5 livros imperdíveis para crianças de 4 a 6 anos

A editora e curadora Elisa Menezes indica livros imperdíveis para crianças de 4 a 6 anos

Sempre fui apaixonada por livros – não à toa quis trabalhar com eles –, mas a verdade é que a minha paixão pela literatura infantil surgiu quando eu já era adulta. Além de ter ajudado a nascer diversos títulos enquanto editava livros infantis e juvenis na editora Rocco, há tempos me dedico a ler e estudar essa produção tão rica que a meu ver não se restringe às crianças. Sou daquelas que quando viaja traz na mala livros imperdíveis para crianças (com ênfase nos fartamente ilustrados) de diferentes nacionalidades.

Como curadora do Garimpo Clube do Livro, tenho a obrigação mensal de selecionar três títulos (um para cada faixa etária, 4-6, 7-8, 9-11), pensar e escrever sobre eles. É uma delícia! Compartilhar leituras é um prazer imenso, porque os bons livros merecem ganhar o mundo, tocar o maior número possível de pessoas. Assim como acontece com os meus assinantes, é com enorme carinho que selecionei cinco dos meus livros favoritos para o Mundo Ovo. São obras voltadas para a chamada primeira infância, indicadas no clube de 4 a 6 anos do Garimpo, mas que encantam leitores de todas as idades.

DICA DE LEITURA: 5 livros imperdíveis para crianças de 4 a 6 anos

A força da palmeira, de Anabella López – Pallas Míni

Sempre que leio essa história me emociono com a resistência da pequena palmeira que, contra todas as adversidades, encontra uma forma de fincar raízes e crescer.

A ilustradora e escritora argentina Anabella López – radicada no Brasil, em Pernambuco – apresenta uma versão impactante e autêntica desse conto popular do Magreb, região norte da África.

Um dos pontos altos do livro é justamente o estilo de Anabella, com seu traço potente e ilustrações que mais parecem artes plásticas. A paleta, que abusa do preto e do cinza, foge do lugar-comum do universo infantil.

Com projeto gráfico caprichado – um formato estreito e alto que remete à palmeira e páginas que “crescem para os lados” –, o livro recebeu o prêmio Jabuti 2015 de melhor ilustração de livro infantil.

 

5 livros

Hoje, de Eva Montanari – Jujuba

“Hoje Niki amanheceu aborrecida”, diz a primeira frase do livro. Vemos uma menina, a boca aberta, pronta para fazer uma reclamação. Viramos a página e – surpresa! – daquela boca em formato de círculo saem borboletas; Niki parece tão espantada quanto nós, leitores.

Hoje é povoado de cenas urbanas – carros, prédios, ruas movimentadas – e personagens comuns a qualquer lugar do mundo. Afinal, quem nunca acordou com dor de cabeça, se sentindo triste ou cheio de preocupações? Porém, na história da italiana Eva Montanari sempre acontece algo inusitado, trazendo cor para os momentos difíceis. E isso não é apenas forma de falar, a autora brinca com as cores o tempo todo, inserindo nas ilustrações brancas e cinza detalhes vermelhos, verdes e laranja, e também técnicas diferentes, como a colagem.

A “página-surpresa” de Hoje, que precisa ser desdobrada para revelar o final da história, é uma das coisas mais bonitas que já vi na literatura. Prova de que é possível dizer muito, num espaço curto e com poucas palavras e elementos.

“Todos os dias podem ser diferentes, basta termos tempo para olhar com cuidado”, complementa a autora ao final do livro. Pois vale prestar atenção também na página de créditos do livro e ver como a editora Jujuba explica de forma divertida a função de cada pessoa que trabalhou na obra.

DICA DE LEITURA: 5 livros imperdíveis para crianças de 4 a 6 anos

 

DICA DE LEITURA: 5 livros imperdíveis para crianças de 4 a 6 anos

Monstro Rosa, de Olga de Dios – Boitatá

Humor, empatia, afeto: eis o que no espera nas páginas desse livro. Mas não apenas isso. Trata-se de uma história sobre se sentir deslocado, sobre ser diferente, não pertencer ao lugar onde se vive, não se identificar com os demais, o que geralmente leva a uma tremenda solidão. Ou, em apenas uma palavra: Monstro Rosa aborda a diversidade.
O simpático monstrinho vive num lugar em que tudo é branco (as nuvens, as casas, as árvores, os “outros”), todos são sérios (menos ele) e nada parece ter sido feito para o seu tamanho. Apesar de ser diferente (e incompreendido), Monstro Rosa encara as situações com um admirável bom humor, embora sonhe com um lugar em que seres diferentes convivam em paz, e onde cada um possa ser o que é.

Premiada na Espanha e na China, essa obra representa um frescor na produção literária infantil, não apenas por levar o tema da diversidade e da empatia para os pequenos mas também pelos recursos criativos utilizados pela autora espanhola para contar a jornada do amável Monstro Rosa.

