Novas recomendações para limpeza da bomba de tirar leite

Após a morte de um bebê que contraiu a bactéria Cronobacter na bomba tira-leite e teve uma infecção fatal, o Centers for Disease Control and Prevention (CDC) decidiu criar um novo guia com orientações para a limpeza correta do aparelho. O CDC é um dos principais braços operacionais do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos. A organização trabalha para prevenir doenças a assegurar a saúde em todo o país.

Amamentar a criança com o leite materno é importantíssimo para a saúde e o desenvolvimento dos bebês. No entanto, a limpeza da bomba tira-leite requer atenção e cuidado especial, pois os germes podem desenvolver rapidamente nos resíduos de leite materno que podem ficar nas peças.

Conheça as novas orientações do CDC para limpeza da bomba de tirar leite para prevenir a contaminação e proteger seu bebê de infecções:

Atenção: a parte elétrica da bomba, onde fica o motor e a bateria, não pode entrar em contato com a água ou ser colocada no micro-ondas. Alguns fabricantes criaram lenços umedecidos específicos para a limpeza do aparelho.

Antes de cada uso

1. Lave bem suas mãos com água e sabão por 20 segundos.

2. Junte todas as partes da bomba e verifique se todos os componentes estão limpos e livres de mofo. Se o tubo estiver mofado, discarte-o imediatamente.

3. Se você usa uma bomba de forma compartilhada, limpe o aparelho com algodão embebido em álcool 70. A recomendação do CDC são lenços umedecidos desinfetantes para uso médico e hospitalar ou odontológico que existem em alguns países. Alguns fabricantes têm seus próprios lenços desinfetantes para limpeza. Atenção: não podem ser aqueles que limpam superfícies, que achamos no supermercado.

 

Depois de cada uso

1. Armazene o leite de forma segura, em recipientes apropriados e devidamente esterilizados com etiquetas contendo a data e o horário da extração, e coloque-os imediatamente na geladeira ou congelador.

2. Limpe a área e o aparelho com algodão e álcool 70, sobretudo se você estiver usando um aparelho que será compartilhado com outras mulheres. A recomendação do CDC são lenços umedecidos desinfetantes para uso médico e hospitalar ou odontológico que existem em alguns países. Alguns fabricantes têm seus próprios lenços desinfetantes para limpeza. Atenção: não podem ser aqueles que limpam superfícies, que achamos no supermercado. (o guia sugere o uso de lencinhos desinfetantes a, mas não temos esse tipo de produto à venda no país).

3. Desmonte e inspecione os itens da bomba tira-leite que entraram em contato com o leite materno.

4. Enxague as peças que entraram em contato com o leite para remover o resíduo que possa ter ficado. Lembre-se a parte elétrica onde fica o motor não pode ser molhada, estamos falando daquelas partes que podem ser lavadas e entram em contato direto com o leite!

5. Limpe as peças que entraram em contato com o leite e podem ser lavadas de uma das seguintes formas:

Limpeza manual

1. Compre uma bacia apenas para limpar os equipamentos usados para a amamentação do bebê. Não coloque as partes da bomba tira-leite diretamente na pia, porque os germes que ficam na pia e na tubulação podem contaminá-los.

2. Encha a bacia com água quente e acrescente sabão.

3. Esfregue os itens usando uma escova limpa usada apenas para limpar os itens usados na amamentação do bebê.

4. Enxague os itens em água corrente ou coloque-os submersos em uma outra bacia, também usada exclusivamente para itens usados na amamentação do bebê, com água limpa.

5. Deixe os componentes da bomba de tirar leite secarem naturalmente. Coloque todas as partes da bomba, a bacia e a escova sobre um papel toalha ou pano de prato novo em uma área limpa protegida de poeira. Não use um pano de prato ou uma toalha para esfregar e secar, pois dessa forma você pode transferir germes aos itens.

