O que fazer quando o desfralde dá errado?

É isso, deu errado, você tentou de tudo e não sabe mais o que fazer para desfraldar seu filho. Nada parece funcionar e você e ele estão estressados. O que fazer? Insistir? Desistir?

Antes de mais nada, não se sinta um fracasso. De acordo com o livro “No Cry Toilet Training Solution”, de Elizabeth Pantley, mais de 80% das crianças regridem em algum momento durante o desfralde. Faz parte do processo. Então não desista nos primeiros contratempos.

Mas o que fazer quando depois de muitas, muitas, muitas tentativas nada parece dar certo?

O pediatra de uma amiga que estava passando por isso deu a seguinte sugestão: Pare de falar sobre o assunto. A criança entendeu que ela controla a situação e é a hora de você retomar o controle. Coloque as fraldas novamente, não leve mais ela ao penico. Eventualmente a criança vai ficar com nojo ou incomodado em ver que os amiguinhos não usam mais fralda e ele sim, dessa maneira não vai mais enxergar ir ao banheiro como um método de controle. Espere um mês ou dois e recomece de outra maneira.

Geralmente o desfralde costuma dar errado quando não é respeitado o tempo da criança. Já escrevemos sobre isso aqui. Quando ela está pronta, o processo costuma transcorrer com certa facilidade. Mais do que treinar a criança a usar o banheiro, você deve criar condições para que ela aprenda.

Uma possibilidade de caminho bem natural e sem pressão para seguir é esse roteirinho abaixo, mas existem muitos outros. Adapte outras experiências ou crie o seu modelo.

Roteiro para o desfralde:

  1. Comece lendo para seu filho livros infantis sobre o uso do banheiro. Existem vários.
  2. Deixe seu filho ver você usando o banheiro. Criança aprende muito por exemplo. Se tiver um irmão mais velho, melhor ainda.
  3. Leve a criança para sentar no penico. Se ela quiser sentar no início de roupa, tudo bem. Deixe livros por perto, cante canções, torne o local agradável. Não a force a ficar lá.
  4. Quando a criança se acostumar a ficar sentada no penico, jogue o cocô da fralda lá. Explique que todos os dias o corpo produz xixi e cocô e que quando ela quiser, pode começar a fazer suas necessidades ali.
  5. Quando a criança fizer xixi e cocô no lugar certo, comemore com ela. Mas lembre de comemorar outras conquistas da mesma forma, não dê mais atenção a isso do que as outras coisas.
  6. Quando a criança der sinais que quer fazer cocô, pergunte se ela está com vontade de fazer cocô e se deseja ir ao banheiro. Explique que você pode ajuda-la.
  7. Não expresse seu desapontamento quando ocorrerem acidentes. Não reprima a criança. Se ela fizer cocô na fralda, leve ela no banheiro para jogar o cocô na privada.

Respeite seu filho e contenha sua ansiedade! Cada criança tem seu tempo.

quando o desfralde dá errado

Shutterstock

definição legal de pais
Postagem anterior
A definição legal de pais muda em Nova York
Criança não namora
Próxima postagem
Criança não namora

Sem Comentários

Envie uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Voltar
COMPARTILHAR

O que fazer quando o desfralde dá errado?