Habilidades (incríveis) que descobri no puerpério

O puerpério é uma caixinha de surpresas. E cheio de habilidades a serem descobertas.

Você pode se preparar, ler bastante e ouvir relatos de mães, mas sempre vai ter uma lista de coisas que você não esperava. Durante o meu puerpério, eu descobri habilidades quase mágicas que surpreenderam a mãe de primeira viagem aqui.

fazer coisas com uma mão só, às vezes com o pé

Enquanto eu escrevo esse texto com a mão esquerda, seguro a chupeta com a mão direita. Juro. Não é só uma alegoria para provar um ponto. É real. Antes disso, o bebê golfou “litros” em mim e eu consegui tirar minha camisa e vestir outra sem tirar Martin do colo. Ponto pras mães.

Sempre tive habilidades manuais decentes, mas fazer as coisas com apenas uma mão foi algo que se desenvolveu no puerpério. Eu acho muito chato pedir ajudar o tempo inteiro – e nem sempre tem outra pessoa por perto.

Então, tive que rapidamente aprender a usar uma única mão para tarefas triviais como servir um prato de almoço ou abrir um pacote de fraldas. Confesso que me sinto super-heroína quando seguro o bebê no peito com um braço e cato o que caiu no chão com o outro.

Mesmo depois que descobri o sling e tenho os dois braços soltos na maior parte do tempo (aê!), ainda uso meu pé para alcançar coisas enquanto amamento. É lindo de ver.

puerperio pos parto mães

vidência: prevendo o futuro

Eu me sinto muito vidente quando acordo cinco minutos antes do Martin acordar para mamar. Taí algo que eu não estava esperando. Mas aparentemente essa vidência é conhecida entre mães.

Pode ser que seja o tal sexto sentido da maternidade ou que mães aprendem rapidamente a ler os pequenos sinais do bebê. A verdade é que a gente consegue sim saber que faltam alguns minutos para o pequeno ter fome. Sabemos quando ele vai se irritar em breve. Sabemos quando falta bem pouco para ele acordar.

Não sei por que, mas sabemos.

talento para composições

Nunca fui muito de cantar e, apesar de escrever para viver, nunca me aventurei compondo músicas. Mas depois que Martin nasceu nunca inventei tanta música do nada e cantei mil vezes seguidas.

Não sei como é com vocês, mas aqui temos música de trocar fralda, de fazer cocô, da hora de mamar. Isso sem falar em músicas totalmente aleatórias para falar das coisas que estão acontecendo: o gato passando, as árvores da estrada, mamãe prendendo o cabelo…

As musiquinhas estão ficando cada vez mais elaboradas e quase sempre rimam. Martin adora tanto que elas estão ganhando o adicional de dancinhas. Veremos a evolução.

E você? Que habilidades incríveis descobriu no puerpério?

Cesárea Delicada
Postagem anterior
Você conhece a Cesárea Delicada (ou Gentle C-Section)?
maes empreendedoras
Próxima postagem
Presentes de Natal por mães empreendedoras

Sem Comentários

Envie uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Voltar
COMPARTILHAR

Habilidades (incríveis) que descobri no puerpério