Ministério da Saúde lança campanha para atualização da caderneta de vacinação da criança e do adolescente

O assunto de hoje é importantíssimo e a gente já começa o post passando o recado:

Entre os dias 19 a 30 de setembro, todas as crianças menores de 5 anos e de 9 a menores de 15 anos deverão ser levados a um posto de vacinação para que a caderneta seja avaliada e o esquema vacinal, atualizado.

A estratégia da multivacinação já vem sendo adotada com sucesso para menores de 5 anos. A novidade em 2016 é que a nova campanha do Ministério da Saúde está focando também em crianças mais velhas e adolescentes. Sendo mãe de um menino de 10 anos, confesso que ler sobre a campanha me fez correr para ver a carteira de vacinação dele. Triste constatar que eu era muito mais atenta às vacinas quando meu filho era menor. Mas foi um alívio saber que posso checar nos postos de saúde se está tudo certo. E atualizar as vacinas que precisam ser atualizadas. Não podemos descuidar disso nunca e a campanha está aí para nos lembrar disso!

Muitos pais acreditam que não há necessidade de imunizar seus filhos na faixa etária entre 9 e menores 15 anos. E as próprias crianças tem uma resistência maior a se vacinar. No entanto, com a evolução do Calendário Nacional de Vacinação nos últimos anos, muitas vacinas necessitam ter doses de reforço nesta faixa etária. Além disso, existem também aquelas vacinas  que passaram a ser incluídas no Calendário. Como é o caso da vacina HPV para as meninas. As coberturas vacinais atingidas, até o momento, para HPV para as meninas de 9 a 15 anos são preocupantes. Uma vez que a meta de 80% não foi atingida em nenhum estado, e a média nacional está em 45%.

O calendário Nacional de Vacinação é um pouco complexo. São 14 vacinas para crianças e cinco para adolescentes. Por isso é fundamental comparecer aos serviços de saúde levando a caderneta de vacinação para que ela seja avaliada por profissionais de saúde. E lembre-se: A caderneta de vacinação é um documento que deve acompanhar a criança e o adolescente a todo o momento! Baixe a tabela de vacinação aqui.

 

Postagem anterior
Crianças na natureza: lá fora é tão legal quanto aqui dentro
Próxima postagem
Dica de site: nunca mais a pergunta “o que vou fazer hoje com as crianças?” vai ficar sem resposta

Sem Comentários

Envie uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Voltar
COMPARTILHAR

Ministério da Saúde lança campanha para atualização da caderneta de vacinação da criança e do adolescente