Como proteger seu filho de choques elétricos

Bebês e crianças não resistem a explorar o entorno. A curiosidade sobre tudo o que os cerca é tão grande que eles descobrem uma pequena florzinha no asfalto, uma joaninha na praia e mil e um detalhes que passam despercebidos pelos pais e cuidadores.

E isso é uma das grandes alegrias da vida materna, pois é explorando que bebês e crianças são estimulados visualmente, desenvolvem reflexos e capacidade cognitiva. Mas existe um risco muito real de acidentes, sobretudo quando não estamos 100% atentos. E, naturalmente, tendemos a relaxar um pouco quando estamos em casa, em teoria um lugar muito seguro, mas que na verdade escondem mil pequenas armadilhas que podem causar de quedas a afogamentos, passando por choques elétricos e muitas outras tragédias. Qualquer um desses acidentes pode ser fatal.

Segundo dados coletados pela ONG Criança Segura Brasil, acidentes são hoje a principal causa de morte de crianças de 1 a 14 anos no Brasil. Todos os anos, cerca de 4,5 mil crianças dessa faixa etária morrem e outras 122 mil são hospitalizadas devido a essas causas no país (de acidentes de trânsito a acidentes domésticos)

 

Vamos falar sobre os choques elétricos

Muita gente acha bobagem, mas quando o bebê passa a engatinhar é essencial que não existam fios desencapados, cabos que possam ser puxados (tipo o fio do abajur) e, sobretudo, tomadas precisam ser cobertas por fita isolante ou protetores. Sabe-se lá por que esses buraquinhos despertam tanta curiosidade. Mas a verdade é que a maioria dos bebês vai direto nas tomadas e, claro, querem colocar os dedinhos e até mesmo lamber.

É importante que você saiba que qualquer voltagem é perigosa. Choques acima de 50 volts (que é baixo) já podem machucar. Por serem menores, crianças têm mais risco de sofrer danos como queimaduras internas e externas, arritmia, insuficiência renal e parada cardíaca e respiratória. Mesmo que o choque seja leve é importante a avaliação médica.

Formas de prevenção

  • Renovar as instalações elétricas a cada 10 anos
  • Instale um DR (Dispositivo Diferencial Residual) na sua casa. É um aparelhinho parecido com um disjuntor que detecta fugas de corrente, desarmando o circuito onde está ocorrendo o problema, evitando que uma pessoa possa levar um choque.
  • Durante uma tempestade, desligar todos os equipamentos eletroeletrônicos e tirá-los da tomada
  • Nunca utilizar chapinhas, secadores ou outros aparelhos elétricos perto de lugares úmidos
  • Se há utilização de muitos benjamins, o melhor a fazer é instalar novas tomadas em casa, redimensionando a rede, para evitar sobrecarga
  • Tomadas em áreas externas precisam oferecer proteção contra penetração de água
  • Utilizar o novo padrão de tomada, que a deixa embutida

 

NOVIDADE SALVADORA: as novas tomadas Orion

 

orion3

Essa semana eu conheci as tomadas Orion, nova plataforma modular da Schneider Electric. A linha completa é imensa, com mais de 340 itens: interruptores e tomadas, módulos eletrônicos, dimmers para lâmpadas LED, conector multimídia, etc. Como é tudo modular, é possível trocá-los de forma independente e todos os componentes são de fácil instalação.

orion2

Mas o diferencial para famílias é a proteção (obturador) para crianças, garantindo segurança adicional. Os contatos energizados são apenas abertos quando um plugue é inserido corretamente, ou seja, com os dois pontos de contato no mesmo tempo e ângulo. No caso de opções de tomadas de energia elétrica sem parafusos (engate rápido), os botões de pressão coloridos tornam a instalação ainda mais intuitiva.

 

usb

Outra coisa que eu gostei muito e é ótimo para as famílias que vivem conectadas, é a tomada carregador USB 2.0 (disponível em 127/220V), que serve para carregar dispositivos compatíveis com entrada USB 2.0 (telefones, câmeras digitais, tablets, entre outros).

 

Onde comprar

Para saber onde comprar em todo o Brasil, clique aqui e procure uma loja ou home center em sua região.

 

publi

 

 

Postagem anterior
Imunização: Tudo o que você sempre quis saber
Próxima postagem
Fotos lindas e inspiradoras para celebrar o Natal em família

Sem Comentários

Envie uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*

Voltar
COMPARTILHAR

Como proteger seu filho de choques elétricos