Abrir ou não abrir os presentes durante a festa de aniversário?

Mais um tópico da maternidade para você opinar e decidir de que lado fica: abrir ou não abrir os presentes durante a festa de aniversário da criança, eis a questão!

 

Quando eu era criança, minhas festas de aniversário eram feitas com muito capricho pela minha mãe e minha tia. Quando a comemoração era em casa, lembro de arrumar a cama para colocar os presentes em cima (os papeis de embrulho iam para debaixo da cama pois a superstição dizia que assim vinham mais presentes). Eu recebia o presente, abria o embrulho, agradecia e colocava na cama para abrir depois.

Hoje em dia, na grande maioria das festas infantis que eu frequento, é muito mais comum o presente não ser entregue em mãos para as crianças. Geralmente ele é depositado em uma caixa logo na entrada da festa e a criança só vai tomar conhecimento sobre o assunto depois que a festa acabar.

Motivos para abrir e motivos para não abrir os presentes

A verdade é que os motivos para abrir o presente depois da festa são muito mais numerosos:

  • A criança aproveita mais a festa;
  • O presente não deve ser o mais importante naquele momento;
  • Os brinquedos podem quebrar, perder peças ou sumir;
  • Pode gerar uma briga entre as crianças para ver quem vai brincar primeiro;
  • A criança pode já ter o presente ou não gostar e vai criar uma saia justa com o convidado;
  • A criança acaba abrindo um presente que os pais gostariam de trocar depois;
  • Abrir os presentes depois vira uma segunda festa e estende a diversão!

Os pais que defendem que o presente deve ser dado em mãos e aberto na frente do convidado, durante a festa, argumentam que é muito impessoal uma caixa na entrada da festa. Esses pais curtem ver a reação da criança ao abrir o presente, acham importante que eles agradeçam pessoalmente e não ligam se o presente virar um atrativo da festa. Vale reconhecer, que os pais desse time são mais corajosos, uma vez que precisam lidar com situações do tipo “mãe, não gostei”, “já tenho” e até consolar o filho enquanto ele chora de medo do brinquedo.

Depende mais do tipo de festa ou do tipo de pais?

Falamos sobre times de pais, mas na verdade, acreditamos que seja muito mais uma decisão que depende do tipo da festa. Em festas menores em casa, as crianças costumam receber os presentes em mãos. Festas grandes, ao ar livre ou em casas de festa, é muito mais difícil administrar os presentes durante festa. É um ambiente bem mais dispersivo e as chances do presente se perder e até quebrar é muito maior.

A Camila não consegue se decidir sobre o assunto, ela diz que tem opiniões conflitantes. “Acho não abrir o presente durante a festa ruim. Porque ele fica numa pilha, você nunca vê a reação, os amigos se abraçando, brincando um pouco juntos. Fica parecendo casamento, que você manda um cartão depois agradecendo. Ao mesmo tempo, entendo a confusão de abrir na hora e ser aquela bagunça e tal.”, explica.

Alguns pais que conversamos, deixam as crianças abrirem alguns presentes durante a festa e guardam os outros. Outros disseram que deixam os filhos abrirem, mas que as crianças mesmo desistem no terceiro presente e preferem brincar. E ainda existem aqueles que acham que nem tem que ter presente nas festas!

E vocês, que tipo de pais são? Têm alguma opinião sobre o assunto ou acham que depende do tipo da festa?

PS: E de que lado será que estão as crianças? Será que alguém lembrou de consultar os maiores interessado sobre o assunto? Humm. Não, né? Fica a sugestão: quem decide é o aniversariante!

abrir os presentes durante a festa de aniversário

Shutterstock

*Crédito da imagem em destaque: Shutterstock

Poesia para ler com as crianças
Postagem anterior
Poesia para ler com as crianças
Intolerante à lactose ou alérgico a leite
Próxima postagem
Intolerante à lactose ou alérgico a leite

Sem Comentários

Envie uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Voltar
COMPARTILHAR

Abrir ou não abrir os presentes durante a festa de aniversário?