Montessori e a tecnologia: Dica de app

Quem segue o método Montessori na criação dos filhos, deve achar estranho aplicativos dito montessorianos para tablets e telefones celulares. Eu pensava que telas e eletrônicos ferem um pouco a dinâmica de exploração do entorno, da independência, da superação autônoma de níveis de dificuldade.

Mas aí conheci os aplicativos do Montessorium. Antes mesmo de baixar no meu iPad, fiquei curiosa em saber a opinião do Lar Montessori sobre o uso de tecnologias no ambiente Montessori. Leia o post todo do Gabriel no link, mas achei interessante quando ele afirma que:

“É sabido e é bastante consensual que a infância, especialmente até os seis anos de idade, é uma fase sensorial do desenvolvimento. Os pequenos gostam de sentir, e disso ninguém duvida. Pegam, mordem, agarram, abraçam, deitam sobre, lambem, olham, escutam, cheiram, tocam, pisam, esfregam e apertam. Eles usam as mãos ainda imaturas, os pés e pernas super flexíveis, os olhos imensos e atentos a tudo, os ouvidos ainda puros do excesso de ruído da civilização, o nariz e a boca investigativos, usam tudo o que têm para sentir o mundo e, sentindo-o, o absorvem. Por isso é fundamental que possamos prover a eles instrumentos de aprendizado que trabalhem todos os seus sentidos.”

Nesse contexto, telas não ajudam. Mas aí vi que, apesar de tudo, ele elogia os aplicativos da Montessorium que eu estava pensando em avaliar pra vocês. Bom… Vocês sabem que minha abordagem na criação das crianças nunca é radical e nunca ignora nosso próprio estilo de vida.

Eu acho que, no século XXI e com tantos estímulos eletrônicos que temos, é difícil resistir a oferecer tecnologia aos pequenos, que são verdadeiras esponjas do conhecimento, e ainda tão curiosos. Há não ser que você pretenda radicalizar. E isso significaria inclusive monitorar o seu acesso a tecnologia, ou não ter televisão e computadores em casa, já que os filhos também aprendem pelo exemplo, certo?

Montessorium

Montessori e a tecnologia

Nesse sentido, eu acho que os aplicativos da Montessorium são bem bacanas. Eles não são estimulantes em demasia e sua linguagem visual é simples. Mesmo sendo em inglês, crianças de todo o mundo conseguem aproveitar o que é oferecido em diferentes níveis de aprendizado.

Montessori e a tecnologia

 

Baixei um pacote no meu iPad e confesso que achei caro. Cada aplicativo custa em torno de 4,99 dólares (raramente me sinto compelida a gastar tanto em um app). Mas na verdade 20 reais é mais barato que um brinquedo ou um livro infantil. Acho que estou sendo meio muquirana (risos).

 

Montessori e a tecnologia

 

De todos os aplicativos educacionais que experimentei nos últimos tempos, os aplicativos do Montessorium são os que mais me chamaram a atenção. Eles abrangem conceitos de linguagem, matemática, geografia e caligrafia. Se vocês já usam, que tal compartilhar por aqui a experiência de vocês?

 

Assista ao vídeo

 

 

perguntas
Postagem anterior
8 perguntas que seu filho um dia vai se fazer ao seu respeito
Primaverinha dos Livros
Próxima postagem
3a edição da Primaverinha dos Livros no Rio: OBA!

Sem Comentários

Envie uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Voltar
COMPARTILHAR

Montessori e a tecnologia: Dica de app