Minha filha não vai mais fazer dever de casa

A americana Bunmi Laditan alega que sua filha está estressada com tanto dever de casa e sem tempo para ser criança.

 

A Finlândia, país com um dos melhores sistemas educacionais do mundo, raramente há alguns anos o dever de casa. Em 2012, o então presidente da França, François Hollande, propôs que o dever de casa fosse banido no país. A mesma discussão está em pauta em vários países com excelência em educação, como Inglaterra e Alemanha.

Vale lembrar que em todos os países citados acima as crianças ficam em período integral na escola. Na Inglaterra, por exemplo, o turno da escola primária costuma ir de 9h até 15h15. Nos Estados Unidos, o horário escolar geralmente vai de 8h/8h30 até 15h/15h30 – com a opção de atividades extras em seguida, como esporte, teatro, música etc. As escolas primárias francesas têm um horário diário extenso, de 8h45 até 16h30. Já no Brasil, os alunos de ensino fundamental têm em média 4,5 horas de aula por dia.

O motivo principal da insatisfação com o dever de casa é que a grande quantidade de tarefa não está deixando tempo para que a criança seja apenas criança, com tempo livre para desfrutar da infância. Além disso, quando os pais chegam em casa do trabalho, ao invés de usarem o tempo para ficarem com os filhos em um ambiente relaxado, estão tensos lidando com a lição de casa. E não são só os pais que se preocupam com o assunto, uma pesquisa afirma que o dever de casa para os alunos do ensino fundamental tem efeito negativo.

Preocupada com a saúde emocional da filha, que estava estressada aos dez anos de idade, a americana Bunmi Laditan decidiu escrever uma carta comunicando à escola que sua filha não iria mais fazer o dever de casa:

 

dever de casa

 

Olá professores da Maya,

Maya vai reduzir drasticamente o volume de dever de casa esse ano. Ela tem andado muito estressada e está começando a ter sintomas físicos como dor no peito e acordar às 4 da manhã preocupada com suas obrigações escolares.

Ela não está atrasada academicamente e gosta muito da escola. Nós nos consultamos com um professor particular e um terapeuta que sugeriram que ela diminua sua carga de trabalho escolar. Fazer 2 a 3 horas de dever de casa depois de chegar em casa às 16h30 está deixando muito pouco tempo para ele ser apenas uma criança e desfrutar do seu tempo em família, e nós gostaríamos de evitar que ela entre em depressão por causa disso.

Obrigada pela compreensão.

Cordialmente,

Bunmi

 

Em sua página no Facebook, Bunmi explicou melhor os motivos que a levaram a escrever a carta:

 

Chega de dever de casa. Eu acabei de mandar um e-mail para a escola avisando que ela parou. Falei “reduzir drasticamente”, mas eu estava sendo educada porque ela não vai fazer mais

Minha filha de dez anos ama aprender. Ela lê, por conta própria, de 10 a 12 livros por ano e regularmente pesquisa sobre tópicos que a interessam (no momento está escrevendo uma história sobre lobos). Ela tem aula de programação, ama pintar e gosta de uma coisa chamada Roblox, que eu não consigo entender completamente. Mas nos últimos quatro anos eu notei ela ficando cada vez mais estressada quando o assunto é escola. E por estressada eu quero dizer: dor no peito, acordando de madrugada e com medo da escola em geral.

Ela fica na escola de 8h15 às 16h todos os dias, alguém pode me explicar por que ela precisa gastar mais 2 ou 3 horas fazendo dever de casa todas as noites?

Como fazer dever de casa até 18h30, jantar, ter uma hora para relaxar (ou terminar a tarefa) antes de dormir pode fazer algum sentido?

O tempo em família não é importante? Ter tempo para apenas ser criança e relaxar em casa não é importante? Ou ela deve ser uma espécie de mini workaholic de dez anos?

Você sabia que o dever de casa foi banido na Finlândia? E que eles têm o melhor índice de educação em toda a Europa? Crianças não precisam de horas de dever de casa para serem bem sucedidas, mesmo assim nós achamos que sentar na mesa da cozinha depois de um longo dia de escola de alguma maneira faz sentido. Não faz. NÃO FAZ. NÃO. FAZ.

Minha filha precisa de tempo ocioso depois da escola da mesma forma que adultos precisam depois do trabalho. Eles precisam brincar com seus irmãos. Eles precisam criar vínculos com seus pais em uma atmosfera relaxada, não em uma em que todo mundo está estressado com frações porque – SURPRESA – Eu não sou uma professora. Crianças precisam de tempo para apenas aproveitar sua infância ou isso é só para os fins de semana (embora nós façamos dever de casa nos domingos também).

Minha filha parou com o dever de casa.

Se a escola quiser puni-la por isso, então acho que vou ter que descobrir como educá-la em casa. Eu estou muito nervosa com isso, porque embora eu trabalhe em casa, eu realmente trabalho. Eu também tenho uma criança de 3 anos que só vai para a pré-escola duas manhãs por semana. E uma de 7 anos no segundo ano. Eu vou precisar contratar um professor particular para me ajudar e procurar um grupo de pais que esteja fazendo a mesma coisa, mas eu não tenho outra escolha a essa altura do campeonato.

Todos nós queremos que nossos filhos cresçam e sejam bem-sucedidos no mundo. Ao mesmo tempo em que acredito na educação, não acredito nem por um segundo que a vida escolar deva consumir a vida da criança. Não me importa se um dia ela vá para Harvard. Eu só quero que ela seja inteligente, bem equilibrada, amável, inspirada, caridosa, espiritualizada e tenha equilíbrio em sua vida. Quero que ela seja mental e emocionalmente saudável. Quero que ela saiba que trabalho não é vida, é parte da vida.

Trabalho não vai fazer você se sentir completa. Não vai manter seu coração aquecido – família, amigos, a vida comunitária, retribuir e ser uma boa pessoa faz isso.

Imagino que eu tenha uma resposta da escola amanhã. Temos algumas decisões a tomar. Mas seguindo em frente, essa é uma casa livre de dever de casa e não me importo que saibam. Minha filha precisa ser criança.

 

E aí, vocês se identificaram? Acham o dever de casa necessário ou uma perda de tempo? Vamos falar sobre isso? Precisamos.

 

*Crédito da imagem em destaque: Shutterstock

quando virei mãe
Postagem anterior
Coisas que ninguém me contou quando virei mãe
tempo só pra você
Próxima postagem
Mãe, cadê um tempo só pra você?

Sem Comentários

Envie uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Voltar
COMPARTILHAR

Minha filha não vai mais fazer dever de casa