Buscamos inspirações para transformar o quarto das crianças em um cantinho acolhedor para descansar, se divertir e sobretudo aprender. Alguns detalhes são inspirados no método Montessori, se você quiser se aprofundar mais um pouquinho no assunto recomendo ler nossos posts sobre o assunto. São soluções simples que terão grande impacto no desenvolvimento das crianças e no despertar de sua curiosidade. O importante é manter o quarto seguro e com o máximo de espaço possível para as crianças explorarem livremente.

 

Espelho na altura do bebê

O espelho deve ser bem fixado na parede, na altura da criança para que ela possa se conhecer.

baby-play-space5

Fonte: Childhood 101

 

Barra

Como aquelas de aulas de balé, fixada na parede. Um estímulo para a criança se apoiar e ficar em pé. Para aproveitamento do espaço, ela pode ser fixada junto ao espelho, que como vocês podem notar, muda de altura quando o bebê começa a ficar em pé.

 

6e40c501308adbd327f9ab877ef44afc

 

Além dos brinquedos, os livros também devem estar acessíveis para as crianças o manusearem. Não precisa ter muitos, o ideal é fazer um rodízio para que eles possam ser explorados. E se não tiver estante, uma caixa no chão com um tapete ou almofada próximos pode ser o suficiente. Ah, e as crianças não é preciso esperar as crianças aprenderem a ler para criar esse cantinho, viu?

45c2ade0cb693d2f73251d12715c92d3

Fonte: OctaviaandVicky

Se o quarto comportar uma mesinha para as crianças poderem brincar e desenhar, melhor ainda.

b5daf1ca05b5aa67bf8722e23e61d36e

Da Ikea

 

À medida que a criança for crescendo, observe seus interesses e adapte o quarto para torná-lo estimulante. Se ela estiver aprendendo as letras, você pode incorporá-las na decoração. Se o interesse maior for animais, disponibilize livros, brinquedos e imagens pelo quarto. Se a família morar longe, um mapa pode ajudar a explicar um pouco a distância e conhecer um pouco de geografia. Estimule a curiosidade e a descoberta!

fathead-playful-alphabet_vert

Fonte: Martha Stewart

*Crédito da imagem em destaque: BHG

Redação Mundo Ovo

Redação Mundo Ovo