava quando as pessoas queriam controlar minha alimentação quando eu estava grávida! Que mania!
    Ate´parece que depois que a criança nasce elas vão se preocupar. kkkkkkkkkk

    • Camila
      3 de outubro de 2017 at 20:10 — Responder

      Hahaha olha que vão, hein? mas só oferecendo porcarias pro bebê! Hahahaha

  2. Ana Salles
    29 de novembro de 2017 at 14:55 — Responder

    Irritação máxima da mãe de 2ª viagem, grávida do 2º menino:

    – É menina?
    – Não, é outro menino.
    – Aaaahhh (tom de decepção). Mas vcs queriam menina, né?
    (…)
    – Não. A gente queria um bebê.

  3. Beth Rodrigues
    10 de dezembro de 2017 at 5:17 — Responder

    Sabe, ninguém me fez esse tipo de pergunta. Acho que é pq tenho cara de poucos amigos e um genio do cão. A unica coisa que me irrita profundamente é a mulher que teve problemas na gestação achar que vc tbm vai ter os problemas que ela teve

    • Camila
      14 de dezembro de 2017 at 12:17 — Responder

      Beth, concordo. Não só essa premissa não faz sentido, como assusta a gestante a toa.

  4. Erica
    25 de dezembro de 2017 at 23:12 — Responder

    Sobre ser menino ou menina eu sempre respondia que com 18 anos ele decidiria.

Envie uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Voltar
COMPARTILHAR

Perguntas desagradáveis durante a gravidez (e como eu gostaria de ter respondido)