Tarefas para crianças por idade: Minha experiência

Há algum tempo eu já flertava com o aplicativo Week planner for kids, mas na época Adam ainda não tinha conhecimento do que era um iPad e nem maturidade para executar as tarefas. Agora que ele já tem 5 anos, achei que era uma boa hora. O resultado tem sido bom. O aplicativo me ajuda no dia-a-dia e, por que não dizer, ajuda a ele também.

Mas por que um aplicativo?

Eu tentei fazer aqueles calendários em uma cartolina grande. Imprimi desenhos sobre o clima, fiz um outro calendário em um quadro daqueles que você usa caneta estilo sharpie, mas sobrava papel, perdia papel… O que funcionou mesmo foi o aplicativo, que agora já está disponível em português.

Mesmo sem saber ler ele consegue entender o que precisa ser feito, o que tem na agenda… Não exijo perfeição, o que busco no planejamento da semana e com o  “quadro de tarefas” é que ele seja responsável por alguma coisa e entenda esse conceito, que nada aparece feito por um passe de mágica. Como temos uma rotina bem certinha, acredito ser mais fácil conseguir cumprir as tarefas até que elas passem a fazer parte do cotidiano. Cabe dizer que não há remuneração se ele cumpre tudo.

De segunda a sexta ele vai para a escola e em alguns dias da semana tem atividades extra. Comer, tomar banho e escovar os dentes (dentre outras tarefas) nem entram no meu planejamento, porque é algo que a gente tem que fazer mesmo. Então eu deixo para colocar no calendário da semana as tarefas e eventos que acontecerão.  No aplicativo existe espaço para você tirar foto do aniversariante da festa de sexta, por exemplo, e mesmo sem saber ler a criança identificará que tem festa e de quem é a festa. Em um outro espaço, que funciona como um quadro negro, você pode escrever ou desenhar a atividade ou evento que você acha que falta no aplicativo e que precisa ser incorporado no seu calendário, como uma consulta ao dentista ou uma viagem por exemplo…

Como eu faço:

  • Aqui o Adam já sabe que ao chegar da escola tira os sapatos e leva direto para o banheiro, onde também tira a roupa da escola e coloca no cesto de roupa suja.
  • Após o jantar é ele quem coloca prato e copo na pia após terminar sua refeição.
  • Aos sábados coloquei a tarefa de fazer a cama, o que ainda é um pouco complicado (dobrar a colcha), mas que ele tira de letra esticar o lençol e guardar a coberta.
  • Aos domingos ele me ajuda a colocar a mesa para o almoço (ou o jantar).
  • Já ia me esquecendo, arrumar a bagunça tá na mesma vibe de escovar os dentes – risos 😛
  • Para o próximo mês planejo que ele seja o responsável por molhar as plantas e no mês seguinte casar os pares de meia.

 

Exemplos de Tarefas para crianças por idade

Aos 3 anos – guardar os brinquedos / enxugar algo que derramou / colocar comida para os bichos de estimação / guardar os livros

 

Aos 4 e 5 anos – tarefas anteriores / fazer a cama / se vestir e se despir sozinho / recolher roupas sujas / molhar as plantas / colocar a mesa (atenção aos itens de vidro) / retirar seu prato da mesa / perguntar ao porteiro se tem correspondência / ajudar a guardar alguns mantimentos / casar os pares de meia

 

Aos 6 e 7 anos – tarefas acima / dobrar toalhas e panos de prato / guardar as próprias roupas nas gavetas / lavar louças de plástico / usar o aspirador / retirar a mesa / ajudar com o lixo e atenção aos recicláveis / fazer seu café da manhã (nada que envolva fogo ou eletrodomésticos, como exemplo: iogurte, fruta e sanduiche).

 

NOTAS

1) Agradeça seu filho pela ajuda, elogie o que ele fez.

2) Deixe que ele invente um jeito novo de fazer a tarefa. Não vai ser perfeito no início, mas o importante é que ele faça. Em um outro momento vamos aperfeiçoando o que já foi incorporado na rotina.

3) Oriente passo a passo o que precisa ser feito e assegure-se de que ele prestou atenção e entendeu. Se eu puder dar uma dica, tente fazer a tarefa ser mais divertida. Não tenha aquela cara de “vá arrumar o seu quarto!” Acredite, eles podem estar pensando em qualquer coisa enquanto você fala.

4) Supervisione apenas no início, depois de um tempo deixe que ele mesmo faça. Aos poucos aperfeiçoe o método.

5) Seja específica nas tarefas.

6) Só adicione uma tarefa nova depois de alguma já consolidada.

Tarefas para crianças por idade

Espero ter ajudado.

 

truques simples
Postagem anterior
Truques simples para você virar "o" pai legal
joelho ralado
Próxima postagem
Ser criança é ter o joelho ralado e um sorriso no rosto

Sem Comentários

Envie uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Voltar
COMPARTILHAR

Tarefas para crianças por idade: Minha experiência