Limpeza na máquina de lavar-louça (se for recomendado pelo fabricante)

1. Coloque as partes desmontadas da bomba na máquina de lavar-louça (aquelass que podem ser lavadas! Não o aparelho elétrico, onde fica o motor e a bateria!). Lembre-se de colocar os itens miúdos guardados adequadamente de modo que não parem no filtro da máquina de lavar. Se possível, use água quente e o ciclo quente para secagem (ou o ciclo para desinfetar, se sua máquina tiver a função); isso pode ajudar a matar mais germes.

2. Lave suas mãos com água e sabão antes de retirar e guardar os itens limpos. Se não estiverem completamente secos, coloque-os numa toalha de papel ou num pano de prato que nunca tenha sido usado para secarem naturalmente. Não esfregue e seque com a toalha porque dessa forma você pode transferir germes aos itens.

6.Limpe a bacia e a escova que foram usados e deixe secar naturalmente. Considere lavá-las regularmente, tanto na lava-louça com água quente e secagem com ar quente, se puderem ser lavadas à máquina, ou manualmente, com sabão e água morna.

 limpeza da bomba de tirar leite

Para proteção extra, desinfete

 

Para uma remoção extra dos germes, desinfete a bomba pelo menos uma vez por dia. Desinfetar é especialmente importante caso o bebê tenha menos de 3 meses, seja prematuro ou tenha um sistema imunológico enfraquecido devido a alguma doença (como HIV), ou faça tratamento médico (como quimioterapia).

Se a criança for maior e saudável, não é necessariamente obrigatório desinfetar a bomba a cada uso, se os componentes forem limpados cuidadosamente após o uso.

Desinfete os componentes da bomba que entraram em contato com o leite, e também a bacia e a escova, usando uma dessas opções:

Nota: Se você tem uma lava-louça com água quente e secagem com ar quente (ou ciclo para desinfetar) para limpar os itens do bebê, uma desinfecção separada não será necessária.

1. Em primeiro lugar limpe, depois desinfete. As partes da bomba, bacia e escova só poderão ser desinfetadas após serem limpas.

2. Desinfete as partes da bomba, bacia e escova usando uma das seguintes opções (cheque as instruções do fabricante para saber se os itens podem ser limpos a vapor ou serem fervidos).

2.1) Vapor: Use o micro-ondas, se as instruções do fabricante permitirem.

2.2) Fervura:

  • Separe as partes da bomba que entram em contato direto com o leite materno e aquelas que podem ser lavadas e fervidas em uma panela coberta com água;
  • Coloque a panela no fogo até ferver;
  • Deixe ferver por 5 minutos;
  • Retire os itens com pinças limpas.

3. Deixe os itens secarem naturalmente. Coloque todas as partes da bomba, a bacia e a escova sobre um papel toalha ou pano de prato novo em uma área limpa protegida de poeira. Não use um pano de prato ou uma toalha para esfregar e secar os itens porque dessa forma você pode transferir germes aos itens.

Guarde em um local seguro

Espere que o kit da bomba tira-leite, a escova e a bacia sequem completamente até guardar para evitar que surjam germes e mofo. Quando estiverem completamente secos, os itens devem ser guardados em uma área limpa protegida de contaminação durante o armazenamento.

  • Lave as mãos com sabão e água.
  • Monte novamente a bomba tira-leite depois que todas as peças estiverem completamente secas.
  • Guarde os itens limpos em uma área protegida como dentro de um saquinho novo tipo zip-lock. Guarde a bacia a escova em um local limpo.

 

Se o seu bebê é prematuro ou tem outros problemas de saúde, procure seu médico para mais recomendações para tirar leite de maneira segura para seu filho!

 

*Crédito da imagem em destaque: Pinterest

Festa tema flores
Postagem anterior
Flores na decoração de festa infantil
Próxima postagem
Já ouviu falar em aluguel de brinquedos para crianças?

Sem Comentários

Envie uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Voltar
COMPARTILHAR

Novas recomendações para limpeza da bomba de tirar leite