Grupos de mães no Whatsapp

Que ninguém sabe mais viver sem o tal do Whatsapp isso é fato, visto que quando o aplicativo foi suspenso por muitas horas, só se falava nisso. Eu posso dizer que meu dia foi bem mais produtivo e que acabei falando mais com as pessoas do que simplesmente trocando mensagens.

Antes que vocês digam, faço uso e não sou contra. A comunicação de coisas simples se tornou mais fácil e rápida, mas acho que passamos dos limites muita e muitas vezes.

Sobre os assuntos tratados no grupo de mães da escola

Se você é mãe e seu filho frequenta uma creche ou escola sabe que além do grupo da família, dos amigos mais próximos, do trabalho, vai ter também o grupo de mães da escola. E, talvez, um segundo grupo das mães da escola com quem você realmente tem maior empatia.

Uma bela manhã eu acordei e haviam 72 mensagens no grupo da escola. 72!!! O que será que aconteceu? Será que tem algo importante que eu não sabia? Corro para abrir e vejo que é a imagem de uma flor e uma das mães desejando bom dia com a rosa que floresceu no seu jardim. Dali em diante foi um tal de “bom dia!” “que linda!’ e nenhuma, repito NENHUMA informação relativa ao universo daquele grupo. Você vai dizer que eu posso colocar no mudo, mas e se for algo realmente útil como uma criança com doença contagiosa, uma situação que precisa da ação de todos?

Hoje depois de mais de 2 anos em grupo da turma da escola do Adam, posso dizer que 70% da comunicação não é relacionada ao ambiente escolar. E quando é, a mãe desabafa no grupo mas não toma nenhuma atitude em relatar o ocorrido a qualquer membro da escola. Esse comportamento fez o diretor da escola do meu filho mandar uma carta aos responsáveis e que coloco trechos aqui no final desse post.

Por que os pais não participam do grupo de Whatsapp da escola?

Um outro ponto que me incomoda é o fato de ser só um grupo de MÃES. Pais não participam e eu acho isso de um retrocesso sem fim. Se o grupo foi criado para falar da educação dos filhos e de assuntos da escola, ambos deveriam participar.

Mas o que eu vejo ao meu redor – outras escolas, outras idades – é basicamente a mesma coisa. Convites de festa de aniversário, um sem fim de “bom dia!’, “fulaninho está doente e vai perder a festinha”, ao que se segue um mundo de “melhoras” e “tadinho”. E nesses tempos de crise política: manchetes, áudios e vídeos.

Nesse ponto do texto você deve me achar mal educada e mal humorada. Mas a verdade é que ali são compartilhadas informações que eu não preciso saber. Minhas irmãs, sobrinhos, melhores amigos ficam gripados e muitas vezes eu nem fico sabendo, porque assim é a vida.

E noves fora, enquanto escrevia esse texto, descobri que existe um site em que você pode se cadastrar para entrar em grupos do Whatsapp de acordo com o seu interesse: dicas para casa, desabafos (tipo confessionário), alimentação das crianças…

Fica aqui então 5 alertas!

  1. Sei que a gravidez e o pós-parto podem ser bem solitários, mas o contato real ainda existe e é possível.
  2. Precisamos falar, nos sentimos perdidas e queremos sobretudo ser ouvidas, mas em um grupo desse tipo você vai ser mais uma. E quando abrir o seu aplicativo vai encontrar 325 mensagens que surgiram em menos de 10 minutos.
  3. Busque alternativas saudáveis para você. Comece formando grupos da pracinha, do prédio, da natação, ou até mesmo grupos do facebook do seu bairro.
  4. O mundo mudou e se quando éramos adolescentes as salas de bate-papo já ofereciam um risco, pense no que pode acontecer agora.
  5. Não conte detalhes da sua vida que possam colocar a sua segurança e a da sua família em risco.

Trecho da carta da escola do meu filho

“… Esta nova explosão de mídia está afetando todos os tipos de segmentos da sociedade: política, economia, bem como da interação social.

Muitos pais da nossa escola têm se utilizado dessa mídia como uma forma de comunicação entre os diferentes grupos, para discutirem assuntos da escola. O que pode ser muito positivo, mas também pode ser improdutivo.

Recentemente, descobrimos que vários grupos que utilizam esta mídia colocaram informação incorreta e não fizeram contato com a escola para esclarecer quaisquer dúvidas que possam ter ocorrido. (…) Além disso, qualquer questão séria não deveria ser discutida em um canal de mídia social. O canal correto seria diretamente a escola. (…) a escola não é formalmente informada sobre suas preocupações.

  • Questões relacionadas à turma devem ser encaminhadas em primeiro lugar, para o professor responsável. Caso não receberam uma explicação clara ou satisfatória, entrem em contato com o Supervisor ou Coordenador da série.
  • Questões que dizem respeito a segurança, alimentação, área financeira e manutenção das instalações, devem ser direcionadas à Administração da escola.”
Grupos de mãesShutterstock
meninas
Postagem anterior
Por que desprincesar as meninas
mundo digital com seu filho
Próxima postagem
7 dicas para sobreviver no mundo digital com seu filho

11 Comentários

  1. erika
    12 de julho de 2016 at 20:30 — Responder

    Legal
    Quero participar

  2. Josiane
    21 de Janeiro de 2017 at 14:07 — Responder

    Adoraria participar

  3. 29 de Janeiro de 2017 at 20:11 — Responder

    Eu estou precisando de roupinha de bebe para minha amiga

    • Enock Santo
      8 de Março de 2017 at 22:12 — Responder

      Boa noite Paola. Trabalho com fraldas ecológicas. Pode ser interessante para sua amiga conhecer. Qualquer dúvida entre em contato comigo Whatsapp 11967995663

  4. Priscila
    1 de Fevereiro de 2017 at 16:25 — Responder

    Também quero participar! 😀

  5. Ana Elisa
    9 de Abril de 2017 at 20:20 — Responder

    Quero participar

  6. Juliana
    19 de Abril de 2017 at 21:59 — Responder

    quero participar tbm.

  7. Bruna
    29 de outubro de 2017 at 15:46 — Responder

    85 . 989913949
    Gostaria muito de participar , compartilhar dúvidas e experiências muito bom . Me chamo Bruna sou Mãe da Isabela de 5 meses !

  8. Suzanne Souza
    7 de Fevereiro de 2018 at 14:28 — Responder

    Quero participar.

  9. Tatiana Oliveira
    12 de Abril de 2018 at 16:39 — Responder

    Quero participar

  10. Karine
    17 de dezembro de 2018 at 19:57 — Responder

    Quero participar

Envie uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Voltar
COMPARTILHAR

Grupos de mães no Whatsapp