Deixa seu filho ser quem ele é

Deixa seu filho ser quem ele é

Quando perguntavam para o artista italiano Michelangelo como ele fazia esculturas tão perfeitas, ele respondia: “Cada bloco de mármore tem uma estátua dentro e é trabalho do escultor libertá-la. Eu tiro apenas o que não é necessário.”

Deixa seu filho ser quem ele é

 

Curioso, mas penso de maneira um pouco parecida sobre o processo de criar um filho. (Guardadas as devidas proporções que a criança não é imóvel como uma pedra, e está em constante crescimento e desenvolvimento, claro). Mas sei que muita gente encara a tarefa de forma distinta. Pensa na criança como uma folha em branco. Ou um pedaço de argila para se moldar livremente.

Para mim, no entanto, sempre foi muito claro, desde o início, que já existe uma pessoa ali em desenvolvimento. Com personalidade e desejo próprio. O que cabe a nós, pais, é cortar, aqui, aparar dali, consertar algumas imperfeições, e trabalhar diariamente com muito afinco para que emerja a melhor versão possível daquele ser.

Tenho essa sensação estranha ao olhar fotos do meu filho bebê. Reconheço tanto da personalidade dele em olhares, caras e bocas. Volta e meia me pego falando: “Nossa, já era você desde o inicio, né? Eu só não te conhecia tão bem ainda.”

Ajude seu filho a crescer para ser quem ele é

Eu sei que a gente faz planos e imagina futuros possíveis para nossas crianças. Já passamos por tanta coisas difíceis nessa vida, é natural a gente querer evitar que os filhos cometam os mesmos erros e acertem mais do que a gente. Mas por mais que ele tenha seus olhos e seu temperamento forte, é outra pessoa que está ali.

Se o seu filho não for ele, uma pessoa que se conhece, que sabe o que quer, o que gosta, o que lhe dá prazer, ele nunca vai ser feliz de verdade. E muitas vezes a verdade dos nossos filhos são diferentes das nossas verdades. E nada mais frustrante do que passar a vida inteira tentando corresponder ao desejo do outro e não se conhecer.

Vale deixar claro, porém, que não estou falando aqui de princípios e valores. Ser honesto, justo, respeitoso, amoroso, respeitar o próximo é inegociável. De resto, é tentar não atrapalhar muito seu filho a ser quem ele é.

Orienta, segura mão, ensina, mostra o que é certo e o que é errado. Fala um monte de não e uma porção de sim. Mas deixa o bichinho crescer pra ser ele.

++ LEIA TAMBÉM: Filho, é importante ser feliz sozinho ++

Crédito da imagem destacada no texto Deixa seu filho ser quem ele é: Shuttesrtock
hiperemese gravidica
Postagem anterior
Hiperemese gravídica não é apenas um enjoo severo
perguntas desagradaveis durante a gravidez
Próxima postagem
Perguntas desagradáveis durante a gravidez (e como eu gostaria de ter respondido)

Sem Comentários

Envie uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Voltar
COMPARTILHAR

Deixa seu filho ser quem ele é