Pode parecer um tema complexo para crianças tão pequenas, mas é preciso lembrar que o sentimento de inadequação, a insegurança e todo um conjunto de valores fazem parte de nossa vida desde que somos muito novos. Numa sala de aula, num grupo de amigos ou mesmo em família é possível se sentir um monstro rosa, diferente de todos, deslocado, pelas mais variadas razões.

DICA DE LEITURA: 5 livros imperdíveis para crianças de 4 a 6 anos

DICA DE LEITURA: 5 livros imperdíveis para crianças de 4 a 6 anos

Bárbaro, de Renato Moriconi – Companhia das Letrinhas

Nunca é demais lembrar: livro-imagem não se dirige àqueles que ainda não aprenderam a ler. Um bom livro-imagem – e o que não faltam são excelentes obras do gênero – dirige-se a todas as idades. Eles estimulam nossa criatividade e capacidade de interpretação e possuem muitas camadas de entendimento. Aos 4, 5 ou 6 anos, precisamos de uma mediador, alguém que conte essa história mas também que nos incentive a narrá-la – é uma atividade coletiva. Mais velhos, somos capazes de compreender outros detalhes e ampliar nossa interpretação.

Bárbaro é um dos meus xodós e sucesso absoluto entre os leitores (adultos e crianças) do Garimpo. Publicado em diversos países, recebeu em 2014 o prêmio Jabuti de melhor ilustração de livro infantil e juvenil, e também o prêmio de melhor livro-imagem da FNLIJ (Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil).

Autor de dezenas de livros (com e sem texto), o brasileiro Renato Moriconi nos presenteia com uma história hilária e repleta de afeto. Ao longo das páginas, acompanhamos a jornada de um pequeno guerreiro, o bárbaro do título. Ele enfrenta os mais terríveis perigos com uma altivez inabalável, queixo erguido, espada em riste. Vence serpentes malignas, gigantes de um olho só, plantas carnívoras, monstros assustadores e muitos outros obstáculos, até que algo faz o guerreiro parar, arregalar os olhos e demonstrar susto, medo e tristeza. Que inimigo poderia abalar nosso herói dessa forma?

DICA DE LEITURA: 5 livros imperdíveis para crianças de 4 a 6 anos

 

DICA DE LEITURA: 5 livros imperdíveis para crianças de 4 a 6 anos

Com o tempo, de Isabel Minhós Martins (texto) e Madalena Matoso (ilustração) – Peirópolis

Editado originalmente pela editora portuguesa Planeta Tangerina, o livro nos convida a observar o efeito do tempo sobre as coisas e nos mostra como isso é relativo. Por exemplo, com o tempo, um menino cresce e um lápis diminui. O pão fica duro com o passar do tempo, e as bolachas (ou biscoitos!) ficam moles. Ao longo das páginas vamos acompanhando os diferentes efeitos provocados pelo tempo, sempre em companhia de ilustrações divertidas, coloridas e pouco óbvias.

Assim como o livro nos convida a olhar com cuidado esse nosso mundo cotidiano, ele também nos pede atenção à história que conta (com palavras e imagens). A moça sentada com os queijos – aqueles que com tempo ficam melhores – mais adiante se transformará numa senhora velhinha. E não é só a jovem que muda: o bordado que ela está fazendo se torna maior, mais bonito e complexo. Da mesma forma, montanhas criadas pela natureza são substituídas por montanhas construídas pelo homem; e o pobre gato, parado embaixo da mesa, acaba recebendo a chuva de pedaços de borracha – aquela, que, com o tempo, acaba.

Devagar quase parando, um caracol segue em frente, no seu ritmo lento, mas quem disse que ele não chega ao fim do livro? E se há coisas que caminham, que mudam, que vão embora, que acabam ou ficam para trás, há também aquelas que permanecem. Além dos amigos, os bons amigos, eu acrescentaria que os livros, os bons livros, esses também ficam para sempre.

 

DICA DE LEITURA: 5 livros imperdíveis para crianças de 4 a 6 anos

Leia mais:

Para ler poesia com as crianças

Bibliotecas espetaculares pelo mundo

Elisa Menezes é jornalista, editora e curadora dos clubes infantis do Garimpo Clube do Livro.

Postagem anterior
5 coisas que grávidas não precisam ouvir
Próxima postagem
Looks de grávida na vida real: Dicas práticas

2 Comentários

  1. Ana Slade
    2 de outubro de 2017 at 22:43 — Responder

    Que maravilhoso, Camila!
    Obrigada.
    Quero todos agora!!

    • Camila
      3 de outubro de 2017 at 20:09 — Responder

      oba! adoro todos eles!

Envie uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*

Voltar
COMPARTILHAR

5 livros imperdíveis para crianças de 4 a 6 anos