Não é seu trabalho entreter seus filhos

Você já pensou que pode não ser seu trabalho entreter seus filhos? A ideia pode ser polêmica e carregada de culpa, mas vamos conversar a respeito.

Não é seu trabalho entreter seus filhos. A afirmação feita por Meredith Masony, do popular site de maternidade That’s Inappropriate, pode causar desconforto em alguns pais e mães. Afinal, assim que engravidamos, recebemos da sociedade a responsabilidade por todos os aspectos da vida dos filhos. Mas não devemos descartar a ideia de Meredith Masony sem antes pensar bem sobre ela.

Como responsáveis pela criação e educação dos nossos filhos, somos também responsáveis por brincar com eles e promover atividades recreativas. Afinal, é através delas que as crianças aprendem a viver no mundo. Ao mesmo tempo, como bem chamou atenção Meredith em seu vídeo, não somos (ou não deveríamos ser) obrigadas a promover toda uma sorte de entretenimento a nossos filhos. Eles precisam aprender a entreter a si mesmos. Eles precisam passar por momentos de tédio em que devem buscar o próprio entretenimento.

E não, você não precisa se sentir culpada.

pais nao precisam entreter filhos

Nada disso significa ignorar ou não interagir.

É ótimo para eles e também ótimo para você. Enquanto os filhos são bebês, quase todo nosso tempo é dedicado ao cuidado deles. Eles vão crescendo e nós, como cuidadores, temos o trabalho de estimulá-los – além de limpar, alimentar, garantir segurança etc. Mas isso não significa que precisamos garantir diversão perene. Não significa que precisamos nos esforçar para que eles estejam entretidos a todo minuto do dia.

Além de precisarmos reservar tempo para cuidar de nós mesmas, é importante permitir que as crianças sejam responsáveis pelo próprio entretenimento. É um dos caminhos para crianças mais criativas, mais independentes e mais livres. É assim que elas podem aprender o que realmente gostam de fazer, podem inventar brincadeiras e devem lidar com as próprias frustrações.

E você vai amar ver o seu filho criando as brincadeiras mais fantásticas sozinho e dando mais um passo para a conquista da independência.

plocky show
Postagem anterior
Plocky Show: Dica de programa novo no YouTube para crianças!
roupa que cresce
Próxima postagem
Peti Pli: Roupa que cresce com a criança

Sem Comentários

Envie uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Voltar
COMPARTILHAR

Não é seu trabalho entreter seus filhos