Mães ganham menos do que mulheres sem filhos

Mulheres ganham menos do que homens no mercado de trabalho. Mulheres casadas ganham menos do que as não casadas. E mulheres com filhos pequenos ganham ainda menos que as duas primeiras, de acordo com uma pesquisa conduzida nos Estados Unidos.

A diferença entre os salários entre homens e mulheres varia ao longo da vida. Quando terminam a faculdade e começam a trabalhar ambos os gêneros recebem remunerações equivalentes. Nas décadas seguinte, no entanto, a diferença aumenta significativamente, atingindo seu auge no final dos 20 anos até a metade dos 30. Sim, bem na época em que os casais geralmente começam a pensar em ter filhos.

Entre homens e mulheres com diploma universitário entre 25 e 45 anos, a diferença de salário entre os gêneros é de 55%. Dentro desse mesmo recorte, o salário dos homens têm um aumento de 77%, contra 31% das mulheres.

Filhos: bom para carreira dos homens, péssimo para a das mulheres

Uma matéria publicada no jornal The New York Times analisou o ônus de ter filho para cada sexo em termos de carreira. A conclusão é que a maternidade traz desvantagens para as mulher no mercado de trabalho, enquanto a paternidade traz vantagens para os homens.

Mães têm menos chances de serem contratadas para uma vaga e são consideradas menos competentes que seus pares masculinos. Já os homens têm mais chances de serem contratados depois de terem filhos. E seus salários são maiores do que daqueles sem filho. E isso não tem nada a ver com eficiência, mas com a percepção dos chefes de que homens trabalharão mais depois da paternidade, e mulheres, menos.

Mães são mais ambiciosas do que mulheres sem filho

Ainda bem que temos mais um argumento embasado para lutar contra essa percepção. Contrariando o senso comum, uma nova pesquisa comprova que mulheres com filhos são até mais ambiciosas do que mulheres sem filhos (70% e 67% , respectivamente). O estudo mostrou também que mulheres com filhos são 2,5 vezes mais inclinadas a buscar um cargo mais alto ou buscar um salário maior. Para chegar a essa conclusão foram entrevistadas 28.000 mulheres de 29 países diferentes.

Vamos falar muito sobre esse assunto no Mundo Ovo daqui pra frente, se preparem. Por isso queremos ouvir vocês:

Vocês trabalham? Já perderam uma vaga ou oportunidade por causa dos filhos? Como equilibram carreira e maternidade? A divisão nos cuidados domésticos é igual na sua casa?

Vamos falar sobre isso?

Mães ganham menos

 

 

Postagem anterior
5 quadrinhos para imprimir (de graça) para o quarto
Como criar uma criança viajante
Próxima postagem
Como criar uma criança viajante

Sem Comentários

Envie uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Voltar
COMPARTILHAR

Mães ganham menos do que mulheres sem filhos