Você conhece a Cesárea Delicada (ou Gentle C-Section)?

Você já ouviu falar no termo Gentle C-Section (algo como Cesárea Delicada em tradução livre)? Também conhecida como Cesariana Natural (Natural Cesarean) ou Cesariana Centrada na Família (Family Centered Cesarean), a Cesárea Delicada é um procedimento relativamente novo que vem sendo adotado nos Estados Unidos. A ideia é fazer com que o parto pareça menos uma cirurgia abdominal e mais como um parto natural.

A técnica visa ajudar a mãe a participar mais do parto e promover o contato pele a pele imediatamente após o nascimento. Ao invés de colocar uma cortina que impossibilita a visão do procedimento, a cesariana delicada usa uma cortina transparente ou mais baixa, para que a mãe possa olhar tudo o que está acontecendo. Os monitores ficam do lado, as mãos não ficam amarradas e o soro fica na mão que a mãe menos usa para que ela possa segurar o bebê.

A cirurgia continua a mesma. A mãe fica anestesiada da caixa torácica para baixo, o médico faz uma incisão no abdome e no útero. A diferença é mesmo na participação da mãe e seu parceiro, e na rapidez para que mãe e filho se toquem. A Cesárea Delicada é uma técnica para humanizar a experiência.

Benefícios da Cesárea Delicada X Tradicional

Não custa lembrar que o parto natural é o mais benéfico para a mulher.

No caso da necessidade de uma cesariana, se compararmos a tradicional e a delicada, ambas demoram o mesmo tempo. E têm o mesmo custo. Uma é tão segura quanto a outra, mas a cesariana delicada torna a experiência do parto mais significativa.

Um estudo constatou que não existe diferença na taxa de infecção cirúrgica em ambos os casos, no entanto, os bebês nascidos pela cesariana delicada tinham menos probabilidade de ter infecção ou irem para a incubadora. Além disso, as mães que tiveram uma cesariana delicada ficavam menos tempo no hospital e reportaram uma satisfação maior com a experiência. Já falamos como é importante o contato pele a pele logo após o nascimento.

Outros dois estudos (aqui e aqui) constataram que as taxas de amamentação são maiores nas cesarianas que possibilitam o contato pele a pele mais cedo, regulando a temperatura do corpo do recém-nascido mais rápido e diminuindo estresse, e que não há diferença na nota do teste de APGAR.

 

Cesárea Delicada

Crédito das imagens: Ker-Fox Photography

 

Fonte: The Bump

 

Postagem anterior
Dica de viagem: Tauá Hotel Atibaia
puerperio
Próxima postagem
Habilidades (incríveis) que descobri no puerpério

Sem Comentários

Envie uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Voltar
COMPARTILHAR

Você conhece a Cesárea Delicada (ou Gentle C-Section)?