Festa com brincadeiras da nossa infância

As festas já não são mais tão animadas como antigamente, na minha opinião. Os buffets infantis com música alta e cheios de brinquedos dispersa a massa de crianças, que ao invés de brincar juntas, saem correndo sem direção. Ou pior, ficam em frente à tela de um videogame. Onde estão as brincadeiras para crianças?

Nos três primeiros aniversários do Adam, fiz questão de um local que não tivesse aparência de buffet. E, principalmente, que não tivesse recursos tecnológicos ou músicas inapropriadas. O lugar escolhido parecia o quintal da casa da vovó, nos oferecendo acolhida e conforto, o que propiciou que as crianças brincassem juntas.

Quando ele fez quatro anos, pediu para ser no mesmo lugar que um amiguinho tinha feito. Foi em um desses espaços dos grandes shoppings, com diferentes atividades para diferentes públicos. Tenho que admitir que foi muito prático. Se eu não quisesse ter feito nadica de nada, poderia ter só chegado e saído da festa. Porém, ao chegar em casa, fiquei com a sensação de que foi só um monte de crianças contidas em um mesmo lugar.

Ano passado, quando ele fez 5 anos, topei a empreitada de fazer tudo do zero no play do meu prédio. Contratei uma equipe de animação que topasse flexibilizar suas atividades. O resultado? Crianças felizes e suadas, fotos lindas e muitos pais lembrando de como eram os aniversários de antigamente. Se você sente saudade das festas sem música alta e tem pavor de ver crianças rebolando músicas inapropriadas, aqui vai o passo-a-passo para uma animação bem vintage.

Festa com brincadeiras da nossa infância

 

Cabo de guerra

Você vai precisar de 2 times, um cesto (ou sapato) e uma corda. Amarre uma fita bem no meio da corda e centralize no cesto. Coloque os dois times em posição. Ao soar do apito, cada time tem que conseguir puxar o time adversário para o seu lado. Ganha quem conseguir passar a fita para o seu lado.

Festa com brincadeiras da nossa infância

 

Dança das cadeiras

Disponha as cadeiras enfileiradas, sendo que o número de assentos seja menor do que o de participantes. Agora é hora de ligar a música e deixar tocando enquanto as crianças dançam em volta das cadeiras. Quando a música parar, cada um deve tentar ocupar um lugar. A criança que não conseguir lugar sai do jogo levando consigo mais uma cadeira. Vence quem conseguir sentar na última cadeira.

 

Oficina de artes

Você pode fazer com ou sem um tema definido. Na festa de 5 anos do Adam , que foi dos Vingadores, fizemos oficinas de capa e de máscara. O legal é ter um espaço forrado, muitas tintas coloridas e disposição.

Festa com brincadeiras da nossa infância

 

Corrida de três pernas

Essa só vale fazer com crianças maiores. Use uma fita para arramar as penas das duplas. Se consegue a dupla com três pernas, amarrando a perna direita de uma criança à perna esquerda de seu parceiro. Desse jeito terão que correr até a linha cruzar a linha de chegada.

Academia

Com uma corda extendida, as crianças devem conseguir passar ou por cima da corda ou por baixo (você pode escolher) mas sem encostar na corda. As alturas vão sendo ajustadas a cada etapa e as crianças que encostarem na corda saem da brincadeira até sobrar um vencedor.

 

Festa com brincadeiras da nossa infância

 

Morto-Vivo

Um dos participantes é escolhido como líder e ficará à frente do grupo. É ele quem vai dar as instruções que devem ser obedecidas pelos outros jogadores. As ordens são “Morto!”, todos ficarão agachados e  “Vivo!”, todos ficam de pé novamente. Quem não cumprir as ordens é eliminado, até sobrar um só participante, que será o vencedor e o próximo líder.

O ideal é que haja uma certa velocidade nos comandos como por exemplo: “Vivo! Vivo! Vivo! Morto! Morto! Vivo!”. Assim gera uma certa confusão (boa) e exige das crianças um pouco mais de atenção do que outras brincadeiras.

 

Caça tesouro

Separe uma caixa para seu o baú do tesouro e esconda em algum lugar (não visível) do local onde será realizada a festa. O ideal é que tenham brindes em quantidade para nenhuma criança ficar sem. Esconda pistas embaixo das mesas, no banheiro… Em um momento da festa, um adulto irá entregar o mapa do tesouro para o aniversariante. Se a criança já souber ler, ótimo, caso não saiba, os pais devem ajudar e também participar. É importante que cada pista traga uma informação que leve a outra pista, sendo que a última levará ao tesouro.

 

Festa com brincadeiras da nossa infância

Corrida do Saco

Você vai precisar de sacos ao estilo “saco de batatas”, mas pode usar aqueles sacos de pano de chão, uma fronha ou mandar fazer especialmente para o aniversário do seu filho.

Em uma área maior, defina a linha de chegada e uma outra de partida, onde cada um dos participantes deverá estar “vestindo o saco”. Ao ser dado o sinal as crianças precisam ir pulando até cruzar a linha de chegada. Ganha quem cruzar a linha de chegada primeiro.

Escolha um local que não tenha quinas e se possível use uma área forrada com placas de EVA pois os tombos são inevitáveis.

 

Jogo da Memória

Tenha cartas (pode ser papel A4) com imagens iguais em cada dupla, assim formamos os pares. O ideal é ter pelo menos 8 figuras em duplicata. Divida as crianças em 2 grupos. O jogo começa com todas as 16 imagens dispostas no chão com a face voltada para cima para que as crianças memorizem rapidamente onde cada uma está. Agora viramos todas as figuras para baixo e cada grupo vai escolhendo um dos papeis e tentará achar seu par. Ganha o grupo que conseguir achar mais pares.

Festa com brincadeiras da nossa infância

 

 

 

Papa bolinhas

Você vai precisar de muitas daquelas bolinhas da piscina de bolinha. O objetivo é pegar o maior número de bolinhas possível. As crianças vão se divertir colocando dentro da roupa. Ganha quem tiver catado mais bolinhas.

Festa com brincadeiras da nossa infância

 

Espero que seu filho e você se divirtam o tanto que eu e minha família nos divertimos. Boa festa!

amamentação e perda de peso
Postagem anterior
Sobre amamentação e perda de peso
filtro solar
Próxima postagem
A melhor maneira de passar filtro solar sem melecar as mãos

2 Comentários

  1. 31 de Março de 2016 at 10:13 — Responder

    Adorei! Super apoio a recreação vintage! 🙂

    • Patricia
      31 de Março de 2016 at 17:42 — Responder

      Oi Talita, a gente se divertiu muito. Vários pais entraram na brincadeira também!

Envie uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Voltar
COMPARTILHAR

Festa com brincadeiras da nossa infância