Como alimentar o seu filho no Verão

Verão é sinônimo de férias escolares – pelo menos boa parte dele é. As crianças dormem mais tarde e acordam mais tarde (se tivermos sorte). Com isso, o dia vai sendo empurrado e as refeições também perdem o horário rígido. Muitos pais ficam sem saber como lidar com dois fatos que acontecem nesse período: a recusa em fazer refeições completas e uma perda de apetite.

Mas afinal, como alimentar o seu filho no verão?

Como alimentar o seu filho no Verão

A explicação para isso é bem mais simples do que imaginamos, basta pensar em como nós nos sentimos com todo esse calor. Eu troco toda a comida do mundo por um pote de salada de frutas. Por aqui abusamos de refeições leves e frescas e, sinceramente, não me importo se o almoço e o jantar não têm a cara de “sempre” com arroz e feijão. Com as crianças não é diferente, somando o fato de que eles querem aproveitar todo o tempo disponível com brincadeiras.

Listei algumas dicas de como alimentar o seu filho no verão e deixar a sua família mais saudável:

  • Com o aumento da temperatura a fome diminui consideravelmente, a necessidade de líquidos aumenta. Tenha em local visível e de fácil acesso frutas já higienizadas e prontas para serem devoradas e refresqueiras com água geladinha ou refresco natural de frutas.
  • Esqueça a neura de não oferecer suco para crianças e invista na hidratação. O verão faz com a perda hídrica aumente (suor) e o que eles sentem é sede. Não espere que seu filho peça, ofereça água, suco de frutas, água de coco e picolé de frutas. As frutas são ricas em vitaminas e minerais e ajudam a repor o que foi perdido com tanta brincadeira.
  • Seu filho é do tipo que adora um café da manhã completo? Certifique-se de que ele tenha feito essa refeição antes de sair de casa. Ou de começar a brincadeira. Assim você já garante uma boa quantidade de nutrientes nessa primeira refeição do dia e fica mais tranquila. Queijo quente, frutas frescas, iogurte e vitamina de frutas são ótimas formas de oferecer os nutrientes e a energia que o seu filho irá precisar para começar o dia.
  • Quando a atividade escolhida for fazer com que o seu filho passe boa parte do dia fora, é importante que exista um lugar onde ele possa fazer as refeições com comidas frescas. Nada de hambúrguer e batata frita ou ainda alimentos com maionese ou que levem creme de leite. No calor, esses alimentos se deterioram facilmente. Isso pode causar grande desconforto abdominal, arruinando alguns dias das férias do seu pequeno. Na dúvida, vá de marmita.
  • O almoço e jantar devem ter ao menos algum carboidrato, vegetais e uma fonte de proteína. Prefira refeições como alimentos cozidos, refogados ou assados. Salada de frango, macarrão com molho de tomates, empadão com massa de grão de bico são algumas das preparações que sirvo aqui em casa.

 

Bom verão para vocês!!

 

Crédito de imagem via Shutterstock

Dica de roteiro Disney
Postagem anterior
Dica de roteiro Disney
gadget útil para pais
Próxima postagem
Ditto: um gadget útil para pais que não conseguem ficar longe do telefone

Sem Comentários

Envie uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Voltar
COMPARTILHAR

Como alimentar o seu filho no Verão